Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Circuito italiano :

Roma ( a Eterna )
Cassia ( de S. Rita )
Assis ( de S. Francisco )
Siena ( dos bairros e corrida dos cavalos )
Florença ( a Bela )
Pádua ( de S. Antonio de Lisboa )
Veneza ( dos canais )
Verona ( de Romeu e Julieta )
Simione ( encantadora e joia do Lago Garda )
Milão ( da moda )
Lago Como ( dos Alpes italianos )
Só faltou Napoles , Pompeia , ilha Capri e costa Amalfi

Deixo fotos



Roma Barroca e Imperial


Fontana di Trevi

Fonte majestosa, do século XVIII. Apreciar sua magnitude é daquelas coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida! Pena que seja um local onde se vê tanto lixo!



Panteão de Agripa
Simboliza a antiguidade e marca o auge do poder e riqueza do Império Romano.



A cúpula aberta

Também chamada de óculo, possui 9 metros de diâmetro e sua abertura permite tanto a entrada de luz natural como chuva dentro do Panteão Roma




Não à toa que foram feitos cerca de 22 buracos no piso, para que a água da chuva se pudesse direcionar ao sistema de drenagem do monumento. O chão e as paredes do interior do Panteão são revestidas com pedra fina, como o granito e vários mármores coloridos.

Quem está enterrado no Panteão de Roma?

Quando o Panteão passou a ser usado como local da prática da fé católica, foi usado como túmulo de diversas personalidades importantes que dedicaram sua vida ao cristianismo

A chuva de pétalas para festejar o Dia de Pentecostes é uma tradição que perdura há séculos na igreja. A famosa chuva de pétalas ocorre no Dia de Pentecoste, ou seja, 50 dias após a Páscoa. Na ocasião, após a missa celebrada no monumento, milhares de pétalas de rosas vermelhas são despejadas pelo óculo do Panteão com a ajuda de bombeiros. As pétalas, por sua vez, forram o chão do local como uma pintura.

Piazza Navona





As fontes da praça Navona

A praça está rodeada de restaurantes. Trata-se de uma zona muito animada onde é possível curtir as atuações de diferentes artistas de rua, como mágicos e dançarinos. Um dos edifícios importantes, é a Igreja de Santa Agnes

Trata-se de uma basílica no estado do Vaticano e é o maior e mais importante edifício religioso e também um dos locais mais visitados no mundo.




É a esta janela que o Papa faz a sua aparição aos domingos

Esta é a chaminé de onde sai o fumo branco quando é nomeado um novo Papa



No seu interior encontramos uma série de tesouros inestimáveis em mármore e bronze, tumbas papais e várias pinturas famosas. Para entrar no interior da Basílica, é preciso ter paciência para a fila do detector de metais.

Cúpula da Basílica de São Pedro



Altar papal- localizado no centro da Basílica de São Pedro

Tudo no seu interior é muito grande e muito rico. Pelos primeiros minutos, senti-me a coisa mais pequena e insignificante do universo. 

Pietá de Michelangelo

É uma das estátuas mais reconhecidas do mundo e foi criada pelo mestre italiano Michelangelo

Tradição é tradição. Dizem que quem vai a Roma tem que ver o papa. Mas infelizmente, fui informada que ele não se encontrava no Vaticano (nesta quarta feira) e que ele faz as suas aparições geralmente às quartas feiras e aos domingos.


Não é qualquer um que integra a equipa de segurança do grande líder católico. Os requisitos exigidos são: ser suíço, ter 30 anos, medir mais de 1,72m, ter servido forças militares e claro ser católico. Para além disso, têm de ser solteiros e o tempo mínimo para cumprir este cargo, é de 2 anos.
A guarda tem um aspeto que nos deixa maravilhados, encantados e curiosos, devido ao seu uniforme colorido de cores vibrantes. Dizem que o desenho do uniforme foi concebido por Michelangelo. Será verdade?

Museu do Vaticano, Capela Sistina e Museu Pio Clementino

MUSEU DO VATICANO

Um dos mais antigos do mundo, o Museu do Vaticano é uma daquelas paragens obrigatórias durante uma viagem a Roma. Mesmo que você não goste muito desse tipo de passeio. Se você gosta de história e de lugares bonitos, valerá a pena conhecê-lo.

A atração número 1 é a Capela Sistina. Sim, a Capela Sistina é um lugar sagrado. Temos que ficar em silêncio! Mas ela impressiona tanto que é quase impossível não fazer algum comentário (ou vários) com a pessoa que nos acompanha… ou até mesmo com estranhos! haha! Também é proibido tirar fotos, os seguranças não param de gritar para não tirar fotos e para fazer silêncio! Mas em compensação você pode tirar fotos em todo o resto do museu, desde que seja sem flash.

É na Capela Sistina que são realizados os conclaves e a reunião em que os cardeais escolhem um novo Papa. É preciso visitar a Capela Sistina. Mas tá aqui a confusão que afeta vários viajantes: a Capela não fica na Praça de São Pedro e nem na Basílica, mas nos Museus doVaticano.

Se a Capela é linda, os Museus do Vaticano são interessantíssimos. Na realidade são Museus doVaticano, no plural, falo de vários museus num só, muitos deles ocupam espaços do Vaticano que foram residências de Papas.


Frescos da capela sistina e teto de abobada de canhão




A banheira do imperador Nero no Museu do Vaticano






















O Coliseu também é conhecido por Anfiteatro Flaviano. É oval e fica situado no centro de Roma, capital da Itália. Consiga um lugar na primeira fila e reporte-se a um passado sangrento de Roma. 























































Sem comentários:

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...