domingo, 5 de janeiro de 2014

Escapadinha  final de Ano
CÓRDOBA- GRANADA-ALHANDRA-SERRA NEVADA
…NA ESPANHA ANDALUZ


CÓRDOBA - cidade simpática e agradável onde em cada canto se encontra algo de mágico que nos transporta até um passado bem remoto, pois ao visitar a majestosa CATEDRAL MESQUITA  com a sua grandiosa beleza artística que data do século X, a nossa mente viaja e abre-se uma janela para o passado…dá para imaginar cristãos e muçulmanos, nobres e plebeus, reis e rainhas, artesãos e operários…e tudo o mais que a nossa  imaginação queira criar…esta mesquita foi consagrada como catedral cristã em 1236 e trata-se de um lugar  surpreendente onde está bem patente a fusão da  cultura islâmica com a cristã, que se encontra  nas misturas de estilos e no opulento altar católico plantado no meio da mesquita o que a torna num monumento impressionante e realmente  incrível. 
Os arcos mouriscos em forma de ferradura proporcionam uma sensação de profundidade infinita.




A entrada que dá acesso direto ao  Patio das laranjeiras.



Cidade onde abundam os tão famosos  tapas que se podem encontrar em qualquer taberna, restaurante, bodega ou café existentes no local, a preços bastantes acessíveis e onde nada é inesquecível.




Visitamos os jardins de Alcázar de los Reyes Cristianos, os pátios e o bairro judeu com lojas e lojinhas 




Os pátios







 um passeio a pé e romântico pela ponte romana




Fui dormir e sonhar que andava a passear por entre as colunas da catedral, sozinha e apenas escutava o som dos meus próprios passos, cuja bota tinha um salto bem duro, que ecoava no vazio...toc...toc...toc...








Caminhamos pela Juderia, pois Córdoba à semelhança de outras cidades do sul de Espanha, possui um bairro judeu, que tem como particularidade as suas ruas terem sido calcadas pelo Maimonides, que foi o maior filósofo da idade média.





BAIRRO JUDEU O antigo bairro judeu é um labirinto de animadas ruas estreitas, repleto de casas brancas de cal, com belos pátios e floreiras. Cheia de ateliês e restaurantes, alguns de seus melhores segredos são os bares de tapas, servindo pratos inesquecíveis com cálices do melhor xerez. Por séculos, Córdoba foi não somente um grande centro comercial, mas também cultural, dada à política tolerante dos califas que ali abrigavam literatos e intelectuais muçulmanos, judeus e cristãos.





... CENTRO ANTIGO DE GRANADA, que é um dos bairros mais emblemáticos da cidade, dada às suas mil transformações desde a sua origem com o povo de Al-Andaluz. Granada trata-se de um centro turístico importante, devido aos seus monumentos e à proximidade da estância de esqui na Serra Nevada.






Palácio D. Carlos V


ALHAMBRA é uma cidade amuralhada (Medina), onde se encontravam  todos os serviços próprios e necessários para a população que ali vivia: palácio real, mesquitas, escolas, oficinas, etc. Poetas mouros descrevem a Alhambra como "uma perola encastrada em esmeraldas", em alusão à cor dos seus edifícios e à dos bosques que os rodeiam. O seu verdadeiro atrativo, como noutras obras muçulmanas da época, são os interiores, cuja decoração está no cume da arte islâmica.  No interior do recinto da Alhambra fica o Palácio D. Carlos V.









 





A história leva-nos até  finais do século XV,  data final dos últimos muçulmanos na Espanha, história que terminou em vermelho-sangue. Vermelha também é a granada, romã em espanhol e da mesma matiz é Alhambra, que é uma derivação da uma palavra árabe que significa vermelho.


E eis que chega o momento das tão desejadas " uvas da sorte", ou seja,  Passagem de Ano







Passagem de ano feita e pés a caminho para assistir a UMA INESQUECÍVEL APRESENTAÇÃO DE DANÇA ESPANHOLA NUM TÍPICO "TABLADO FLAMENCO".

O flamenco é a música e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica e  um dos símbolos da cultura espanhola.  E, estando eu estarrecida a olhar para a beleza daquele espetáculo acompanhado de canto, sapateado, bater de palmas, toque de guitarra, eis que uma “ cigana “ me convida para dançar. Um pouco envergonhada  lá fui dar o meu show de flamenco, ela dançava para um lado e eu para outro…mas teve a sua piada e o que fez a noite mais divertida e diferente.


Mas infelizmente a hora já ia alta e tivemos que regressar ao hotel a fim de descansar, para no dia seguinte viajarmos até à Serra Nevada , a fim de explorar as fantásticas atrações que este local nos proporciona. 

VIAJANDO ATÉ  SERRA NEVADA


Este é o lugar ideal para os amantes dos desportos de Inverno, é uma estância de esqui e de Snowboard A zona esquiável estende-se dos 3300 metros de altitude . São cerca de 84 km de pistas que se dividem pelas por 86 pistas de variados níveis de dificuldade.  Trata-se de uma montanha enorme, impetuosa, de cor celestial, é pois, esta  a perceção que se tem ao chegar, pela primeira vez. Uma paisagem natural com características que a convertem num lugar único e merecedor de ser desfrutado. Podemos encontrar lojas, bares e restaurantes que fazem desta estância uma das mais apetecidas de toda a Espanha. Durante o Inverno é palco de diversas competições mundiais dos desportos de  Inverno . Para melhor observarmos toda a paisagem, viajamos de teleférico, pagamos 16 € de ida e volta e voilá…eis-nos nas alturas…Simplesmente deslumbrante…









Sem comentários: