Aprender a nadar... nunca tinha visto semelhante sistema...
No último número da revista “Sábado” (n.º 470 – 2 de maio a 8 de maio
de 2013), e integrada no trabalho “Portugal em 100 Imagens”, foi
publicada uma fotografia, de maio de 1926, com alunas a aprender
natação na piscina do Instituto de Odivelas, o então de Instituto Feminino
de Educação e Trabalho.
Número total de visualizações de páginas
terça-feira, 29 de abril de 2014
quinta-feira, 24 de abril de 2014
NÓS PODEMOS!
O que não podemos é ficar indiferentes perante as desculpas que são dadas, há 22 anos, pelos organismos nacionais, para justificar a realidade em que vivem milhares de “crianças invisíveis”, em Portugal.
Na realidade, 8.142 crianças, no nosso país, vivem em instituições, representando mais de 95% das crianças separadas dos seus pais.
Com um povo tão solidário como o português, nós podemos fazer tão bem ou melhor do que os outros países europeus, onde a solução para essas crianças é maioritariamente o acolhimento familiar, enquanto não podem regressar aos seus pais ou ser adotadas.
A situação destas milhares de crianças, de quem quase ninguém fala, mancha a imagem de Portugal.
A própria Comissão Europeia fez uma recomendação, onde pede a Portugal para diminuir a institucionalização de crianças e promover o acolhimento familiar.
RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO EUROPEIA A PORTUGAL
(Publicada no Jornal Oficial das Comunidades)
em 20 de fevereiro de 2013
DIZ O SEGUINTE:
“Fazer com que a pobreza NUNCA SEJA a única justificação para subtrair uma criança à sua família; procurar fazer com que as crianças possam permanecer junto dos pais, ou regressar para junto deles, ao suprir, por exemplo, as carências materiais da família";
"Prever filtros adequados com o objetivo de EVITAR CONFIAR crianças a instituições e prever o reexame regular dos casos de institucionalização";
"PÔR TERMO à multiplicação das instituições destinadas a crianças privadas de cuidados parentais, privilegiando soluções de qualidade no âmbito de estruturas de proximidade e junto de famílias de acolhimento, tendo em conta a voz das crianças".
..........................
Faça parte da causa: “Uma criança tem direito a crescer numa família”, ajudando a MUNDOS DE VIDA a continuar a alargar o seu programa de acolhimento familiar PROCURAM-SE ABRAÇOS”.
Este ano, estamos a trabalhar em 11 concelhos dos distritos de Braga e do Porto mas queremos chegar mais longe.
Ate hoje, já acolhemos mais de 90 crianças em famílias de acolhimento de qualidade (que gostam de educar crianças, positivas, com sentido de humor, estáveis e que sabem respeitar a história da criança, olhando para o futuro). Precisamos de mais.
Passo a passo, família a família, criança a criança, abraço a abraço, vamos, com a sua ajuda (falando e agindo por esta causa), mudar a realidade e fazer a diferença na vida das crianças do nosso país.
www.mundosdevida.pt
mundosdevida@mundosdevida.
quarta-feira, 23 de abril de 2014
O meu texto para o dia de hoje
DECISÕES
O que será que eu fiz para merecer tudo isso? por que será que não dou certo com ninguém? O problema sou eu ou as pessoas?
Fico na duvida de tudo isso, não sei mais em quem confiar, não sei mais que rumo tomar, só sei que cansei de implorar e ficar pedindo atenção para quem pouco se importa.
Vou viver e parar de sobreviver, vou seguir minha vida sem olhar para trás.
Quero dizer Adeus ao passado e seja bem vindo o presente, viver o momento, não fazer planos para que tudo dê certo.
Reflexão: Não dependa das pessoas, elas fingem que se importam e no fim elas só querem saber delas próprias.
terça-feira, 22 de abril de 2014
Chegou o calor, já não era sem tempo. Todos estávamos a precisar da energia que o sol e o tempo quente nos trazem. Agora vemos as pessoas na rua mais alegres e mais leves. E que bom que isso é. Mas com o tempo de verão, vêm também aquelas "avionetas dell'abitazione" - mosquitos - que para a grande maioria é um incomodo, mas para algumas pessoas é muito complicado, tal é a atracão que causam nestes pequenos insectos. Eis então 6 dicas de plantas que podemos usar como repelentes de moscas e mosquitos.
1. Erva-cidreira.
De facto eu desconhecia esta propriedade da Cidreira. Ela que é uma das ervas mais conhecidas na nossa zona, em grande medida pela sua infusão relaxante, mas aporta outros benefícios como melhorar a digestão, aliviar o stress e a ansiedade, ajudar no herpes e em bolhas, atrair abelhas e borboletas. Apesar das abelhas e borboletas adorarem a erva-cidreira, há algo nela que repele outros insecto menos desejados. Este poder repelente deve-se ao facto de conter altos níveis de um composto de nome citronelal, responsável por um perfume semelhante ao limão e pelo seu carácter repelente. Para beneficiares desta propriedade, esmaga ligeiramente um pouco de folhas de erva-cidreira frescas e passa-as directamente sobre a pele, nas zonas mais expostas ou vulneráveis às picadas. O seu essência limoada irá ser absorvida pela pele e afastará os mosquitos.
É como se fosse o repelente "original". O seu óleo é utilizado e vários repelentes comerciais e velas. No entanto é um pouco irritante para a pele mais sensível e requer um espaço maio, pois a planta atinge um tamanho maior. Por outro lado nem todas as variedades de citronela têm poder repelente, mesmo que algumas tenham a essência da citronela. Se queres plantar uma que o seja, certefica-te se é Cybopogon nardus ou Citronella winterianus.2. Citronela.
3. Erva gateira.Estudos sugerem que esta planta consegue ser mais eficaz do que o DEET (químico usado na maioria dos replentes comerciais de insectos, que é altamente tóxico e prejudicial à saúde). Além dos mosquitos, tem a particularidade de repelir baratas, que para quem vive principalmente em áreas urbanas é uma mais valia. Podes usá-la da mesma forma que a erva-cidreira - esmagando as folhas e passando directamente na pele. Apenas um aviso para quem tem gatos: cuidado onde plantas a erva gateira. O teu gato vai querer rebolar por cima dela e brincar com ela. Planta-a afastada do teu jardim para que ele não te estrague as outras plantas com a brincadeira.
Além dos mosquitos, os cravos de burro repelem outras pragas de jardim. Podes planta-los por entre a horta ou o jardim, pois eles afastam os insectos que atacariam os teus vegetais ou flores, evitando que uses pesticidas. As suas flores são também comestíveis, adicionando sabor e cor a saladas ou como guarnição, quando quiseres deixar um prato bem colorido.4. Cravo de burro.
5. Lavanda.Planta em volta da tua casa e jardim, ela mantém as pragas afastadas. Ou mantém-a dentro de casa, próximo de uma janela com sol. Tem uma essência única, flores purpura espectaculares e propriedades calmantes também, por isso é uma bela adição ao teu jardim por várias razões.
6. Hortelã-pimenta.Os insectos que te costumam morder não gostam de hortelã-pimenta, por isso podes esmagar um pouco de folhas e passa-las pela tua pele para mantê-los afastados. Como bónus adicional, ela actua duplamente, aliviando também a dor, caso já tenhas sido picado/a.
Muita informação? Mas vale a pena... São dicas importantes, pois ajudam a evitares os produtos tóxicos que existem no mercado e que danificam a tua saúde e o ambiente. Além disso ficas com a casa mais alegre, ajudas as abelhas (que é bem importante) e tens mais oportunidades de contactar com a natureza.
Como a Escola a Tempo Inteiro Prejudica As Aprendizagens
Os alunos estão na escola das 8h às 18h e 30m… às vezes têm 3 AEC por dia!
Os alunos estão na escola das 8h às 18h e 30m… às vezes têm 3 AEC por dia!
Não sei como é que esta câmara municipal tem tanto dinheiro para tantas AEC! Para os pais e professores desempregados é óptimo, mas para as crianças é uma carga horária exagerada! Às vezes até comento: “Isto aqui é mais um infantário que uma escola…!”… porque eles estão o dia inteiro numa sala!
Só têm um pequeno espaço que faz de refeitório e o recreio ao ar livre! Nestas condições é impossível os alunos consolidarem os conhecimentos, pois chegam a casa já tarde e muito cansados! Este ano têm todos os dias 2 AEC. Uma AEC é das 11h 45m às 12h 30m e a outra AEC é após as 15h 30m; às terças acabam por ter mesmo 3h a mais porque saem às 17h 30m sempre com aulas desde as 8h 30m! Com prolongamentos, a maioria dos alunos tem este horário na escola:
· 8h - 8h 30 - prolongamento
· 8h 30 - 11h 30 - tempos letivos
· 11h - 30 - 12h 30 - AEC
· 12h - 30 13h - 30 - almoço
· 13h - 30 - 15h - 30 - tempos letivos
· até 16h - 30 ou 17h - 30m - AEC
· depois até 18h e tal - prolongamento
· alguns pais ate queriam que fosse até 19h - 30
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Viajar é viver! Turquia - 2ª parte A caminho da região da Capadócia Cerimónia em Anitkabi . Anitkabir é um complexo que inclui o mausoléu ...

-
A Classe (Klass, Estônia 2007): Joosep é um adolescente tímido e sensível que virou saco de pancadas do valentão Anders e sua turma. Di...
-
O contacto com o branco, desde o início da colonização, sempre foi prejudicial ao índio e à cultura indígena em geral, pois funciona com...
-
Um dia com as maçãs em Armamar Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...