Número total de visualizações de páginas

domingo, 9 de novembro de 2025

 Viajar é viver

I parte

Ir ao Dubai, é ir ao encontro de luxo com modernidade, excentricidade e ostentação e cultura. É ir à cidade do futuro, é ir onde tudo é o " maior do mundo"!

Onde fica afinal o Dubai? Fica no Oriente Médio, na Ásia Ocidental, banhada pelo Golfo Pérsico e é uma das sete regiões que formam os Emirados Árabes Unidos (EAU). A capital do país é Abu Dhabi.


                         



Vistas da Torre mais alta do mundo " Burj Khalifa" que tem apenas 828 metros de altura, pouquinho não acham? Subi até ao andar número 124 apenas em 1 minuto, o elevador também é o mais rápido do mundo! Ao chegar ao mirante,podemos ver a cidade do Dubai inteira, o deserto, as estradas e construções....uma loucura!
Em 2006, neste edifício, foi filmado o filme " Missão Impossível 3 " , com o ator Tom Cruise, que não usou dublê! Coragem!


Foto tirada do interior de metro e mostra o monocarril da Palmeira com o hotel Atlantis ao fundo. A estrutura em forma de palácio é o Atlantis.


Esta é a maior rede de lojas de presentes  e antiguidades árabes dos Emirados Árabes. 

Guitar de diamante
A guitarra que vale nada mais, nada menos, que 1,8 milhões de euros. É toda cravada de diamantes, ouro e pérolas e foi  reconhecida pelo Guinness World Records, como sendo a guitarra mais valiosa do mundo. Também é conhecida como " Eden of Coronet". 



Ainda houve tempo para visitar a Ferrari, sinónimo de poder e luxo. 

AS 101 coisas a fazer em Abu Dhabi


Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Esta é uma das maiores mesquitas do mundo, de arquitetura islãmica moderna e, para lá entrar, existem regras rígidas. As mulheres apenas podem ter o rosto a descoberto e os homens não podem entrar de calções curtos. Mas, fora do recinto das mesquitas, as mulheres não precisam de andar encapadas, mesmo tratando-se de uma cidade islâmica. Existem muitos estrangeiros ocidentais e as suas roupas são bem aceites, embora devam andar discretas, com os ombros tapados e  roupas longas e  largas, a fim de evitar alguns olhares desagradáveis. Não deve haver demonstração de afetos entre os casais, como por exemplo andar de mão dada ou beijarem-se em público. Só entre os homens isso é possível e normal, pois, é sinal de amizade e respeito. 


No seu interior podemos contemplar o maior tapete do mundo feito à mão


Homens com vestes árabes tradicionais, como as túnicas brancas e o lenço na cabeça.

Os 99 nomes de Allah ( ou os nomes sublimes de Deus)

Os noventa e nove nomes, são um conjunto de nomes e epítetos de Deus no Islão, citados no Alcorão e, cada nome descreve um atributo divino. São elementos centrais na decoração e nos rituais de oração. 



Repare-se no interior impressionante da Grande Mesquita, na simetria de pilares e nos arabescos em ouro e mármore.


Um dos seus sete famosos lustres de cristal 


Arquitetura islâmica e um design deslumbrante. Existe uma vasta área de oração com colunas de mármore branco incrustadas com madrepérolas e arcos distintos. 



A Mesquita possui mais de 80 cúpulas de mármore e mais de 1000 colunas. Está aberta a todas as religiões. Os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia e, em qualquer lado que estejamos, ouvimos o chamado para a oração, que é um canto entoado a partir dos minaretes das mesquitas, para informar que é a hora de rezar e essa hora é sagrada. Eles rezam antes do nascer do sol, ao meio-dia, ao final de tarde e ao pôr do sol.



             

O Gold Souk é o maior mercado de ouro do mundo. Pelas mais de 300 lojas  encontramos jóias de ouro, platina, diamantes e prata.  Aqui se vê a paixão que eles têm pelo ouro e pelas jóias que se encontram em todos os feitios e tamanhos.


                    

                    


O maior anel do mundo em ouro de 21 quilates, pesa 58 Kg e está avaliado em 8 milhões de dólares ( quem terá dedo para ele)?


Deserto  Al Lahbab onde a areia anda de mão dada com o luxo



O motorista

Rally em jipes de 4x4 no deserto Al Lahbab de areia vermelha ( trouxe alguma) veio trazer adrenalina ao dia. Entre gritaria e risadas, lá partimos para a aventura, percorrendo a toda a velocidade as dunas do deserto. A certa altura paramos para observar o espetacular pôr do sol sobre as dunas. Tivemos ainda a oportunidade de descer as dunas em prancha de areia.
No final do dia, tivemos um jantar no meio do deserto, num acampamento ao estilo beduíno, onde assistimos ao espetáculo de shows de dança do ventre, entre outras. Também aqui podemos andar de camelo e fazer uma tatoo ( claro que fiz) 











  Viajar é viver I parte Ir ao Dubai , é ir ao encontro de luxo com modernidade, excentricidade e ostentação e cultura. É ir à  cidade do f...