Viajar é viver
Este fim de semana fui dar um passei até à linda cidade multifacetada de Setúbal.
Fonte luminosa ou Fonte do Centenário que representa o Mar, a terra e a Poesia
A cidade de Setúbal aliou à primitiva atividade económica, a pesca, a salinicultura, o comércio marítimo e a indústria conserveira, enquanto nas terras férteis dos arrebaldes se pratica a agricultura, com predomínio para a fruticultura.A estátuária de Setúbal relembra apenas Bocage e Luísa Todi, mulher que se distinguiu como cantora de ópera, quer em Portugal, quer em toda a Europa.
O mercado abastecedor, foi construído na praia do Livramento e inaugurado em 1876. As paredes são revestidas de pinéis azulejares datados de 1929 e representam cenas ds atividades económicas da região.
GALERIA MUNICIPAL DO BANCO DE PORTUGAL
A galeria está instalada no imóvel, onde funcionou o antigo Banco de Portugal, entre 1917 e 1994. A arquitetura apresenta influências da Arte Nova ( linhas curvas,
irregulares e assimétricas, folhagens e flores características do movimento).
Avenida Luísa Todi
"Menina com Bicicleta" escultura da famosa coleção das “Gordas”
"Menina da Mala" escultura da famosa coleção das “Gordas”
Praça do Bocage e a bela escultura em bronze da ninfa inspiradora do grande poeta setubalense Manuel Maria Barbosa du Bocage, também conhecido como Elmano Sadino.
Bonita estátua em homenagem ao grande poeta Bocage, feita em mármore branco
Espaço simpático com um ambiente agradável e funcionários atenciosos. Boa comida.
Após o almoço seguimos para o Convento de Jesus
Por ordem de Justa Rodrigues Pereira, ama de D. Manuel I e fidalga da casa dos duques de Beja , foi fundado o convento de Jesus feminino das freiras da Ordem das Clarissas.
A Igreja do antigo Mosteiro de Jesus, ou Convento de Jesus de Setúbal, é uma igreja que integrou o Convento de Jesus tendo sido construída em estilo gótico, e foi considerada um dos primeiros exemplos do estilo manuelino. É uma das maiores relíquias do património setubalense.
O telhado da Casa do Turismo, na Praça de Bocage, ostenta uma curiosa peça escultória de arte urbana: Um gato preto que representa o corrupio do quotidiano.
Obrigada pela vossa atenção!
Sem comentários:
Enviar um comentário