sábado, 31 de março de 2012


Quantas peças de fruta por dia?

A fruta é um componente fundamental numa alimentação saudável e equilibrada, fornece vitaminas, minerais, fitoquímicos com elevado poder antioxidante e tem um sabor doce que ajuda a colmatar o desejo de doces. Desmistifica desde já os mitos relativos a este grupo de alimentos tão importante à tua mesa.
Quantas peças por dia? Procura comer entre 2 e 4 peças de fruta , ajusta as porções às tuas necessidades de hidratos de carbono. Se queres emagrecer, fica entre 2 e 3 peças, se tens alguma liberdade podes chegar às 4 peças de fruta.
A fruta à refeição engorda? Não, a fruta tem as mesmas calorias antes, durante e depois de refeição. E "o que engorda" é o o excesso de calorias consumidas. E ainda beneficias do seu efeito digestivo.
Posso misturar frutas? Sim, podes, sob o princípio da variedade na alimentação deves combinar diferentes variedades de fruta diariamente: citrinos, frutos vermelhos, frutos tropicais e fruta da época.
Posso comer fruta sozinha? Sim, a fruta pode ser uma excelente merenda leve, no entanto por questões de saciedade recomendamos-te que combines com um alimento rico em proteína (por exemplo, iogurte) ou um fruto seco, por exemplo algumas amêndoas.
E a banana? A banana é uma fruta mas tem particularidades, ao contrário das restantes tem sobretudo amido e não frutose e glucose, na prática assemelha-se muito aos cereais do ponto de vista nutricional pelo que podes utilizá-la num lanche em vez do pão ou de flocos de cereais.

Sem comentários: