Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Confraria II parte

27/03/10

Dando continuidade ao evento de ontem, a concentração das confrarias decorreu no espaço Inovação em Vila Verde - Sangalhos, pelas 09-30 h, onde nos aguardava um magnífico pequeno almoço constituído pelas mais diversas iguarias.

Já de barriguinha cheia, o grupo deslocou-se de autocarro até à biblioteca municipal de Oliveira do Bairro, seguindo-se um desfile pelas ruas desta vila até à Câmara Municipal local. Após a chegada aos Paços do Terreiro fomos confrontados com  um momento dedicado à arte, a qual constituiu na pintura de um leitão em barro branco, desenvolvendo assim a capacidade artística de alguns confrades, e que  tinha por objectivo a participação num concurso do mais original e criativo  leitão, sendo o prémio atribuído à confraria do caco.

Após esta actividade procedeu-se ao tradicional " retrato de família" e ao retorno ao espaço Inovação. O almoço decorreu no espaço Inovação pelas 13 00 h e, ao qual se seguiu uma tarde repleta de cultura tradicional bem à portuguesa, onde todas as pessoas tiveram oportunidade de fazer alguma recolha e troca de informações, pois este tipo de eventos, além de nos proporcionar companheirismo, proporciona também uma grande troca de culturas.




E este foi o leitão vencedor. 

domingo, 28 de março de 2010

III Encontro Nacional de Confrarias na Bairrada


Dia 26 de Março, realizou-se o III encontro de confrarias na bairrada, cuja recepção decorreu palas 20 00 horas, nas caves do Freixo em Sangalhos e à qual se seguiu um jantar volante onde não faltaram os deliciosos pratos quentes bairradinos assim como um momento cultural dedicado ao fado de Coimbra. O ambiente era acolhedor e requintado, onde, como não podia deixar de ser não faltou o bom vinho tinto e o champanhe.

segunda-feira, 22 de março de 2010

V Grande Capítulo da Confraria do Bolo de Ançã

Dia 21 de Março

Este dia ficou marcado na história da vila de Ançã, com a inundação dos confrades, familiares, amigos e visitantes, no terreiro do Paço desta mesma vila. Este evento teve a presença dos representantes das confrarias de todo o país e também de França e da Bélgica.

A vila foi animada por um desfile pelas ruas, desde a igreja matriz onde todos assistiram a uma missa, até à Quinta da Sobreira Quinhentista, onde decorreu a entronização dos novos confrades e onde também foi feita a troca e distribuição das lembranças aos visitantes.


E, tratando-se de um evento gastronómico, o colorido desfile deu continuidade, acompanhado ao som dos gaiteiros, o que deu uma maior animaçao a estas ruas, até à casa quinhentista situado na Quinta da Sobreira. Aqui foram servidas algumas iguarias para gáudio de todos os presentes, pena foi, que o vinho servido, não fosse produção local mas  vinho do Douro.





domingo, 14 de março de 2010

...Esta coisa de não dormir...


Esta coisa de não dormir…

Nao sei se é desalento,
Se o que sinto é um lamento
Que me corrói e abate
Nesta tristeza permanente

Que a
às vezes fica...
Às vezes parte...
E outras destrói...
E faz-me triste...

E choro...
Não sei porque...
Ou talvez saiba...
E choro...
O sabor das lágrimas
Não o pressinto.
Mas choro...
Não entendo...
Não compreendo...
Olho-me ao espelho...
Se, ao menos, eu soubesse porque entristeço!
Se, ao menos, eu soubesse porque choro!
Talvez o entendesse!
Talvez, finalmente, entristecesse!
Talvez aceitasse esta dor que aperta.
E, às vezes, mata! 

terça-feira, 9 de março de 2010

Confraria do leitão

IV
Grande Capítulo
Confaria e Gastronomia do leitão da Baiiada
Dia 6 de Março de 2010




Tive a honra e o prazer, o que desde já agradeço, de estar presente em tão magnífico evento. E, foi no
salão nobre do  Palace Hotel do Buçaco, que se reuniram cerca de uma centena de pessoas, com o objectivo de promover e defender o tão célebre leitão assado à moda antiga, com o calor das vides e em fornos de lenha, ou seja, o leitão da bairrada.
Todas as entradas e pratos servidos, foram unicamente baseados no famoso bácoro.  Deste modo, sua magestade " o rei " foi servido com toda a pompa e circunstância medievais, após a degustação de uma deliciosa cabidela.
Aqui se reuniram confrades, familiares, amigos e também alguns grandes chefes de cozinha.
Foi também notória a presença dos representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Anadia e Cantanhede. É de referir que sendo eu natural da bairrada, fiz reparo na ausência de qualquer elemento relacionado com a Câmara Municipal da Mealhada.
Foi entronizado um novo elemento , o chefe Avillez, sendo este considerado como uma grande referência da cozinha portuguesa. 
Neste evento teve muita animação, nomeadamente um palhaço ilusionista e música medieval que nos acompanhou durante todo o almoço. 

sexta-feira, 5 de março de 2010

Alice no País das Maravilhas






Não percam, nem deixem de levar os vossos filhos ao cinema, ver tão magnífico filme. Os animais, a coreografia, a música e a história, são simplesmente deslumbrantes. Acreditem que vossos filhos agradecem.

Num jardim de sonho, encontrava-se a Alice com sua irmã, quando passa um coelhinho branco com um relógio de bolso, o que atraíu a menina que logo tratou de o seguir.
O coelhinho entrá num buraco de uma árvore, aí a Alice cai  num corredor cheio de portas onde está uma mesa com uma chave de uma minúscula porta que dá para um belo jardim. Alice bem tenta lá ir mas....
VEJAM O FILME!!!

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...