Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2020

 PORTUGAL DE NORTE A SUL PELA EN2

A terceira estrada mais longa do mundo e também a maior estrada portuguesa, pois atravessa Portugal de Norte a Sul, começando em Chaves ao Km 0 e terminando em Faro ao Km 738,5

A primeira coisa a fazer é adquirir um passaporte

                    
                                  
              

A Ponte Romana de Chaves, também referida como ponte de Trajano, localiza-se sobre o rio Tâmega, na cidade de Chaves, distrito de Vila Real


 






A viagem continuou até Castro Daire mas também é de grande interesse visitar Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso de Régua e Lamego. Não paramos nestas localidades, uma vez que já eram conhecidas e assim não perdemos tempo.


É também um ponto de referência, uma vez que tem de carimbar o passaporte (se o desejar fazer)

Segue-se S. Pedro do Sul, onde também não paramos por ser conhecido

Chegados ao Município de Viseu, ao km 172, há que fazer um bom repasto e para isso escolhemos o restaurante “ o cortiço”



O Museu Nacional Grão Vasco está localizado no centro histórico de Viseu, no antigo palácio dos bispos, do século XVI, ao lado da catedral 




Continuando até Penacova, passando por  Mortágua, chegamos a Vila Nova de Poiares




uma breve paragem para carimbar o passaporte e seguimos até Góis, onde pernoitamos e comemos o pior jantar da nossa vida. 




Continuando o trajeto até Pedrogão Grande e Sertã, deparamo-nos com nomes de terras engraçados







E cá chegamos nós ao Centro geodésico de Portugal em Vila de rei, ao Km 366.

Continuando viagem, passamos o Sardoal e Abrantes e estamos em Ponte de Sor






Em direção a Viana do Castelo passamos por Aviz, Mora, Coruche e Montemor -O-Novo



              


Em Alcáçovas - Viana do Alentejo um momento de repouso bem merecido



A nossa rota segue até Torrão em Alcácer do Sal


Continuando viagem, passamos Ferreira do Alentejo , Aljustrel, Castro Verde , onde não parámos, visto já conhecermos , mas  paramos em Almodôvar para o respetivo carimbo.

Seguimos por Loulé até S. Brás de Alportel e finalmente chegámos a Faro.





As Ruínas romanas de Milreu ou Ruínas de Estói são um importante conjunto arqueológico no Concelho de Faro






Obrigada companheiro por tão bons e também alguns maus momentos ( nem tudo é perfeito) partilhados

Para todos, umas boas férias......

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Efemérides de 5 de Agosto

1884 Foi colocada a primeira pedra há 136 anos da base da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

1973 Dois membros do Setembro Negro atacaram há 47 anos o aeroporto de Atenas, tendo morrido três pessoas e 55 ficaram feridas.

1984 Rosa Mota conquistou há 36 anos a Medalha de Bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1993 Foi legalizado há 27 anos o Partido da Terra.

1995 A cidade de Knin, na Croácia, uma importante fortaleza sérvia, foi capturada há 25 anos pelas forças croatas durante a Operação Tempestade, e a data é comemorada na Croácia como o Dia da Vitória.

2002 Morreram 88 pessoas em Caracas, na Venezuela, há 18 anos, durante os confrontos entre civis e grupos armados de apoio ao presidente Hugo Chávez.

2007 Portugal tornou-se formalmente há 13 anos o primeiro país a ter jurisdição sobre uma área para lá das 200 milhas náuticas, onde o mar é de todos.

2009 José Eduardo Moniz ocupou, pelo último dia, há 11 anos, o lugar de diretor geral da TVI, depois de mais de dez anos à frente da estação de televisão

2010 Ocorreu o acidente na mina San José, há 10 anos, que deixou 33 mineiros chilenos a aproximadamente 700 metros abaixo do solo por 69 dias, acabando com um salvamento milagroso visto por TV em todo o mundo.

2014 Um general da NATO morreu há 6 anos e quinze militares ficaram feridos na sequência de um ataque às tropas da Aliança, em Cabul, no Afeganistão.

2015 Pedro Passos Coelho garantiu há 5 anos que o IVA e o IRS recebido acima do previsto seria devolvido aos contribuintes, mas tal nunca chegou a acontecer.

2017 Ao seu estilo e sem papas na língua, apesar de já estar afastado da vida política, Alberto João Jardim lançou críticas em todas as direcções, mas especialmente a Passos Coelho, o líder do seu partido, numa entrevista ao Jornal Económico.

2019 Histórica GREVE geral há 1 ano em Hong Kong, contra a lei de extradição.

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...