Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Véus de mármore.
 Tem que haver uma capacidade de grande nível para esculpir assim o mármore.Essa escultura abaixo, “A virgem velada” é uma das mais impressionantes que eu já vi na vida, notem o efeito de transparência, é do artista italiano do século XIX Giovanni Strazza.

marmore 682x1024 Véus de mármore Curiosidades

Pense no grau épico de dificuldade de modelar um véu sobre um rosto num material que está entre os mais duros do planeta, o mármore ( mineral de dureza 3 – escala de Friedrich Mohs). Outro problema é que o mármore não tem adição. É uma escultura 100% feita por subtração. Por isso que dizem que para esculpir uma figura, você do bloco, “pura e simplesmente tira tudo que está a mais”.


Véu de mármore4 Véus de mármore Curiosidades

Já está espantado? Espere até descobrir que não é só essa. Existem grandes esculturas com belíssimos véus de mármore:


Véu de mármore1 Véus de mármore Curiosidades
 
Véu de mármore8 Véus de mármore Curiosidades
Véu de mármore6 Véus de mármore Curiosidades
Véu de mármore5 Véus de mármore Curiosidades
 
Véu de mármore10 Véus de mármore Curiosidades
Pense no nível de dificuldade ao esculpir isto sem danos.


390041 original Véus de mármore CuriosidadesEste é um monumento ao pai do príncipe Raimondo, Antonio de Sangro (1.685-1757)
O nome italiano do monumento Disinganno é muitas vezes traduzida como “decepção”, mas não no sentido convencional disso, e em eslavo eclesiástico – “A liberdade do feitiço”.
 ”A liberdade do feitiço” (depois de 1757) de Franschesko Kvirolo e é a mais famosa de suas obras, pela habilidade em fazer esta rede.
Toda feita em uma única peça de mármore e pedra-pomes, Kvirolo foi o único mestre napolitano que aceitou o desafio. Outros grandes escultores não aceitaram o desafio, acreditando que a rede se iria despedaçar.
Escultores fantásticos dominam há séculos a arte do recorte preciso da pedra. 
E que tal essa textura de pele, de Lorenzo Berdini, que retrata o sequestro de Perséfone? Reparem na pressão dos dedos na pele.
 
ed2e9c38e9c90103614d1a062a973be4 Véus de mármore Curiosidades

O artista só tinha só 23 anos de idade qua
ndo a fez em 1621. Repare no detalhe:

bed9f06ab6c98c1416077119376a9cfa 581x1024 Véus de mármore Curiosidades
     
 

 
 
 

domingo, 24 de maio de 2015

Passeio de domingo por terras de Penela


Lindo campo de flores bem coloridas a caminho de Penela







Falcão em pose  para a fotografia


sexta-feira, 15 de maio de 2015

Raul Solnado e Zeloni no Show do Dia 7 (jul-1967)


12 razões pelas quais NÃO DEVE visitar Portugal!!
 
1. Têm praias a mais e torna-se difícil escolher uma
 
 
 
Sim, é verdade. Quem, em seu pleno juízo, consegue escolher entre uma praia nas falésias do Algarve, uma praia no quase selvagem litoral alentejano ou praias de areia negra nos Açores? Escolher uma delas obriga-nos a abdicar de centenas de outras. Um drama!

                         2. As livrarias têm classe a mais e são demasiado antigas

 
 
Entrar na livraria Lello é um trauma. Torna-se difícil escolher um livro no meio de tanta beleza. Mais vale procurar um país onde as livrarias estão nos centros comerciais.

                             3. As bibliotecas são muito antigas e algumas têm morcegos

 
 
Aplica-se a mesma regra das livrarias: se estamos lá para ver livros, qual é o interesse da decoração? E para quem Chiropterofobia (fobia a morcegos) e quer entrar na Biblioteca do Palácio de Mafra? Bahhh…

                               4. As aldeias são todas de pedra e perdidas no meio da serra

 
 
Sejamos honestos: o que nós queremos ver é autoestradas e blocos de apartamentos com graffitis. Visitar uma aldeia perdida no meio da serra? Isso é coisa de gente doida.

                                                 5. É difícil escolher um vinho

 
Com todas as castas de vinho que existem exclusivamente em Portugal e tantas regiões demarcadas, escolher um vinho é uma aventura. Correrá o risco de escolher o 5º melhor vinho do mundo sem perceber que na carta de vinhos do menu estão também os 4 primeiros. E provavelmente, até o vinho da casa feito pelo proprietário do restaurante receberia um prémio internacional se fosse a concurso. Quem consegue escolher por entre tanta possibilidade? Uma loucura!

                                                        6 . Fado? Que coisa é essa?

 
 
Jantar numa casa de fados e ouvir uma mulher a cantar uma música que fala de Lisboa e de Saudade? Qual é a piada disso se podemos ir a um festival de música techno em qualquer sítio do mundo?
                     
                                                    7. O Alentejo é a nova Toscana?

 
 
Viajar por paisagens ondulantes e melancólicas, com cores que variam consoante as estações do ano, parar numa vila com vestígios árabes e noutro logo ao lado com vestígios romanos, entrar numa tasca e ouvir um grupo de homens a cantar cante alentejano? Hmmmm… não convence.

                                    8. Os Açores são as ilhas mais bonitas do mundo?

 
 
Isso é muito subjectivo. O que têm de especial essas ilhas que não tenha o Havai? Lagoas? Vulcões? Piscinas naturais de água quente? Esperar 5 horas por um cozido feito debaixo de terra? Estradas rodeadas por hortênsias? Provavelmente todas as ilhas terão coisas dessas. Ou não?

                                    9. O estilo manuelino é mais um estilo igual aos outros




Que tem o estilo manuelino de especial? Pedras esculpidas que parecem renda feitas por artesãos de uma forma que hoje nem se compreende como o teriam feito?

                                     10. Paisagens imensas esculpidas pelo Homem

 
 
Que há de especial no Douro? Lá por ter demorado séculos a ser construído, sempre apenas com a força dos homens e das mulheres daquela região e com a teimosia própria de quem não se deixa intimidar pelo trabalho e fabrica um dos melhores vinhos do mundo, não quer dizer que seja algo de especial. Ou é?

                                                 11. Azulejos por toda a parte

 
 
Decorar casas, igrejas e fachadas com azulejos deve ser algo próprio de alguém que não tem mais nada que fazer. Para quê todo esse trabalho se podiam pintar as paredes todas de branco?

                                            12. Gastronomia variada ou apenas bacalhau?

 
 
Mais de 1000 formas diferentes de cozinhar bacalhau? Que povo estranho é este que vai buscar o seu prato típico a milhares de quilómetros de distância? E aquelas coisas estranhas que eles comem, tipo caracóis, arroz com sangue, tripas de porco. Hmmm… é tudo muito duvidoso.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Para aqueles que nasceram

                      N0 DIA 13 = DIA DA PERÍCIA

O nativo deste dia é meticuloso, autoritário, sistemático, prático, econômico, trabalhador incansável, sempre lutando em prol dos seus objetivos, não poupando esforços para atingi-los. Como o nome do dia sugere (dia da Perícia), é tremendamente hábil em reformas, em transformações e mudanças, quando estas são de seu interesse. Ousado e dinâmico, prefere fazer acontecer a esperar. É hábil em trabalhos manuais (consertos e reparos), mesmo que estes exijam conhecimentos técnicos, pois com simples observação consegue adquirir a capacidade técnica para os consertar.. É alegre e talentoso, podendo se sair bem em profissões artísticas ou de entretenimento. É justo, bondoso e fica muito chateado quando pressente ou constata que alguém foi injustiçado e também se revolta com as competições desleais ou quando alguém é enganado.É muito amoroso, mas encontra certa dificuldade em expressar seus sentimentos. É prestativo, dedicado, bom amigo, mas quase nunca expressa essas emoções, parecendo isto sim, indiferente, frio,materialista e calculista, reprimindo seus sentimentos , sejam eles de dor, decepções ou mesmo de alegria.
Não sabe viver sem amor, carinho e afeto. Porém, como não expressa esses sentimentos, poucos o compreendem e o conhecem realmente. A sua vida é pautada pelos negócios, pela dedicação à profissão (de preferência em indústrias de grande porte, construção civil ou administração pública), pois sendo íntegro, organizado, honesto e eficiente, rapidamente consegue um lugar de destaque nesses campos. Contrariedades e decepções, principalmente com parentes e amigos, podem lhe causar dores de cabeça, problemas na fala e no sistema respiratório; porém, consegue superar esses inconvenientes de modo admirável.

domingo, 3 de maio de 2015


A MÃE ABANDONADA


No dia das mães os bons filhos mostram seus melhores sentimentos para homenageá-las, mas nem sempre é assim. Não deve existir uma dor maior para uma mãe do que ser abandonada pelos filhos, justo quem, ela mais deu carinho e amor, ou melhor, a sua vida. Uma mãe sem identidade, mas nem por isso anônima, amarga a dor do abandono e da indiferença... É o que veremos neste cordel que é um pedido de socorro e um alerta aos filhos desnaturados.

O valor de uma mãe
Presente caro não paga
Ouro nenhum lhe compensa
Ferrugem jamais estraga,
O amor de dez mulheres
Não preenche a sua vaga.

O carinho dessa figura
É algo tão valioso
Que salva um f ilho perdido
Acalma o outro nervoso
Abranda o f ilho valente
E transforma o orgulhoso.

(...)

— Onde estarão meus filhos
Que eram tão sorridentes
Como vivem, o que fazem,
Serão tristes ou contentes,
Amam os filhos que tiveram
Ou lhes são indiferentes?

Quando crianças, no colo,
Tantas vezes embalei.
Com o meu leite materno
Cada um amamentei
Dedicada e desvelada
A todos alimentei!

Estão todos ocupados
Que nem se quer tem lembrança
Dessa mãe abandonada
Tristonha sem esperança,
A quem só lhes deu carinho
Tem ódio como vingança.

Ah! Se eles entendessem
Que minha falta de sono
É por ficar neste asilo
Igualmente um cão sem dono
E sentirem como é triste
Sentir a dor do abandono!

Com os seus filhos, meus filhos,
Alegram o seu coração?
Cuidam deles como eu
Deles cuidei com paixão
E depois ser relegada
A mais triste solidão?


A origem do Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Receita de Rissóis de Carne

Receita de Massa Quebrada

sábado, 2 de maio de 2015

DIA DO TRABALHADOR FOI ASSIM



    UM DIA DE CHUVA NO CASAL DE S. SIMÃO. TRATA -SE DE UMA PEQUENA ALDEIA, DE PRATICAMENTE UMA SÓ RUA. A ALDEIA ESTENDE SE AO LONGO DE UMA CUMEADA QUASE PARALELA AO CURSO DA RIBEIRA DE ALGE.






      SITUADO NA TRANQUILA ALDEIA DE FOZ DE ALGE E INSERIDO NUMA BELA PAISAGEM NATURAL, SOBRE A BACIA DO ZÊZERE, O PARQUE OFERECE CONDIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES DESPORTIVAS AOS AMANTES DO DESPORTO.





        EM FIGUEIRÓ DOS VINHOS - CASA MANDADA CONSTRUIR PELO PINTOR JOSÉ MALHOA E CONHECIDA POR " CASULO"

         CORETO DO JARDIM

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...