quarta-feira, 6 de janeiro de 2016


A tradição dos Três Reis Magos remonta ao nascimento de Jesus
As menções a este acontecimento  é muito vaga, não se sabe quantas seriam estas pessoas que visitaram a Criança assim que Ela nasceu. Não se sabe com certeza nem mesmo se eram reis, há pesquisadores que creem ser eles padres seguidores de Zaratustra, da Pérsia, ou seus guias. Julga-se que eram três pelo número de oferendas. Seus nomes seriam Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltasar, rei da Arábia, os Santos Reis, porque são considerados gloriosos. Eles ganharam estas designações cerca de oitocentos anos após o nascimento do Messias.
Há também a viabilidade de que eles eram astrónomos, pois conta-se que eles presenciaram uma estrela incomum e seguiram-na até a terra na qual onde se encontrava Jesus.
Sabendo que tinha nascido um rei, foram prontamente ao palácio de Herodes, em Jerusalém, mas a cruel pessoa nada sabia, porém ficou aterrorizado com essa possibilidade, pois já ouvira algumas vozes a esse respeito. Ele então teria pedido aos magos que  encontrassem este menino, pois pretendia também  fazer-lhe uma visita. Sua ideia, porém, era de matá-lo.
Os reis fizeram uma longa viagem até à manjedoira, onde chegaram apenas no dia seis de janeiro, daí o Dia de Reis ser festejado nesta data. Conta a tradição que eles seguiram a estrela que lhes indicava a localização exata de Jesus, e também que eles teriam oferecido ao Menino ouro, incenso e mirra, o primeiro simbolizando a realeza de Jesus; o segundo, a sua Natureza Divina, a fé, já que o incenso era muito usado nos templos para representar as orações que seguem do Homem para Deus; e o terceiro, a imortalidade e a referência à sua futura morte no calvário, pois a mirra era muito usada para a preparação dos defuntos, com o intento de conservá-los infinitamente. Ela foi usada também no corpo de Jesus após a Crucificação. Destes magos e de seus gestos recebemos a hábito de dar presentes uns aos outros no Natal.
Eles também representavam a modéstia dos poderosos que se abaixariam defronte da Realeza Maior de Jesus, cumprindo as profecias que profetizavam a humilhação dos grandes dominadores terrestres e a exaltação dos humildes. É nesse sentido que a Igreja defende o culto aos Reis Magos, que alcançaram esse título apenas no século III, cumprindo assim a profecia de que os reis se prostrariam diante Dele. Para o catolicismo, eles representam a obediência aos propósitos divinos, o desprendimento dos bens materiais, o compartilhamento destes bens com os necessitados.
Não há testemunhas autênticas da existência desses Reis e no próprio Evangelho são chamados apenas por Mateus. Talvez eles sejam apenas um símbolo, uma metáfora da legitimação de Jesus por todos os povos da Terra. O que importa, porém, é que a tradição permanece viva, inclusive através da popular Folia de Reis – festa de origem portuguesa que revive anualmente a visita dos Reis Magos a Jesus. Em alguns países essa comemoração tornou-se mais importante que o próprio Natal. No Brasil, grupos de pessoas vestidas a caráter visitam algumas casas tocando músicas que abençoam o nascimento do Menino Jesus e a visita dos Santos Reis. As festas, que se começam próximo ao Natal, são concluídas no dia seis de janeiro, quando se festeja o Dia de Reis.

FELIZ DIA DE REIS











Sem comentários: