sábado, 28 de setembro de 2013



Azia - o que deve saber para a prevenir

O pequeno anel muscular (esfíncter esofágico) que separa o esófago do estômago tem como função manter o conteúdo do estômago no seu devido lugar. Quando engolimos, este músculo relaxa para permitir a passagem de alimentos, fechando-se, rapidamente. Tal como um elástico velho, este músculo pode enfraquecer, esticar e deixar de fechar. Também pode relaxar e ...abrir na altura errada. Tudo isto faz com que os ácidos estomacais e alimentos parcialmente digeridos subam para o esófago produzindo dor, ardor e um sabor ácido e amargo na boca. O esófago pode tornar-se inflamado pelas exposições repetidas ao ácido e até mesmo engolir certos alimentos irritantes pode provocar dor. Portanto a dor causada pela azia pode ser causada pela ingestão de alimentos assim como pelo refluxo dos mesmos.

Alimentos que provocam azia:

1 - Alimentos que provocam irritação e ardor num esófago já danificado: citrinos, tomates, alimentos muito picantes e café.
2 - Alimentos que aumentam a acidez dos sucos gástricos: café (normal ou descafeinado), cerveja e leite
3 - Alimentos que relaxam o anel muscular: chocolate, menta, hortelã, álcool, alimentos gordurosos e provavelmente as cebolas. Qualquer alimento que o faça arrotar pode provocar azia.

O chocolate, especialmente o leite achocolatado, é uma ameaça por conter pelo menos 4 substâncias (cafeína, gordura, teobromina, teofilina) que relaxam o anel muscular permitindo que o ácido estomacal suba para o esófago

Se a azia for uma situação recorrente, pode reduzi-la da seguinte maneira:

- Evite álcool, café, cebola crua, chocolate, menta pois relaxam o músculo do esfíncter permitindo, assim, a subida do ácido.
- Corte nos alimentos gordurosos e coma mais carboidratos e proteínas.
- Se suspeita que é sensível a sumos cítricos e a alimentos picantes, fique longe deles. Se tiver azia depois de os ingerir beba água imediatamente para lavar o esófago. Pode também beber bebidas não ácidas.
- Não se deite logo após ter ingerido bebidas alcoólicas, pois podem provocar refluxo até mesmo em pessoas sem azia.
- Não se deite por 3 horas depois de ter comido. Deve ficar sentado ou em pé, pois assim ajuda a prevenir o refluxo.
- Durma com a cabeça elevada.
- Deite-se sobre o seu lado esquerdo para evitar a azia, porque o esófago liga-se ao estômago no lado direito. Se se deitar sobre o lado direito, o esófago fica abaixo da abertura do estômago, permitindo assim a subida do ácido. 
- O excesso de peso faz pressão sobre o músculo do esfíncter. Perder o excesso de peso melhora essa situação.


3 bebidas naturais para ajudar a dormir melhor

Suco de Cereja
140 a 230 ml de suco de cereja
- Uma gota ou duas de extracto de baunilha...

Beba 1 copo de manhã ao acordar e outro à noite entre 30 a 60 minutos antes de se deitar. No copo da noite deite 1 a 2 gotas de extracto de baunilha, pois ajuda a relaxar.

Chá de Camomila e alfazema
1 colher de chá de camomila
1 colher de chá de alfazema
230 ml de água quente
mel para adoçar

Deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Coe e adoce com mel

Bebida de leite quente
Num copo de leite quente adicione mel e uma pitada de noz-moscada 





Sem comentários: