Um dia com as maçãs em Armamar
Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas partes distintas: a norte o Vale do Douro e a sul o Planato Beirão e foi classificada pela Unesco como Património.
Ao percorrermos as ruas do centro histórico desta vila, encontramos muitos vestígios da sua origem medieval. Pois, esta vila foi morada dos monges cistercienses e de famílias aristocratas e nela encontramos vestígios que lembram e contam histórias do passado e da origem das suas gentes.
Ao longo do dia, fizemos uma visita a uma unidade de embalamento e conservação da maçã, pois esta é uma terra de vinho e maçã; visitamos o miradouro de S. Domingos da Queimada, a Igreja Matriz de S. Miguel que é um monumento Nacional e templo românico do séc. XII no centro histórico e ainda o Centro de Interpretação da Mulher Duriense.
Deixo algumas fotos para vos aguçar o apetite de irem até estas lindas terras, onde as paisagens são deveras deslumbrantes.
Pedra propiciatória ou fraga da fertilidade
D. Afonso V e a rainha D. Isabel sua mulher, visitaram este lugar em 1954. O mesmo aconteceu anos mais tarde, com seu filho D. João II e sua mulher D. Leonor, que foram pedir a intervenção divina para lhes ser concedido um sucessor, pois os casais que apresentavam dificuldade em ter filhos, dormiam ao relento sobre esta pedra que ainda se encontra junto à porta da sacristia da ermida.
Maçã Montanha do Pomar d'Ouro
Aqui podemos ver todo o processo pelo qual a maçã passa, até chegar às mãos do consumidor. Trata-se de um bem precioso para estas gentes. Cada maçã é colhida à mão e colocada num berço aveludado de forma a não danificar a fruta. Armamar é a Capital da maçã de Montanha, a Royal Gala e a Fugi.
A seleção da maçã e feita durante a apanha, no chão fica aquela que apresenta algum defeito e que será apanhada no final da colheita para seguir para o mercado industrial de cncentrados.
Toda a fruta considerada em "bom estado", após ser colhida, vai de imediato para as câmaras de frio para dar início ao processo de calibragem, seleção, classificação e finalmente ser embalada e transportada até ao seu destino.
Trouxemos uns kilos de maçãs a baixo custo, pois a combinação de doçura e acidez, dá-lhe um sabor único e distinto .
Na capital da maçã encontramos os licores esprituosos como " Espanta Sogras", " Espanta Maridos" e " Chama Namorados"
Espaço de discussão, apresentação e preservação da memória das mulheres da região do Douro.
Neste local tomamos maior consciência histórica da opressão, violência e do silenciamento da mulher ao longo dos séculos e podemos ler uma mensagem de esperança em relação ao papel atribuído à mulher na sociedade. Esta exposição apresenta diferentes experiências visuais e fotografias das mulheres durienses que partilharam as suas vivências.
Fachada principal da igreja matriz de Armamar
Trata-se de uma combinação estilos de românico e gótico. É de palanta retangular com três naves e uma torre sineira quadrada. A sua construção remonta ao séc. XII.