segunda-feira, 20 de abril de 2015

Nós, por terras de Galiza
Com paragem em Viana do Castelo


Situada no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, destaca-se a Basílica de Santa Luzia, que foi começada a construir em 1903 e terminada em 1943

Basílica de Santa Luzia





Paisagem

    
Dizem os galegos que quando Deus criou a Terra, estendeu a mão sobre a Galiza para formar as Rias Baixas com os seus dedos.
O litoral atlântico recortado, onde escarpas e praias se sucedem em sintonia é de uma beleza inigualável.
Passeando  no Grove



Jangadas para criação do mexilhão ( em cordas)


Durante todo o ano é possível visitar os viveiros em barcos com fundo envidraçado, para se poder ver o fundo do mar e os respetivos viveiros em grossas cordas suspensas das jangadas




Da panela para a mesa

Degustação  a bordo, acompanhada por vinho Alvarinho

Illa da Toxa

Pequena ilha situada na ria de Arousa (Rias Baixas), ligada por uma pequena ponte à península de «O Grove», a Ilha da Toxa está atualmente virada para o Turismo, com menos de 50 habitantes, tem várias centenas sazonalmente, ao longo do verão ou em fins-de-semana ocasionais, devido aos vários complexos hoteleiros, blocos de apartamentos, campo de golfe e um casino. A Ilha da Toxa, ou como chamavam os habitantes de o Grove, Ilha do Louxo, é uma das ilhas mais conhecidas na Galiza, pela sua vertente Termal, além dos balneários, as estruturas desta ilha tornam-se atrativos para vários turistas que procuram «La Toja» Em visita aproveitei para efetuar a típica compra de produtos na Fábrica de sabonetes e sais de banho «La Toja».
Igreja da ilha, revestida  de conchas


A queimada
A queimada é uma bebida alcoólica típica da Galiza, elaborada com aguardente queimada, açúcar, aos quais geralmente é adicionada também casca de limão ou laranja.
O ritual da preparação está dirigido a afastar os maus espíritos e as meigas (bruxas) que espreitam, segundo a tradição, para maldizê-los, quer por diversão, por vingança ou por qualquer outro motivo. Qualquer ocasião é boa para realizar uma queimada: uma festa, reuniões familiares ou de amigos. Após a ceia, na obscuridade da noite (que é um bom momento para realizá-la), os comensais reúnem-se ao redor do pote  no qual se elabora, preferivelmente com as luzes apagadas. Um dos presentes é encarregado de lhe dar o toque final, erguendo com uma concha o líquido em chamas e deixando-o cair pouco a pouco no recipiente enquanto pronuncia o esconjuro, criando-se um ambiente especial.








Resultado da queimada - um licor

 Santiago de Compostela


A Catedral de Santiago de Compostela , tem sido ao longo dos séculos um dos mais importantes destinos de peregrinação cristã, juntamente com Roma e Jerusalém.


Sabem que é da tradição dar um abraço ao Santiago, que se encontra no lugar principal do altar-mor ?... Para isso, existe uma passagem por trás do altar e as filas para o efeito são ininterruptas.






a Catedral estava toda entaipada para trabalhos de  conservação


O Parque Alameda, em Santiago de Compostela
O Parque da Alameda é composto por carvalhos centenários que oferecem uma excelente sombra no Verão. Todos os seus caminhos e cantinhos convidam ao passeio e ao relaxamento. Foi o Conde de Altamira que ofereceu o parque à cidade.

As Duas Marias , também chamadas As Marias, As Duas em Ponto ou as Cara de Pau, é o nome dado em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, a um par de irmãs muito conhecidas na cidade nos anos 1950 e 1960, por passearem todos os dias juntas vestidas de forma excêntrica e provocando os estudantes. As irmãs, Maruxa  Corália , estão representadas numa célebre escultura que se encontra no Parque da Alameda de Santiago de Compostela.
Maruxa e Corália tornaram-se personagens populares da cidade devido aos passeios que realizavam todos os dias pelo centro histórico, vestidas e maquilhadas de forma excêntrica e vistosa, enquanto se metiam com os jovens universitários. Os passeios tinham lugar às duas da tarde em ponto — daí uma das suas alcunhas — a hora em que a maioria dos estudantes iam almoçar e, portanto, quando havia mais movimento nas ruas do centro de Santiago. O passeio das irmãs era um verdadeiro acontecimento pelo contraste que fazia no ambiente cinzento que reinava na Espanha da ditadura franquistaCorália, a mais nova e mais alta, era tímida e pouco faladora, enquanto que Maruxa, mais pequena e mais velha, era faladora e falava como se cantasse.  As Marias, foram também qualificadas como loucas, solteironas e mesmo putas. Aquilo que é um dos ícones mais representativos de Santiago de Compostela ao nível da cultura popular está ligado a um processo de maus tratos sociais e institucionais apoiados pelo regime do general Francisco Franco.





"Ou Carallo 29"
"Ou Carallo 29" é uma expressão que faz parte da tradição popular da língua galega. Normalmente se refere ao pénis. A palavra passou a fronteira  para se tornar uma palavra universal que, sem perder a sua expressividade original, pode ser usada em diferentes áreas e com diferentes significados: admiração, espanto, desprezo, dúvida ... 
Na verdade, a expressão "ou Carallo 29" tem conotações de dúvida, hesitação, suspeita, incerteza e desconfiança. Tem uma origem histórica que remonta o tempo da Restauração, quando o artigo 29 da Lei Eleitoral proclamou automaticamente vencedor da eleição  um candidato que foi o único apresentado num distrito eleitoral  para realizar a votação. 

Muitos ouviram esta expressão. Poucos sabem a sua origem. Mas quase ninguém sabe a sua existência real. Porque ele está lá, como  podem ver na foto . Ou Carallo 29, fica no número 29 da Rua Travesa, perto da Praça de Cervantes.
Continuando o passeio e de regresso a Portugal

Valença do Minho



















 

Sem comentários: