Um passeio cultural - 21 de setembro
Tongóbriga, Carmen Miranda, Siza Vieira e Canaveses - Isto é Marco de Canaveses!
Tongobriga - área arqueológica do Freixo, antiga povoação romana, onde visitamos as termas, o fórum, a zona habitacional e ainda uma necrópole.
Tongobriga - nome comprovado por um pequeno altar em granito dedicado ao Genio Tongobricense, isto é, aos deuses protetores de Tongobriga - e uma pequena aldeia medieval de nome Freixo. O mais emblemático edifício de Tongobriga pré-romana que chegou até aos nossos dias é um balneário da última fase da chamada “cultura castreja do noroeste peninsular”, que se distingue de todos os outros por ser totalmente escavado na rocha granítica. É possível que fosse de acesso restrito, limitado aos que tivessem lugar na celebração de rituais de iniciação, marcados pela função purificadora da água, de que será sinal a serpente esculpida na rocha do pavimento da sala de entrada do balneário, em posição clara de saída da câmara de sauna, com a cabeça voltada para o exterior, como que representando a expulsão do maligno por via da exposição ao vapor quente.
Museu Nacional Carmen Miranda - Carmen Miranda (1909-1955), cantora e atriz internacional, natural da localidade de Várzea da Ovelha e Aliviada, é a patrona do museu municipal do Marco de Canaveses. um espaço moderno e interativo onde o talento, a alegria e a beleza desta mulher emigrante no Brasil, contagiam todos os que por lá passam. Carmen Miranda tem uma estrela com o seu nome no passeio das Estrelas de Hollywood.
IGREJA DE SANTA MARIA - Um marco na arquitetura religiosa que atrai visitantes de todo o mundo. A visita foi guiada para aprender todos os pormenores e simbolismo deste edifício imponente e alvo, começando logo na porta principal, com dez metros de altura, numa alusão aos dez mandamentos, e três metros de largura, a remeter para a Santíssima Trindade, entre muitos outros pormenores, artísticos e simbólicos que ali foram revelados. Com o traço de Álvaro Siza Vieira, faz parte de um conjunto de oito obras suas, candidato a figurar na lista de Património Mundial da UNESCO.
Canaveses, terra de lavradores nobres junto ao rio Tâmega. Em cada uma das margens do rio, existem ainda duas igrejas românicas (classificadas pela Rota do Românico), separadas por uma ponte. Por aqui também se avultam solares e casas solarengas, pois trata-se de uma região vinícola e única no mundo, onde o vinho verde é rei.
O passeio terminou junto da Igreja de Santa Maria de SobreTâmega, num bonito e aprazível miradouro.
Só para fazer alguma inveja 😂😂 e vos abrir o apetite de irem conhecer tudo isto, cá vai o menú:
Entradas: Pão, Rissóis de Carne, Presunto, Pataniscas, Polvo com molho verde, Rojões, Moelas, Orelheira. Pratos Principais: Vitela Assada no Forno e Lombo Assado no Forno com castanhas, arroz e batata assada. Vinhos: Branco e Tinto (maduro e verde) da casa, água, sumos, cerveja. Sobremesa: Fatia de Bolo e Abacaxi. Café.
Deixo-vos com algumas imagens