Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Aprender a nadar... nunca tinha visto semelhante sistema...

No último número da revista “Sábado” (n.º 470 – 2 de maio a 8 de maio 

de 2013), e integrada no trabalho “Portugal em 100 Imagens”, foi 

publicada uma fotografia, de maio de 1926, com alunas a aprender 

natação na piscina do Instituto de Odivelas, o então de Instituto Feminino 

de Educação e Trabalho.


quinta-feira, 24 de abril de 2014


NÓS PODEMOS!

O que não podemos é ficar indiferentes perante as desculpas que são dadas, há 22 anos, pelos organismos nacionais, para justificar a realidade em que vivem milhares de “crianças invisíveis”, em Portugal. 
Na realidade, 8.142 crianças, no nosso país, vivem em instituições, representando mais de 95% das crianças separadas dos seus pais.

Com um povo tão solidário como o português, nós podemos fazer tão bem ou melhor do que os outros países europeus, onde a solução para essas crianças é maioritariamente o acolhimento familiar, enquanto não podem regressar aos seus pais ou ser adotadas.

A situação destas milhares de crianças, de quem quase ninguém fala, mancha a imagem de Portugal.

A própria Comissão Europeia fez uma recomendação, onde pede a Portugal para diminuir a institucionalização de crianças e promover o acolhimento familiar.

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO EUROPEIA A PORTUGAL
(Publicada no Jornal Oficial das Comunidades)
em 20 de fevereiro de 2013

DIZ O SEGUINTE:

“Fazer com que a pobreza NUNCA SEJA a única justificação para subtrair uma criança à sua família; procurar fazer com que as crianças possam permanecer junto dos pais, ou regressar para junto deles, ao suprir, por exemplo, as carências materiais da família";

"Prever filtros adequados com o objetivo de EVITAR CONFIAR crianças a instituições e prever o reexame regular dos casos de institucionalização";

"PÔR TERMO à multiplicação das instituições destinadas a crianças privadas de cuidados parentais, privilegiando soluções de qualidade no âmbito de estruturas de proximidade e junto de famílias de acolhimento, tendo em conta a voz das crianças".
.......................................................................

Faça parte da causa: “Uma criança tem direito a crescer numa família”, ajudando a MUNDOS DE VIDA a continuar a alargar o seu programa de acolhimento familiar PROCURAM-SE ABRAÇOS”.
Este ano, estamos a trabalhar em 11 concelhos dos distritos de Braga e do Porto mas queremos chegar mais longe.
Ate hoje, já acolhemos mais de 90 crianças em famílias de acolhimento de qualidade (que gostam de educar crianças, positivas, com sentido de humor, estáveis e que sabem respeitar a história da criança, olhando para o futuro). Precisamos de mais.

Passo a passo, família a família, criança a criança, abraço a abraço, vamos, com a sua ajuda (falando e agindo por esta causa), mudar a realidade e fazer a diferença na vida das crianças do nosso país.

www.mundosdevida.pt
mundosdevida@mundosdevida.pt

quarta-feira, 23 de abril de 2014


O meu texto para o dia de hoje


DECISÕES


Às vezes não me entendo, acho que faço sempre tudo errado, parece que ninguém  me quer, ninguém dá certo comigo, mas  talvez  seja só impressão minha. Faço tudo para  dar certo com as pessoas e acabo sempre por me dar mal. Parece que as pessoas  gostam de  sofrer, gostam de quem faz  tudo errado, gostam de implorar atenção, assim como eu já fiz isso, elas fazem também, talvez  elas não me mereçam ou eu não as mereça a elas. Chamam -me de mimada, de  chorona, de  infantil, de irresponsável, mas na verdade  eu só quero  um pouco de  atenção, de carinho, de amor.
O que será que eu fiz para merecer  tudo isso? por que  será que não dou certo com ninguém? O problema sou eu ou as pessoas?
Fico na duvida de  tudo isso, não sei mais em quem confiar, não sei mais  que rumo tomar, só sei que cansei de implorar e ficar  pedindo atenção para quem pouco se importa.
Vou viver e parar de sobreviver, vou seguir minha vida sem olhar para trás.
Quero dizer Adeus ao passado e  seja bem vindo o presente,  viver o momento, não fazer planos para  que  tudo dê certo. 

Reflexão:  Não dependa das pessoas, elas fingem que se importam e no fim elas só querem saber delas próprias.




terça-feira, 22 de abril de 2014

Chegou o calor, já não era sem tempo. Todos estávamos a precisar da energia que o sol e o tempo quente nos trazem. Agora vemos as pessoas na rua mais alegres e mais leves. E que bom que isso é. Mas com o tempo de verão, vêm também aquelas "avionetas dell'abitazione" - mosquitos - que para a grande maioria é um incomodo, mas para algumas pessoas é muito complicado, tal é a atracão que causam nestes pequenos insectos. Eis então 6 dicas de plantas que podemos usar como repelentes de moscas e mosquitos.

1. Erva-cidreira.
De facto eu desconhecia esta propriedade da Cidreira. Ela que é uma das ervas mais conhecidas na nossa zona, em grande medida pela sua infusão relaxante, mas aporta outros benefícios como melhorar a digestão, aliviar o stress e a ansiedade, ajudar no herpes e em bolhas, atrair abelhas e borboletas. Apesar das abelhas e borboletas adorarem a erva-cidreira, há algo nela que repele outros insecto menos desejados. Este poder repelente deve-se ao facto de conter altos níveis de um composto de nome citronelal, responsável por um perfume semelhante ao limão e pelo seu carácter repelente. Para beneficiares desta propriedade, esmaga ligeiramente um pouco de folhas de erva-cidreira frescas e passa-as directamente sobre a pele, nas zonas mais expostas ou vulneráveis às picadas. O seu essência limoada irá ser absorvida pela pele e afastará os mosquitos.

2. Citronela.
 É como se fosse o repelente "original". O seu óleo é utilizado e vários repelentes comerciais e velas. No entanto é um pouco irritante para a pele mais sensível e requer um espaço maio, pois a planta atinge um tamanho maior. Por outro lado nem todas as variedades de citronela têm poder repelente, mesmo que algumas tenham a essência da citronela. Se queres plantar uma que o seja, certefica-te se é Cybopogon nardus ou Citronella winterianus.





3. Erva gateira.
Estudos sugerem que esta planta consegue ser mais eficaz do que o DEET (químico usado na maioria dos replentes comerciais de insectos, que é altamente tóxico e prejudicial à saúde). Além dos mosquitos, tem a particularidade de repelir baratas, que para quem vive principalmente em áreas urbanas é uma mais valia. Podes usá-la da mesma forma que a erva-cidreira - esmagando as folhas e passando directamente na pele. Apenas um aviso para quem tem gatos: cuidado onde plantas a erva gateira. O teu gato vai querer rebolar por cima dela e brincar com ela. Planta-a afastada do teu jardim para que ele não te estrague as outras plantas com a brincadeira.
4. Cravo de burro.
Além dos mosquitos, os cravos de burro repelem outras pragas de jardim. Podes planta-los por entre a horta ou o jardim, pois eles afastam os insectos que atacariam os teus vegetais ou flores, evitando que uses pesticidas. As suas flores são também comestíveis, adicionando sabor e cor a saladas ou como guarnição, quando quiseres deixar um prato bem colorido.














5. Lavanda.
Planta em volta da tua casa  e jardim, ela mantém as pragas afastadas. Ou mantém-a dentro de casa, próximo de uma janela com sol. Tem uma essência única, flores purpura espectaculares e propriedades calmantes também, por isso é uma bela adição ao teu jardim por várias razões.














6. Hortelã-pimenta.
Os insectos que te costumam morder não gostam de hortelã-pimenta, por isso podes esmagar um pouco de folhas e passa-las pela tua pele para mantê-los afastados. Como bónus adicional, ela actua duplamente, aliviando também a dor, caso já tenhas sido picado/a.

Muita informação? Mas vale a pena... São dicas importantes, pois ajudam a evitares os produtos tóxicos que existem no mercado e que danificam a tua saúde e o ambiente. Além disso ficas com a casa mais alegre, ajudas as abelhas (que é bem importante) e tens mais oportunidades de contactar com a natureza.
Como a Escola a Tempo Inteiro Prejudica As Aprendizagens



Os alunos estão na escola das 8h às 18h e 30m… às vezes têm 3 AEC por dia!
Não sei como é que esta câmara municipal tem tanto dinheiro para tantas AEC! Para os pais e professores desempregados é óptimo, mas para as crianças é uma carga horária exagerada! Às vezes até comento: “Isto aqui é mais um infantário que uma escola…!”… porque eles estão o dia inteiro numa sala!


Só têm um pequeno espaço que faz de refeitório e o recreio ao ar livre! Nestas condições é impossível os alunos consolidarem os conhecimentos, pois chegam a casa já tarde e muito cansados! Este ano têm todos os dias 2 AEC. Uma AEC é das 11h 45m às 12h 30m e a outra AEC é após as 15h 30m; às terças acabam por ter mesmo 3h a mais porque saem às 17h 30m sempre com aulas desde as 8h 30m! Com prolongamentos, a maioria dos alunos tem este horário na escola:
·                         8h - 8h 30 - prolongamento
·                         8h 30 - 11h 30 - tempos letivos
·                         11h - 30 - 12h 30 - AEC
·                         12h - 30 13h - 30 - almoço
·                         13h - 30 - 15h - 30 - tempos letivos
·                         até 16h - 30 ou 17h - 30m - AEC
·                         depois até 18h e tal - prolongamento
·                         alguns pais ate queriam que fosse até 19h - 30 

     ProfBlog

Mulheres precisam de mais horas de sono para manter o bom humor

  • Pesquisadores da Universidade de Duke descobriram que, por causa dos hormônios, elas ficam com raiva quando dormem mal
O GLOBO
Publicado:


Mulheres: mau humor explicado pela falta de sono
Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Mulheres: mau humor explicado pela falta de sono Ana Branco / Agência O Globo
NOVA YORK - Pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), estudaram os hábitos de sono de 210 pessoas e descobriram que mulheres que não dormem o suficiente ficam mais hostis e zangadas de manhã, em comparação com os homens que passam o mesmo tempo na cama. A explicação é simples: a diferença hormonal entre homens e mulheres faz com que elas precisem de mais tempo de sono que eles.
Quando não têm uma boa noite de sono, as mulheres sofrem mental e fisicamente para manter os hormônios em equilíbrio, segundo os pesquisadores.
- O estudo sugere que um sono ruim - medido pela quantidade de horas, número de vezes que acordou durante a noite e, o mais importante, o tempo que se demorou para pegar no sono - tem consequências mais sérias para a saúde de mulheres - explica o professor Edward Suarez. - Para as mulheres, dormir mal é associado a alto nível de aflição, grande sentimento de hostilidade, depressão e raiva. Em homens isso não acontece.
O estudo também mostra que as mulheres são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, depressão e problemas psicológicos que os homens quando não dormem bem durante um período longo da vida.


Leia mais sobre esse assunto 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
HÁ GENTE QUE  TEM VALOR E HÁ GENTE QUE:

Há gente que tem saudade de tudo e de todos, que não sabe dar valor à pessoa que tem perto de si, que não sabe aproveitar as oportunidades e quando perde, fica agarrado ao passado...

Há gente que nunca amou, não sabe amar, não sabe o que quer e outros amam tudo o que lhe aparece pela frente...

Por vezes precisamos de perder para aprender a dar valor e a prestar mais atenção a uma próxima pessoa que venha a surgir nas nossas vidas, pois existem pessoas que não vale a pena e outras que já um dia valeu a pena...

Mas há gente que tem medo de gente...

Por vezes não sabemos bem o que queremos e quem queremos, o que nos levanta dúvidas e acabamos sozinhos por medo de arriscarmos numa só coisa...

Mas lá diz o velho ditado " quem tudo quer tudo perde" , " quem não arrisca não petisca" e quem se arrepende é porque não arriscou...

Há gente que não parece ser gente...

Há gente que tem valor...

Há gente que só tem preço...




Bom dia para todos!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ORDEM DE NASCIMENTO DOS FILHOS



O 1º filho é de vidro...
O 2º é de borracha...
O 3º é de ferro...

PLANEJAMENTO

O 1º filho é (em geral) desejado
O 2º é planejado
O 3º é escorregado...

A ORDEM DE NASCIMENTO DAS CRIANÇAS

1º- Irmão mais velho têm um álbum de fotografia completo, um relato minucioso do dia que vieram ao mundo, fios de cabelo e dentes de leite guardados.
2º - O segundo mal consegue achar fotos do primeiro aniversário.
3º- Os terceiros, não fazem idéia das circunstâncias em que chegaram à família

O que vestir

1º bebê - Você começa a usar roupas de grávidas assim que o exame dá positivo.
2º bebê - Você usa as roupas normais o máximo que puder.
3º bebê - As roupas para grávidas são suas roupas normais, pq vc já deixou de ter um corpinho de sereia e passou a ter um de baleia.

Preparação para o nascimento

1º bebê - Você faz exercícios de respiração religiosamente.
2º bebê - Você não se preocupa com os exercícios de respiração, afinal lembra que, na última vez, eles não funcionaram.
3º bebê - Você pede para tomar a peridural no 8º mês pq se lembra que dói demais.

O guarda-roupas

1º bebê - Você lava as roupas que ganha para o bebê, arruma de acordo com as cores e dobra delicadamente dentro da gaveta.
2º bebê - Você vê se as roupas estão limpas e só descarta aquelas com manchas escuras.
3º bebê - Meninos podem usar rosa, né? Afinal o seu marido é liberal e tem certeza que o filho vai ser macho igual ao pai! (será que vai mesmo?)

Preocupações

1º bebê - Ao menor resmungo do bebê, você corre para pegá-lo no colo.
2º bebê - Você pega o bebê no colo quando seus gritos ameaçam acordar o irmão mais velho..
3º bebê - Você ensina o mais velho a dar corda no móbile do berço ou manda o marido ir até o quarto das criança.

A chupeta

1º bebê - Se a chupeta cair no chão, você guarda até que possa chegar em casa e fervê-la..
2º bebê - Se a chupeta cair no chão, você a lava com o suco do bebê.
3º bebê - Se a chupeta cair no chão, você passa na sua camiseta, dá uma lambida, passa na sua camisa desta vez para dar uma secadinha pra não pegar sapinho no nenê, e dá novamente ao bebê, pq o que não mata, fortalece (vitamina B, de Bicho, off course!)

Troca de fraldas

1º bebê - Você troca as fraldas a cada hora, mesmo se elas estiverem limpas.
2º bebê - Você troca as fraldas a cada duas ou três horas, se necessário.
3º bebê - Você tenta trocar a fralda somente quando as outras crianças começam a reclamar do mau cheiro.

Banho

1º bebê - A água é filtrada e fervida e sua temperatura medida por termômetro.
2º bebê - A água é da torneira e a temperatura é fresquinha.
3º bebê - É enfiado diretamente embaixo do chuveiro na temperatura que vier, pq vc, seu marido e seus pais foram criados assim, e ninguém morreu de frio.

Atividades

1º bebê - Você leva seu filho para as aulas de musica para bebês, teatro, contação de história, natação, judô, etc...
2º bebê - Você leva seu filho para a escola e olhe lá...
3º bebê - Você leva seu filho para o supermercado, padaria, manicure,e o seu marido que se vire para levá-lo à escola e ao campo de futebol...

Saídas

1º bebê - A primeira vez que sai sem o seu filho, liga cinco vezes para casa da sua mãe (sua sogra não pode ficar com a criança pq na sua cabeça, ela nunca foi mãe), para saber se ele está bem.
2º bebê - Quando você está abrindo a porta para sair, lembra de deixar o número de telefone pra empregada.
3º bebê - Você manda a empregada ligar só se ver sangue.

Em casa

1º bebê - Você passa boa parte do dia só olhando para o bebê.
2º bebê - Você passa um tempo olhando as crianças só para ter certeza que o mais velho não está apertando, mordendo, beliscando, batendo ou brincando de supermam com o bebê, amarrando uma sacola do carrefour no pescoço dele e jogando ele de cima do beliche.
3º bebê - Você passa todo o tempo se escondendo das crianças.

Engolindo moedas

1º bebê - Quando o primeiro filho engole uma moeda, você corre para o hospital e pede um raio-x.
2º bebê - Quando o segundo filho engole uma moeda, você fica de olho até ela sair.
3º bebê - Quando o terceiro filho engole uma moeda, você desconta da mesada dele.
 — com Ana Brak-Lamy.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Eclipse da Lua Vermelha 

Lua ficara vermelha no céu acreditava-se que a Lua e o Sol eram marido e mulher respectivamente, puxando as cortinas do céu para assegurar privacidade à sua união. 

Algumas civilizações, como os esquimós, por exemplo, interpretavam tais fenómenos como sinais de boa sorte. O Sol e a Lua abandonavam temporariamente seus lugares naturais no céu para assegurarem-se de que tudo estava bem na Terra. Algumas lendas de eclipses são histórias de amor e muitas outras refletem crenças locais.
Nessa madrugada a Lua e o Sol vão se encontrar, sangrar todo o céu de saudades e dormir agarrados de mãos entrelaçadas por algumas horas.

Beijos de boa noite e ótimos sonhos !


Aqui está a explicação.
A tradição dos folares e o jejum da Quaresma
As tradições dos ovos e coelhos da Páscoa, bem enquadradas no espírito consumista dos nossos dias, nada têm a ver com as raízes nacionais. São importadas de outras culturas, com reminiscências pagãs, associadas ao culto da fertilidade, sem origens definidas, que tanto podem vir da Europa Oriental como da China.
Em Portugal, sobretudo em Trás-os-Montes, a tradição gastronómica incide sobre a confeção dos folares. São particularmente famosos os de Vinhais, de Valpaços e de Chaves. Após o prolongado jejum da Quaresma, os folares aparecem recheados das melhores carnes que, ao longo de semanas, estiveram arredadas das mesas transmontanas.
Note-se, contudo, que a relação do “folar” com a tradição pascal vai para além desta especialidade gastronómica. O folar é também a prenda, geralmente em dinheiro, que os padrinhos dão aos afilhados, após receberem o ramo benzido no “Domingo de Ramos”. Mas é também a colheita remuneratória dos párocos, feita nesta altura do ano, junto das famílias, e traduzida numa expressão ainda hoje conhecida: “tirar o folar”.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Batatas a Murro no microondas em 15 minutos


Coimbra dos amores
A minha cidade linda


Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade

Coimbra do choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal, ainda
Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês tão linda

Coimbra das canções
Coimbra que nos põe
Os nossos corações, à luz...
Coimbra dos doutores
Pra nós os seus cantores
A fonte dos amores és tu.

domingo, 13 de abril de 2014


HOJE É O DIA MUNDIAL DO BEIJO

Deixo um beijo para todos os leitores que por aqui passam e me visitam...

terça-feira, 8 de abril de 2014

Efemérides de 08 de Abril:

1153 - Afonso Henriques doa Alcobaça à Ordem de Cister.

1434 -- D. Duarte promulga a Lei Mental.

1895 - Morre o escritor Manuel Pinheiro Chagas.

1904 - É assinada a Entente Cordiale entre Reino Unido e França sobre Egipto e Marrocos.

1907 -- O Reino Unido e a França confirmam a independência do Sião, Tailândia.

1929 - Nasce o músico, compositor e cantor belga Jacques Brel, autor de "Le bon Dieu" e "Ne me quitte pas".

1931 - Levantamento militar nos Açores contra a ditadura portuguesa.

1945 -- Independência do Laos.

1952 - A PIDE encerra a Sociedade Nacional de Belas Artes.

1955 - Nasce Alice Almeida numa pequena aldeia chamada Pampilhosa e é professora e Bairradina de gema.
1961 - A França aprova, em referendo, o estabelecimento de paz com os nacionalistas argelinos.

1973 -- Morre o artista plástico Pablo Picasso, 91 anos.

1981 -- Morre a atriz portuguesa Elvira Velez, 88 anos.

1985 - O dirigente soviético Mikhail Gorbachov assegura que não instalará novos mísseis nucleares na Europa.

1992 - Morre o ator português António Cruz.

1993 - Realiza-se o primeiro transplante do pâncreas em Portugal, no Hospital da Universidade de Coimbra.

1994 -- O líder dos Nirvana Kurt Cobain, 27 anos, é encontrado morto, em Seattle, cerca de 48 horas após o suicídio.

2003 - Guerra do Iraque. Forças norte-americanas abrem fogo contra o Hotel Palestina, em Bagdad. Morrem dois jornalistas.

2004 -- O Tribunal Constitucional extingue a Força de Unidade Popular, fundada por Otelo Saraiva de Carvalho.

2005 -- É inaugurada a Unidade de Tomografia por Emissão de Positrões nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

- O óleo "Nature Morte a la Charlotte", de Pablo Picasso, é recuperado em Paris.

- Funeral de João Paulo II, na Basílica de São Pedro.

2006 - A judoca portuguesa Telma Monteiro vence a Super Taça do Mundo de Moscovo na categoria de 52 kg.

2007 - Morre Sol Le Witt, 78 anos, artista norte-americano, referência do minimalismo e da arte conceptual nos Estados Unidos.

2008 - A China condena as "irrelevantes" interrupções da passagem da tocha olímpica por Londres e Paris, levadas a cabo, segundo disse, por "secessionistas tibetanos"

2010 - Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Barack Obama e Dmitri Medvedev respetivamente, acordam na renovação do acordo START, para redução dos arsenais nucleares

- Morre a cantora cubana Graciela Pérez Grillo, conhecida como a primeira dama do jazz latino, em Nova Iorque, aos 94 anos

- Morre o antigo gestor da banda musical Sex Pistols e uma das figuras de referência do movimento Punk, Malcolm McLaren, aos 64 anos.

JACQUES BREL - NE ME QUITTE PAS - LEG.EM PORTUGUES

JACQUES BREL - NE ME QUITTE PAS - LEG.EM PORTUGUES
Boa noite....
Um transeunte passou mal na rua, caiu e foi levado para o setor de emergência de um hospital particular, pertencente à Universidade Católica, administrado por freiras.
Lá, verificou-se que teria que ser urgentemente operado do coração,o que foi feito com total êxito.
Quando acordou, ao seu lado estava a freira responsável
pela tesouraria do hospital e que lhe disse prontamente:
- Caro senhor, sua operação foi bem sucedida e o senhor está salvo..
Entretanto, há um assunto que precisa de sua urgente atenção:
Como o senhor pretende pagar a conta do hospital ?
E a cobrança começou...
- O senhor tem seguro-saúde?
- Não, Irmã.
Nem cartão de crédito?
- Não, Irmã.
- Pode pagar em dinheiro?
- Não tenho dinheiro, Irmã.
E a freira começou a suar frio, antevendo a tragédia
de perder o recebimento da conta hospitalar !
Continuou com o questionamento;
- Em cheque então, o senhor pode pagar ?
- Também não, Irmã.
A essa altura, a freira já estava a
beira de um ataque. E continuou...
- Bem, o senhor tem algum parente que possa pagar a conta?
- Ah... Irmã,
eu tenho somente uma irmã solteirona,
que é freira, mas não sei se ela pode pagar.
A freira, corrigindo-o disse:
- Desculpe que lhe corrija senhor,
mas as freiras não são solteironas, como o senhor disse.
Elas são casadas com Deus !!!
Magnífico!
Então, por favor, mande a
conta pro meu cunhado!
Assim nasceu a expressão:
"DEUS LHE PAGUE"

MIRA COMO ESTA SERPIENTE DEBORA A ESTE NIÑO

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...