segunda-feira, 4 de junho de 2018

VII Capítulo da Confraria Aromas e Sabores Gandareses


E foi no dia 2 de Junho que se realizou mais um capítulo da Confraria da Gandara. A Gandara é uma região que se situa entre Quiaios e Mira. Tratando-se de um terreno infértil e inóspito, os homens transformaram - no num naco de terra produtivo onde a vegetação abunda.Fertilizaram os campos arenosos tornando-os produtivos, criaram uma barreira verde plantando várias espécies junto ao mar, permitindo alguma protecção das culturas dos ventos fortes e corrosivos do mar, e procuraram culturas que se adaptassem às condições geográficas daquele inóspito local.

Foi este apego e este orgulho que levaram à constituição da Confraria dos Aromas e Sabores Gandareses há uma década por um grupo de tochenses. A gastronomia local, rica na diversidade e na qualidade, deu o mote para a constituição desta confraria sediada na Tocha.



Também não faltou a animação

 Em Terras Gandaresas nasceu uma gastronomia rica, diversa e suculenta que mostra a arte e o engenho das gentes que ali cresceram. A ligação ao mar faz-se sentir pelas sardinhas assadas na telha, pela caldeirada de peixe, pela raia de pitau, pelo robalo ao sal e pelo bom peixe cozinhado de tantas e diversas formas. A ligação à terra sente-se na broa de milho, na sopa gandaresa, nas favas, no carneiro de casamento e nas inúmeras maneiras de cozinhar os produtos da terra e os animais de capoeira. São sabores fortes e intensos, é uma gastronomia de peso que sustentava o esforço de um trabalho árduo nas terras ou no mar.



💗💗💋😎😍


Sem comentários: