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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


DICAS PARA CONTROLAR O  SEU TEMPO E TER MAIS TEMPO PARA A SUA CARA METADE
É importante que siga os passos que vou falar a seguir. Controlar o tempo não é uma tarefa fácil e, tal como a disciplina pessoal, pode levar meses a ser aprendida. Uma pessoa que toda a sua vida foi desorganizada não pode querer ser uma máquina de organização de um dia para o outro. É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.
1. ESCREVA COMO DESEJA PROGRAMAR O SEU DIA
Para realizar esta tarefa aconselho que tenha uma agenda. Apenas porque se usar uma simples folha de papel, terá sempre tendência para colocar no bolso ou num canto da secretária e isso será o suficiente para que algumas vezes chegue ao final do dia sem saber do seu simples papel. Com a agenda terá sempre o seu dia bem organizado e ainda com a possibilidade de consultar o que realizou no dia anterior, procurar números de telefone ou moradas.
Se vai organizar o seu dia de manhã ou na noite anterior isso já depende do seu gosto pessoal. Qualquer uma das duas opções tem os seus prós e contras. Eu pessoalmente prefiro organizar-me na noite anterior, pois aí ainda tenho o dia que passou bem presente na minha cabeça e garanto também dois momentos para pensar na minha organização diária: na noite anterior e de manhã quando acordo e vejo o meu dia organizado.
2. DEFINA BEM AS SUAS PRIORIDADES
Quando comecei a organizar o meu dia uma das maiores dificuldades foi definir o que era realmente essencial ou não. Quando preenchemos a nossa agenda colocamos lá uma lista equivalente a uma lista de supermercado e pensamos que está ali organizado o nosso dia. Nada mais errado que isso pois nem todas as tarefas a realizar têm a mesma importância.
Quando realizar a sua lista defina quais os assuntos mais importantes a trabalhar. Por vezes um número à frente por ordem crescente devido à sua importância é suficiente. Ir ao supermercado nunca será tão importante como uma reunião com um cliente que pretende fechar um negócio. Não se perca com assuntos que pouco podem aumentar a sua produtividade.
3. NÃO PLANEIE APENAS O DIA MAS SIM A SEMANA OU ATÉ O MÊS
Falar-se em organizar o tempo muitas vezes pensamos apenas no momento, no dia em si. Quando falo em planear não falo apenas em escrever uma lista no seu papel para realizar naquele dia, mas sim planear a sua semana ou mesmo o mês. Mas para quê realizar planos a tão longo prazo?
·      Primeiro, planear a semana ou o mês não significa planear a longo prazo. Poderemos considerar a longo prazo um ano ou mais.
·      Saber o que vai fazer durante toda a semana pode evitar com que deixa tudo para última da hora. Imagine que numa semana tem 17 tarefas indispensáveis a realizar. Se optar por realizar apenas uma tarefa indispensável nos dois primeiros dias da semana, irão restar-lhe mais cinco dias com três tarefas indispensáveis todos os dias. Este género de pressão e desgaste seria evitável se tivesse planeado a semana.
·      Se tiver um plano do seu mês poderá imaginar o que quer para o seu futuro. Se planear diariamente estará constantemente a “apagar fogos”.
4. DEFINA UMA HORA DE TÉRMINO
Lembra-se daqueles colegas de faculdade que deixavam para o último dia o trabalho e que milagrosamente conseguiam fazer ? É obvio que a qualidade nem sempre era a melhor mas era um fato que o trabalho aparecia feito. Mas como isso era possível? Como aqueles alunos que pouco faziam durante o período todo, conseguiam fazer aquilo à última da hora?
A resposta a esta pergunta chama-se Lei de Parkinson. Esta lei diz que “maior será a sua capacidade de concentração quanto menos for o tempo disponível para realizar uma tarefa”. Ou seja, aqueles alunos que deixam tudo para última da hora estão a fazer e concentrar-se apenas naquele trabalho porque têm pouco tempo para o realizar, mesmo que isso implique não dormir.
É óbvio que não o aconselho a deixar tudo para última da hora, muito menos a deixar de dormir. O que digo, é para colocar uma hora de término e que cumpra essa hora. Dessa forma irá  sentir-se pressionado a realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial.
BOM FIM DE SEMANA!

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