terça-feira, 16 de junho de 2009

Em jeito de rascunho

Boa noite a todos!!! Como é bom escrever no meio da correria da vida. É uma forma de esquecer os problemas e a rotina. Experimentem e verão como tenho razão.
Estamos a vinte e sete de Maio de dois mil e nove, início da campanha da vacinação anti rábica, no concelho de Cantanhede. Não sou veterinária nem pretensão de o ser, como sabem sou uma simples professora do segundo ciclo do Ensino Básico e, o meu contacto com o meu amigo veterinário, resumia-se a poucas semanas, quando em jeito de brincadeira e para meu gáudio, me perguntou se o queria apoiar nesta campanha.
E, lá fomos nós estrada fora, rumo às aldeias e aos locais onde a população em maior ou menor aglomerado nos aguardava com os seus baixinhos e engraçados animais de quatro patas. Uns de pequeno porte, ao colo, outros presos pelas trelas e coleiras, outros ainda a chegar de carro, tractor, camioneta, enfim das mais diversas e variadas formas lá se iam concentrando e aguardando pela sua vez.
Claro, que a sala de estar e o gabinete de trabalho, eram nada mais nada menos que ao ar livre e compostos pela mesa de campismo, que se montava e desmontava, consoante a necessidade. Momentos houveram em que a chuva, o vento e o sol demasiado quente, se fizeram sentir e atrapalhar o nosso trabalho, pois como devem calcular, vacinar os cães debaixo de chuva a levar com as sacudidelas da água em cima e a preencher a respectiva papelada com a chuva a cair e o vento a soprar , não representa as melhores condições de trabalho, mas a animação, a alegria, o solto do ladrir dos cães o reencontro anual do veterinário com as pessoas e a boa disposição em geral, até fazia lembrar um dia de festa e até mesmo esquecer o mau tempo.
E no meio de toda esta agitação, o médico lá ia explicando em voz alta para que todos ouvissem bem, porque se vacinavam os animais e a sua causa efeito, lá ia informando para os mais atentos, que estas são medidas importantes para a proteção contra a raiva e que esta é causada por um vírus que se multiplica e propaga via nervos periféricos, até ao sistema nervoso central, etc. etc. etc., não sou médica.........
Muita paciência e criatividade para desempenhar esta árdua tarefa, que é conseguir vacinar os cães contra a ra
iva, pois meus amigos digo-vos que não é tarefa fácil.
Quanto à minha colaboração não foi tão brilhante e preciosa como eu gostaria que tivesse sido, penso mesmo que algumas vezes atrapalhei, dada a minha falta de experiência . No entanto procurei trazer sempre um sorriso nos lábios, uma vez que não custa nada e rende muito. Um sorriso representa repouso no cansaço, coragem no desânimo, consolo na tristeza e alívio na angústia, além de ser um sinal visível de amizade. E, momentos houveram que foram estes adjectivos que eu li no rosto do meu amigo, dada a tanta falta de divulgação desta campanha e a tão precárias condições de trabalho.
Deixo ficar os meus agradecimentos por esta magnífica experiência que é para mim uma mais valia e o meu pedido de desculpas por todos os erros que eu possa ter cometido.



ADOREI !
ADOREI !
ADOREI!








1 comentário:

CJ disse...

Muito Bom! E que bela frase: "Um sorriso representa repouso no cansaço, coragem no desânimo, consolo na tristeza e alívio na angústia, além de ser um sinal visível de amizade." É isso mesmo! As imagens e o texto estão bem enquadrados. Este Blogue avança bem. Parabéns!