quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Com destino ao parque de campismo localizado no coração do Vale do Minho na típica freguesia de Covas, Concelho de Vila Nova de Cerveira. Lugar calmo, repousante, tranquilo e sem poluição. Covas tem rio, montanha, zona de lazer, tradição e beleza natural incomparável, a fim de visitar a região envolvente.

A nossa primeira paragem foi na localidade de  Entre-os-Rios, onde ocorreu um trágico acidente a 4 de março de 2001, do qual  resultou a morte de 59 pessoas. 
Em nome destas vítimas mortais, foi mandado construir um monumento de homenagem o "Anjo de Portugal" , que consiste num conjunto escultórico com 20 metros de altura, constituído por um pedestal de betão, pintado de branco e um anjo em bronze, com doze metros de altura.








Após um longo percurso, chegamos ao parque de campismo





Depois de instalados e de uma noite de repouso partimos para CAMINHA, onde se situa a foz do rio Minho. A vila possui muralhas seiscentistas das quais podemos contemplar um panorama diversificado, vila,mar, rio e a Espanha,  um centro histórico com vários monumentos  valiosos, como a Torre do Relógio, casas solarengas, igreja da Misericórdia, etc. 


 A torre do relógio é um monumento medieval pertencente à antiga cerca defensiva da vila. A torre forma, juntamente com o edifício da Câmara Municipal e o da Misericórdia, ambos do século XVI, um importante conjunto arquitetónico



Casa das Pitas

Edifício de dois pisos, dos meados do século XVII, com uma fachada de cantaria coroada por ameias. O piso superior, bastante longo, encontra-se rasgado por sete janelas ornamentadas em estilo manuelino


Este chafariz, de origem quinhentista, assenta numa plataforma rodeada por uma balaustrada gradeada, com pináculos. Do tanque eleva-se um corpo ornamentado, que suporta as duas taças de onde jorra a água

Rio Minho visto do Monte de Santo Antão


 É difícil ficar indiferente à “Villa Idalina”. Este bonito edifício, que chama a atenção pela sua peculiar arquitetura, foi mandado construir entre 1909/1911 por um emigrante que regressou do Brasil.

 Edifício que foi sendo sucessivamente ampliado, conforme as necessidades das várias épocas. No início era de pequenas dimensões, tendo sofrido ampliação da estrutura em meados do século XX, altura em que foi demolida a capela existente 

                                  

Igreja conventual franciscana, de estrutura maneirista, planta longitudinal e nave única. Foi remodelada no século XVII, em estilo barroco.









Em Vila Praia de Âncora
Forte da Ínsua

Praia de Moledo

Trta-se de uma praia em forma de meia lua, com 2 km de areia fina. Bonita paisagem de onde se avista o ilhéu da ínsua com o seu forte. O areal tem vindo a encolher, ano após ano, devido ao avanço do mar. uma parte da praia é rochosa e a outra é mais turística, mantendo-se a recolha do sargaço. 

Igreja Matriz  de Castro Laboreiro em Melgaço

Trata-se de um templo românico em que são notórias duas fases distintas de construção, a pré-românica e a da segunda metade do século XVIII. Nesta segunda construção foram-lhe acrescentadas a torre e a capela - mor e a fachada foi remodelada.

Pelourinho de Castro Laboreiro em Melgaço

O fuste, simples, assenta em três degraus escalonados e o capitel é paralelepipédico com remate piramidal



Ponte Velha de Castro Laboreiro em Melgaço

Ponte construída em alvenaria de granito, sem guardas e com pavimento em calçada. Esta, servia os moinhos que se ergueram nas suas proximidades, na margem esquerda, aproveitando o declive das margens. Atualmente  em desuso


No castelo de Castelo de  Melgaço

Portas de Lamas


Igreja de Paderne / Igreja do Divino Salvador em Melgaço


Edifício românico datado do século XIII, que sofreu diversas alterações ao longo dos séculos. Destacam-se os portais românicos, a cachorrada, o óculo e os arcos ogivais.



Igreja da Misericórdia de Monção


Igreja da misericórdia de transição do maneirismo para o barroco



Praça DEU-LA-DEU com a Câmara Municipal de Monção

O nome Deu-lá-Deu Martins surgia-nos com regularidade pela vila, até que finalmente entendemos ter sido esposa do alcaide, que no séc.XIV, durante as guerras fernandinas teve a ideia de atirar das muralhas, aos soldados espanhóis, todo o pão da cidade, levando-os a levantar cerco. A sua astúcia valeu-lhe a homenagem que ainda hoje lhe rendem os monçanenses.


Igreja Matriz de Monção

Igreja de planta longitudinal com capela lateral, onde se encontra um túmulo de Deuladeu, símbolo da resistência local aos castelhanos



Muralhas de Monção

Núcleo integrado no antigo sistema defensivo da fronteira do Minho. Era uma praça de guerra




Monção é uma antiga vila muralhada,como convém à localidade raiana. Possui muralhas e castelo muito bem preservados, datados do séc. XI ou XII. Das muralhas observamos um amplo panorama  para o Rio Minho e Espanha.












                                                                               Um pombal


Lago dos cisnes










       A ilha dos          amores
Próximo de Monção, podemos visitar o belíssimo Palácio da Brejoeira, fundação privada, cuja proprietária faleceu há cerca de dois anos e
onde sempre residiu
Construção do inicio do séc. XIX, em estilo neoclássico, é monumento nacional desde 1910. Foi oferecido à sua  proprietária, pelo seu pai Francisco Oliveira Paes, pelo seu 18º aniversário. A partir de 1970 foi fundada uma adega que  produz vinho Alvarinho, o famoso "Palácio da Brejoeira"
A visita é guiada e inclui palácio, adega, capela, teatro e jardins, tudo pelo valor de sete euros e meio









Sem comentários: