segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Um par de sapatos velhos (lição de vida)




Muitas vezes quando fazemos alguma caridade, nós mesmos é quem somos os mais beneficiados. Temos oportunidade a todo momento de sermos caridosos. Um simples sorriso a um estranho ou um bom dia tem grande valor. Excelente o vídeo!

domingo, 29 de setembro de 2013

❤DR. Jivago by Suemig 1942(Suely Hinds)




São horas, meninos... (Outubro de 1971)



O Mercado de Escravos

Portugueses e espanhóis primeiro, depois franceses, ingleses e holandeses, iam buscar os negros na África comprando-os por bugigangas, panos e facas, às tribos do litoral, que os tinham como prisioneiros de guerra....

Embarcavam os cativos, aos montes, nos navios negreiros. Maninham-nos bem alimentados, para não emagrecerem, pois valiam a robustez em ouro. Chegados ao Brasil, no mercados de escravos de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Maranhão, da Bahia e de Minas Gerais.

Os preços variavam de acordo com muita coisa: com a idade, com o sexo, com a procedência e com o destino, os que iam para as minas de ouro valendo muito mais que os destinados aos campos de plantação ou às fazendas de gado.

End of Ramadan rush-hour in Bangladesh - no comment

End of Ramadan rush-hour in Bangladesh - no comment

sábado, 28 de setembro de 2013



Azia - o que deve saber para a prevenir

O pequeno anel muscular (esfíncter esofágico) que separa o esófago do estômago tem como função manter o conteúdo do estômago no seu devido lugar. Quando engolimos, este músculo relaxa para permitir a passagem de alimentos, fechando-se, rapidamente. Tal como um elástico velho, este músculo pode enfraquecer, esticar e deixar de fechar. Também pode relaxar e ...abrir na altura errada. Tudo isto faz com que os ácidos estomacais e alimentos parcialmente digeridos subam para o esófago produzindo dor, ardor e um sabor ácido e amargo na boca. O esófago pode tornar-se inflamado pelas exposições repetidas ao ácido e até mesmo engolir certos alimentos irritantes pode provocar dor. Portanto a dor causada pela azia pode ser causada pela ingestão de alimentos assim como pelo refluxo dos mesmos.

Alimentos que provocam azia:

1 - Alimentos que provocam irritação e ardor num esófago já danificado: citrinos, tomates, alimentos muito picantes e café.
2 - Alimentos que aumentam a acidez dos sucos gástricos: café (normal ou descafeinado), cerveja e leite
3 - Alimentos que relaxam o anel muscular: chocolate, menta, hortelã, álcool, alimentos gordurosos e provavelmente as cebolas. Qualquer alimento que o faça arrotar pode provocar azia.

O chocolate, especialmente o leite achocolatado, é uma ameaça por conter pelo menos 4 substâncias (cafeína, gordura, teobromina, teofilina) que relaxam o anel muscular permitindo que o ácido estomacal suba para o esófago

Se a azia for uma situação recorrente, pode reduzi-la da seguinte maneira:

- Evite álcool, café, cebola crua, chocolate, menta pois relaxam o músculo do esfíncter permitindo, assim, a subida do ácido.
- Corte nos alimentos gordurosos e coma mais carboidratos e proteínas.
- Se suspeita que é sensível a sumos cítricos e a alimentos picantes, fique longe deles. Se tiver azia depois de os ingerir beba água imediatamente para lavar o esófago. Pode também beber bebidas não ácidas.
- Não se deite logo após ter ingerido bebidas alcoólicas, pois podem provocar refluxo até mesmo em pessoas sem azia.
- Não se deite por 3 horas depois de ter comido. Deve ficar sentado ou em pé, pois assim ajuda a prevenir o refluxo.
- Durma com a cabeça elevada.
- Deite-se sobre o seu lado esquerdo para evitar a azia, porque o esófago liga-se ao estômago no lado direito. Se se deitar sobre o lado direito, o esófago fica abaixo da abertura do estômago, permitindo assim a subida do ácido. 
- O excesso de peso faz pressão sobre o músculo do esfíncter. Perder o excesso de peso melhora essa situação.


3 bebidas naturais para ajudar a dormir melhor

Suco de Cereja
140 a 230 ml de suco de cereja
- Uma gota ou duas de extracto de baunilha...

Beba 1 copo de manhã ao acordar e outro à noite entre 30 a 60 minutos antes de se deitar. No copo da noite deite 1 a 2 gotas de extracto de baunilha, pois ajuda a relaxar.

Chá de Camomila e alfazema
1 colher de chá de camomila
1 colher de chá de alfazema
230 ml de água quente
mel para adoçar

Deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Coe e adoce com mel

Bebida de leite quente
Num copo de leite quente adicione mel e uma pitada de noz-moscada 





quinta-feira, 26 de setembro de 2013


TEXTO SENSACIONAL!!!



Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas... Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida......

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha. Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos... E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Arrume a casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela... E reconhecer nela o seu lugar.

Texto "CASA ARRUMADA" [Carlos Drummond de Andrade]
Pé de atleta - tínea pedis

Sempre que puder deixe os seus pés respirar. Tire as meias e sapatos. Não use sapatos apertados. Prefira sandálias. Esta infecção gosta de ambientes úmidos. Usando sapatos apertados cria uma área quente e úmida entre os dedos.

Para reduzir o odor...

1/2 chávena de sumo de limão
10 chávenas de água morna
Mergulhe os pés nesta mistura durante 10 a 15 minutos, uma a duas vezes por dia

Amido de milho
1/2 chávena de amido de milho

Pré aqueça o forno a 325º e espalhe o amido num tabuleiro. Deixe por alguns minutos até obter uma cor castanha clarinha. Não deixe queimar. Também pode colocar o amido numa panela e mexa sempre, até ficar dourado. Não deixe queimar. Esfregue nos pés e nos dedos. Deixe ficar entre 5 a 10 minutos e depois passe uma toalha seca pelos pés. O amido é muito bom para absorver a umidade.

Bicarbonato de sódio

3 partes de bicarbonato de sódio
1 parte de água
Misture até formar uma pasta grossa

Lave os pés e seque-os completamente. Pode usar até um secador de cabelo para esse efeito. Aplique essa pasta com movimentos circulares e não se esqueça de por também entre os dedos. Deixe a mistura secar completamente. Depois volte a lavar e a secar

Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio nos sapatos depois de os usar.
Chá de casca de laranja - benefícios
 


 Chá de casca de laranja um aliado do coração .

Mas o Chá de casca de laranja não previne ou trata apenas gripes e resfriados, ainda é indicada para tratamento de:...

artrite,gota,excesso de ácido úrico,problemas de prisão de ventre ,hipertensão (pressão alta),febre,fraqueza,

Chá de casca de laranja ajuda em casos de cálculos renais,
úlceras, obesidade; é digestiva,além de ser bom cicatrizante.

O Chá de casca de laranja também é utilizado para tratar enxaqueca e ainda tem efeito emagrecedor.

Chá de casca de laranja possui propriedades antioxidantes, o que beneficia ainda mais o organismo, já que o protege de doenças e aumenta e melhora a limpeza orgânica e remove o excesso de líquidos, combatendo o inchaço.

Se o Chá de casca de laranja é utilizado com a casca fresca, mas seca na sombra a casca não perde a vitamina C, sendo o chá de casca de laranja um bom preventivo de gripes e resfriados.

Também funciona como antidepressivo natural, antiespasmódico, anticoagulante, tem propriedades carminativas, digestivas, diuréticas, desintoxicantes e sedativas.

O Chá de casca de laranja é indicado em casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e em problemas gastrointestinais, como: acidez estomacal, cólicas do aparelho digestivo, flatulência e má digestão.

Como deve ser preparado e bebido o chá de casca de laranja?

Deve-se lavar bem uma laranja e descascá-la, deixando uma parte do bagaço (aquela parte branca que fica entre a casca e a fruta) rente à casca, reservando-a.

Pode-se espremer a fruta e beber o suco. Ferver a casca de metade da laranja por uns cinco minutos em um litro de água, retirá-la e beber o chá várias vezes ao dia

Chá da casca da Laranja, para que serve?

A laranja quando consumida na alimentação cura febres, asma, gripes, resfriados, pneumonia, histerismo, nervos, dor de cabeça, escorbuto, ácido úrico, cólera, stress, depurativo do sangue e muitas outras doenças.

Com a laranja, usa-se a fruta toda. O chá da casca fresca seca na sombra contém vitamina C. O bagaço é cítrico e regula os intestinos e regenera os outros órgãos do corpo.

Sem contra-indicação, Vitaminas: A, B e principalmente a vitamina C possuem de sobra, além de ser capaz de combater o escorbuto.

A fruta é indicada para o tratamento de artritismo, de ácido úrico, gota, obesidade, pressão alta, fraqueza orgânica e febre, além de ser cicatrizante.

Dissolve cálculos renais, abre o apetite, é digestiva, cura úlceras e serve contra a prisão de ventre – tomar o chá da casca e o suco da fruta.

A casa da Laranja tem Propriedades anti-coagulante, antidepressiva, antiespasmódica, carminativa, desintoxicante, digestiva, diurética e sedativa.

Indicações: acidez estomacal, ansiedade, cólicas no aparelho digestivo, flatulência, histeria, má-digestão, nervosismo e taquicardia.

Seis tipos de posts que deve evitar no Facebook | Multimedia : www | Diário Digital

Seis tipos de posts que deve evitar no Facebook | Multimedia : www | Diário Digital

Se uma criança ...
"Se uma criança vive criticada, aprende a condenar."
"Se uma criança vive com maus tratos, aprende a brigar."
"Se uma criança viver humilhada aprende, a sentir-se culpada."
"Se uma criança é estimulada, aprende a confiar."
"Se uma criança é valorizada, aprende a valorizar."
"Se uma criança vive no equilíbrio, aprende a ser justa."
"Se uma criança vive em segurança, aprende a ter fé."
"Se uma criança é bem aceite, aprende a respeitar."
"Se uma criança vive em amizade, aprende a encontrar o amor no mundo."
 
COMO ler códigos de barras ... (todos devem saber)
 
 

Sempre leia os rótulos dos alimentos que você compra - não importa qual a frente da caixa ou pacote DIZ, vire-o e leia a parte traseira no código de barras

ATENÇÃO! Com muitos alimentos e produtos de pet agora vindo da China, é melhor ter a certeza que ler o rótulo do supermercado e, especialmente, ao comprar produtos alimentícios.
...
Muitos produtos não mostrar onde elas foram feitas, só dão onde o distribuidor está localizado.

O mundo inteiro está preocupado com a China-made "bens de coração negro".

Você pode diferenciar qual é feito em Taiwan ou na China? O mundo também está preocupado com OGM (Organismo Geneticamente Modificado) alimentos; animais alimentados com esteróides (ex: 45 dias de frangos de corte de idade).
É importante ler o código de barras para rastrear sua origem.

Como ler códigos de barras .... interessante!

Se os três primeiros dígitos do código de barras são
690, 691 ou 692, o produto é fabricado na China.

471 é Made in Taiwan.

Se os três primeiros dígitos do código de barras são 00-09, em seguida, é feito ou origem nos EUA.

Este é o nosso direito de saber, mas o governo e os respectivos departamentos nunca educam o público, por isso nós temos que salvar a nós mesmos.

Hoje em dia, os empresários chineses sabem que os consumidores não preferem produtos "Made in China", por isso eles não mostram de que país ela é feita.

No entanto, agora você pode consultar o código de barras -
Lembre-se os três primeiros dígitos são:

789 - BRASIL

890 ...... feito na Índia
690, 691, 692 ... MADE IN CHINA
00-09 ................ EUA e Canadá
30-37 ................ FRANÇA
40 - 44 ............. ALEMANHA
471 ...................Taiwan
45 e 49 ........... JAPÃO
489 ...................HONG KONG
50 ............. Reino Unido
57 ............. DINAMARCA
59...............CIUMARA
64 ............. FINLÂNDIA
76 ............. SUÍÇA e LIENCHTENSTIEN
471 ......... . Taiwan
628 ............ ARÁBIA SAUDITA
629 ............ EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
740 e 745.....AMÉRICA CENTRAL

789 - BRASIL




sábado, 21 de setembro de 2013

A GAIOLA DOURADA - Trailer Oficial


史上最强的钢管女郎表演


 
 
 
Alerta de Segurança de Origem Externa
LÂMPADAS ECONOMIZADORAS DE ENERGIA – IMAGENS DE AVISO
Alerta de Segurança #: EX SA 013

As lâmpadas economizadoras de energia têm já uma longa existência. Tal como o seu nome indica, estas lâmpadas têm maior eficiência que as vulgares lâmpadas de incandescência em termos de consumo energético. Muito de nós estamos presentemente a utilizar estas lâmpadas para p...oupar no consumo de energia e, consequentemente, na conta da electricidade!

As Lâmpadas Economizadoras de Energia estão disponíveis no mercado com diferentes formatos e diferentes características em termos de tensão e potência e sem dúvida que nos vão permitir poupanças, especialmente nas contas de electricidade em nossas casas.
Alguns problemas de segurança e saúde relacionados estas Lâmpadas Economizadoras de Energia
No entanto, estes tipos de lâmpadas, se partidas, têm um perigo elevado.
• Se uma lâmpada se partir, todos terão que abandonar a sala durante pelo menos 15 minutos, porque esta lâmpada contém mercúrio (venenoso) que causa enxaquecas, desorientação, desequilíbrio e outros problemas de saúde, quando inalado.
• Origina alergias em muitas pessoas, problemas de pele e outras doenças apenas por tocar na substância ou a inalar
• NÃO limpe com um aspirador os restos da lâmpada partida, porque isso iria espalhar a contaminação a outras salas da casa quando nelas viesse a usar o aspirador.
• Deve ser limpo com uma vassoura ou escova normais, ser mantido num saco selado e retirado imediatamente de casa para um local de recolha de resíduos perigosos.

AVISO: O mercúrio é perigoso, é mais venenoso que o chumbo ou o arsénio

Conselhos acerca do que fazer se uma Lâmpada Economizadora de Energia se partir em casa ou outros locais em que possa existir este tipo de lâmpadas:
1. Evacuar a sala, tendo o cuidado de não pisar os cacos de vidro espalhados no chão.
2. Não utilize o aspirador para limpar este lixo porque a acção de sucção do aspirador poderia espalhar gotas de mercúrio tóxico pela casa toda.
3. Calce umas luvas de borracha e varra este lixo para uma pá.
4. Coloque este lixo num saco de plástico e feche-o bem.
5. Não coloque este saco de plástico no lixo normal.
6. Em lugar disso, coloque este saco de plástico num dos pontos que o seu município lhe disponibiliza para as pilhas a reciclar, que também contêm mercúrio, ou entregue num ponto de recolha onde possa ser eliminado de forma segura.
7. Procure não inalar as poeiras que possam resultar dos cacos da lâmpada partida.

 

domingo, 15 de setembro de 2013

Feriados Nacionais em Portugal em 2014
 
 
 
  • 1 de janeiro – Quarta-feira
  • 18 de abril – Sexta-feira Santa
  • 20 de abril – Domingo – Páscoa
  • 25 de abril – Sexta-feira – Dia da Liberdade
  • 1 de maio – Quinta-feira – Dia do Trabalhador
  • 10 de junho – Terça-feira – Dia de Portugal
  • 15 de agosto – Sexta-feira – Dia da Assunção de Maria
  • 8 de dezembro – Segunda-feira – Imaculada Conceição
  • 25 de dezembro – Quinta-feira – Natal


  • Leia mais: http://economiafinancas.com/2013/feriados-em-2014-em-portugal/#ixzz2f05sSv6q 

    sábado, 14 de setembro de 2013

    As premonições de Natália 

     "A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista".

    "A sua influência (dos retornados) na sociedade portuguesa não vai sentir-se apenas agora, embora seja imensa. Vai dar-se sobretudo quando os seus filho...s, hoje crianças, crescerem e tomarem o poder. Essa será uma geração bem preparada e determinada, sobretudo muito realista devido ao trauma da descolonização, que não compreendeu nem aceitou, nem esqueceu. Os genes de África estão nela para sempre, dando-lhe visões do país diferentes das nossas. Mais largas mas menos profundas. Isso levará os que desempenharem cargos de responsabilidade a cair na tentação de querer modificar-nos, por pulsões inconscientes de, sei lá, talvez vingança!"

    "Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente".

    "Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica".

    "Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão".

    "Há a cultura, a fé, o amor, a solidariedade. Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores?"

    "As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir".


    Natália Correia

    Fajã de Baixo, São Miguel, 13 de Setembro de 1923 — Lisboa, 16 de Março de 1993


    Todas as citações foram retiradas do livro "O Botequim da Liberdade", de Fernando Dacosta.

    Mulher com apelido de 35 letras tem de mudar de nome

    Mulher com apelido de 35 letras tem de mudar de nome

    Ministro da Educação interrompido por professora quando discursava em Viseu - Política - Notícias - RTP

    Ministro da Educação interrompido por professora quando discursava em Viseu - Política - Notícias - RTP

    quinta-feira, 12 de setembro de 2013

    Peter Gabriel - Biko


    Mulher de 40 - de 15 de 20 de 60 de...


    Portugueses protestam contra homenagem de Miguel Relvas no Rio de Janeir...


    Carta aberta, no início do novo ano
    Armanda Zenhas | 2013-09-11


    Olhei para o número de turmas que vou ter e assustei-me. São tantas, tantas... mais que nos primeiros anos da minha carreira. E não me posso queixar. Muitos colegas têm 11 turmas. As turmas rondam os 30 alunos. Como vai ser possível conhecer-vos?
    Queridos alunos,
    Estamos prestes a conhecer-nos. Mas quero já explicar-vos que receio não conseguir aprender os vossos nomes nem distinguir os vossos rostos como sempre fiz questão de conseguir (com dificuldade crescente nos últimos anos), como vocês sentem que tem que acontecer e como têm direito a que aconteça. Olhei para o número de turmas que vou ter e assustei-me. São tantas, tantas... mais que nos primeiros anos da minha carreira. E não me posso queixar. Muitos colegas têm 11 turmas. As turmas rondam os 30 alunos. Como vai ser possível conhecer-vos? E se já me preocupa como fixar as vossas caras e nomes, mais me preocupa como vos conhecer mesmo, a pessoa que cada um de vocês é, para poder trabalhar com cada um de modo que corresponda às vossas necessidades; e com cada turma como grupo único que é, de maneira que se adeque à sua realidade. Quero recusar-me a considerar-vos números. Prometo que vou tentar fazê-lo. De há anos a esta parte, em cada novo ano este desígnio tem sido mais difícil de alcançar (o número de turmas e de alunos não tem parado de crescer). Não vou desistir dele... mas não posso prometer mais nada.

    Caros pais e mães,
    Para além do que já confidenciei aos vossos filhos, com o contínuo aumento do número de turmas por professor, cresce também aquele trabalho invisível, que a tanta gente passa despercebido (de forma injusta), como se não existisse. Por exemplo, as reuniões tornam-se cada vez mais. O constante aumento do número de alunos de cada turma, acrescentado ao número de turmas, obriga ainda a um maior tempo de preparação de aulas, de elaboração de documentos, de trabalhos/testes para corrigir.

    Ouço falar em rigor, em exigência, em resultados. Na realidade, vejo... latas de sardinhas: escolas/agrupamentos gigantescos; turmas enormes; superprofessores com centenas de alunos, com cargos de enorme responsabilidade (coordenação de departamentos, secretariado de - cada vez mais - exames, etc.) sem lhes serem dadas horas para os exercer. Sinto que as pessoas (alunos, professores, assistentes operacionais, outros - poucos - profissionais das escolas) são formigas no sistema, números nas estatísticas. Falam-nos em necessidade de garantir resultados (assim, apenas, se entende a qualidade) e de encontrar soluções para lá chegar. Às dificuldades apontadas por todos os que sentimos ser impossível trabalhar adequadamente quando nem se consegue conhecer os alunos, o sistema responde que há que assumir as responsabilidades profissionais e mostrar resultados. Quero continuar a sentir-me uma professora-pessoa (ou não serei professora) a trabalhar com estudantes-pessoas-indivíduos. Quero que os vossos filhos, únicos para vocês, sejam únicos para mim também. Não vou desistir deste desígnio... mas não posso prometer mais nada.

    Caros colegas,
    O desespero é de todos nós, mas sei que não é igual para todos. Alguns (muitos) de nós nem conseguimos trabalho. Outros conseguiram-no uma vez mais (ou pela primeira vez) longe de casa, com o salário a quase não cobrir as despesas de deslocação. Uns têm a sorte de trabalhar apenas numa escola. Outros saltitam de escola em escola do mesmo agrupamento (ou até de vários). Uns desesperam por não conseguir trabalho. Outros desesperam por não terem mãos a medir para desempenhar o seu trabalho com qualidade e, para além disso, conseguirem manter uma vida pessoal (serem pais, mães, filhos, amigos... pessoas).

    Sei que, como eu, todos vocês resistirão para que a escola pública não veja a sua qualidade degradada. A formação global de seres humanos com conhecimentos e valores é um desígnio de que não podemos desistir e em torno do qual temos de nos unir.

    Como vou assinar esta carta? Poderia assiná-la com o meu nome, Armanda. Mas se a assinar como "Um/a professor/a", essa opção não será desadequada. Tenho a certeza de que muitos e muitos professores a poderiam sentir como sua.

    Nota-final: O enorme problema colocado na carta é apenas um dos gigantescos problemas com que a escola pública se depara (por exemplo, o "cheque ensino" aí está como mais uma ameaça), e que fazem perigar a sua sobrevivência e o seu desígnio de garantir uma educação universal e de qualidade, com igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso para todos. A resistência referida é uma forma de exercer a cidadania em defesa da escola pública.
    A Indústria dos incêndios
    Por José Gomes Ferreira

    A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, direta ou indiretamente, da terra queimada.

    Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações econômicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.

    Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

    1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

    Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

    Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Canadair?

    Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

    Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

    2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações econômicas nos incêndios...

    3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

    4 - À redação da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anônimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

    5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atrativos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

    Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...

    Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?

    Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.

    Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.

    Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

    1 - Assumir diretamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

    2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em ações de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são ações pontuais de vigilância e combate às chamas).

    3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efetivamente os infractores

    4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

    5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

    6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

    Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.



    sábado, 7 de setembro de 2013

    Tribeca Tiger - Leave (Português)



    Uma canção sobre Divórcio. No final a maioria irá sobreviver à provação. Será mesmo necessário dilacerarmo-nos uns aos outros durante este processo se o que realmente queremos é paz?

    quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    O zodíaco mudou. E agora, qual é o seu signo?

    Foi o assunto mais debatido na Internet ao longo da última semana: o calendário do zodíaco que conhecíamos até aqui está desfasado cerca de um mês. Crises de identidade à parte, há quem tenha agora de repensar as tatuagens com a figura do signo a que julgava pertencer...

    Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-zodiaco-mudou-e-agora-qual-e-o-seu-signo=f586020#ixzz2dyFOaYPk

    A notícia caiu como uma bomba entre os aficionados dos signos: Os astrónomos do Minnesota Planetarium Society, nos EUA, redifiniram o calendário do zodíaco. Na prática, quer dizer que a maioria de nós pertence ao signo anterior ao que julgava.
    Se para muitos esta alteração nada representa, para outros o assunto é mais "grave": "Se o meu signo afinal é Balança, o que é que eu hei-de fazer à minha tatuagem de Escorpião", lia-se ontem no Twitter, onde esta questão foi precisamente a mais comentada do dia de quinta-feira.
    A confusão foi lançada por um artigo publicado no Minneapolis Star Tribune, que explicava que os antigos astrónomos da Babilónia basearam os signos na constelação na qual o Sol se encontrava no dia do nascimento. Só que, ao longo dos milénios, a força gravitacional da Lua terá feito a Terra oscilar no seu eixo, criando um salto de um mês no alinhamento das estrelas, lê-se na entrevista de um astrónomo do Minnesota Planetarium Society ao Star Tribune.
    Mas há mais: é que o artigo menciona também um 13º signo, que ficaria entre Escorpião e Sagitário, mas que vários astrónomos têm desvalorizado, dizendo que se refere a uma 13ª constelação (Ophiuchus), que teria sido posta de parte pelos babilónios, por quererem apenas 12 signos.
    Para os curiosos, fica o calendário, segundo a nova perspetiva:

    Capricórnio: De 20 Janeiro a 16 Fevereiro
    Aquário: De 16 Fevereiro a 11 Março
    Peixes: De 11 Março a 18 Abril
    Carneiro: De 18 Abril a 13 Maio
    Touro: De 13 Maio a 21 Junho
    Gémeos: De 21 Junho a 20 Julho
    Caranguejo: De 20 Julho a 10 Agosto
    Leão: De 10 Agosto a 16 Setembro
    Virgem: De  16 Setembro a 30 Outubro
    Balança: De 30 de Outubro a 23 Novembro
    Escorpião: De 23 a 29 Novembro
    Serpentário (Ophiuchus): De 29 Novembro a 17 Dezembro
    Sagitário: De 17 Dezembro a 20 Janeiro

    Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-zodiaco-mudou-e-agora-qual-e-o-seu-signo=f586020#ixzz2dyG704FS

    ( copiado da revista visão)