terça-feira, 21 de abril de 2015

Meu Melhor Inimigo



Meu Melhor Inimigo (Min Bedste Fjende, Dinamarca 2010): Cansado de ser humilhado pelos garotos da escola, Alf decide tomar medidas contra aqueles que o atormentam. Alia-se a outro colega também vítima de bullying e, juntos, inspirados nas lutas de Niccolo, herói de uma revista em quadrinhos, firmam um pacto secreto para se vingar dos valentões da turma. Tudo parece ir de acordo com o plano, até que Alf percebe que virar a mesa contra seus algozes, tem suas consequências. Impactante e triste filme dinamarquês que nos faz refletir sobre nossos atos e este mundo tão cruel.

A Classe (2007) - Filme Completo Legendado PT-BR




A Classe (Klass, Estônia 2007): Joosep é um adolescente tímido e sensível que virou saco de pancadas do valentão Anders e sua turma. Diariamente, Joosep é submetido a longas sessões de tortura física e psicológica. A situação piora quando Kaspar, um dos moleques que marcava posição contra Joosep, muda sua conduta e passa a protegê-lo. Sentindo sua liderança ameaçada, Anders decide tornar Kaspar vítima tambem das mesmas atrocidades. Produzido num país sem muita tradição cinematográfica, o filme é um verdadeiro soco no estômago, feito propositadamente para chocar. A princípio, pode soar sensacionalista, mas está mais para um ALERTA e dificilmente vai deixar indiferente quem o assistir.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Nós, por terras de Galiza
Com paragem em Viana do Castelo


Situada no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, destaca-se a Basílica de Santa Luzia, que foi começada a construir em 1903 e terminada em 1943

Basílica de Santa Luzia





Paisagem

    
Dizem os galegos que quando Deus criou a Terra, estendeu a mão sobre a Galiza para formar as Rias Baixas com os seus dedos.
O litoral atlântico recortado, onde escarpas e praias se sucedem em sintonia é de uma beleza inigualável.
Passeando  no Grove



Jangadas para criação do mexilhão ( em cordas)


Durante todo o ano é possível visitar os viveiros em barcos com fundo envidraçado, para se poder ver o fundo do mar e os respetivos viveiros em grossas cordas suspensas das jangadas




Da panela para a mesa

Degustação  a bordo, acompanhada por vinho Alvarinho

Illa da Toxa

Pequena ilha situada na ria de Arousa (Rias Baixas), ligada por uma pequena ponte à península de «O Grove», a Ilha da Toxa está atualmente virada para o Turismo, com menos de 50 habitantes, tem várias centenas sazonalmente, ao longo do verão ou em fins-de-semana ocasionais, devido aos vários complexos hoteleiros, blocos de apartamentos, campo de golfe e um casino. A Ilha da Toxa, ou como chamavam os habitantes de o Grove, Ilha do Louxo, é uma das ilhas mais conhecidas na Galiza, pela sua vertente Termal, além dos balneários, as estruturas desta ilha tornam-se atrativos para vários turistas que procuram «La Toja» Em visita aproveitei para efetuar a típica compra de produtos na Fábrica de sabonetes e sais de banho «La Toja».
Igreja da ilha, revestida  de conchas


A queimada
A queimada é uma bebida alcoólica típica da Galiza, elaborada com aguardente queimada, açúcar, aos quais geralmente é adicionada também casca de limão ou laranja.
O ritual da preparação está dirigido a afastar os maus espíritos e as meigas (bruxas) que espreitam, segundo a tradição, para maldizê-los, quer por diversão, por vingança ou por qualquer outro motivo. Qualquer ocasião é boa para realizar uma queimada: uma festa, reuniões familiares ou de amigos. Após a ceia, na obscuridade da noite (que é um bom momento para realizá-la), os comensais reúnem-se ao redor do pote  no qual se elabora, preferivelmente com as luzes apagadas. Um dos presentes é encarregado de lhe dar o toque final, erguendo com uma concha o líquido em chamas e deixando-o cair pouco a pouco no recipiente enquanto pronuncia o esconjuro, criando-se um ambiente especial.








Resultado da queimada - um licor

 Santiago de Compostela


A Catedral de Santiago de Compostela , tem sido ao longo dos séculos um dos mais importantes destinos de peregrinação cristã, juntamente com Roma e Jerusalém.


Sabem que é da tradição dar um abraço ao Santiago, que se encontra no lugar principal do altar-mor ?... Para isso, existe uma passagem por trás do altar e as filas para o efeito são ininterruptas.






a Catedral estava toda entaipada para trabalhos de  conservação


O Parque Alameda, em Santiago de Compostela
O Parque da Alameda é composto por carvalhos centenários que oferecem uma excelente sombra no Verão. Todos os seus caminhos e cantinhos convidam ao passeio e ao relaxamento. Foi o Conde de Altamira que ofereceu o parque à cidade.

As Duas Marias , também chamadas As Marias, As Duas em Ponto ou as Cara de Pau, é o nome dado em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, a um par de irmãs muito conhecidas na cidade nos anos 1950 e 1960, por passearem todos os dias juntas vestidas de forma excêntrica e provocando os estudantes. As irmãs, Maruxa  Corália , estão representadas numa célebre escultura que se encontra no Parque da Alameda de Santiago de Compostela.
Maruxa e Corália tornaram-se personagens populares da cidade devido aos passeios que realizavam todos os dias pelo centro histórico, vestidas e maquilhadas de forma excêntrica e vistosa, enquanto se metiam com os jovens universitários. Os passeios tinham lugar às duas da tarde em ponto — daí uma das suas alcunhas — a hora em que a maioria dos estudantes iam almoçar e, portanto, quando havia mais movimento nas ruas do centro de Santiago. O passeio das irmãs era um verdadeiro acontecimento pelo contraste que fazia no ambiente cinzento que reinava na Espanha da ditadura franquistaCorália, a mais nova e mais alta, era tímida e pouco faladora, enquanto que Maruxa, mais pequena e mais velha, era faladora e falava como se cantasse.  As Marias, foram também qualificadas como loucas, solteironas e mesmo putas. Aquilo que é um dos ícones mais representativos de Santiago de Compostela ao nível da cultura popular está ligado a um processo de maus tratos sociais e institucionais apoiados pelo regime do general Francisco Franco.





"Ou Carallo 29"
"Ou Carallo 29" é uma expressão que faz parte da tradição popular da língua galega. Normalmente se refere ao pénis. A palavra passou a fronteira  para se tornar uma palavra universal que, sem perder a sua expressividade original, pode ser usada em diferentes áreas e com diferentes significados: admiração, espanto, desprezo, dúvida ... 
Na verdade, a expressão "ou Carallo 29" tem conotações de dúvida, hesitação, suspeita, incerteza e desconfiança. Tem uma origem histórica que remonta o tempo da Restauração, quando o artigo 29 da Lei Eleitoral proclamou automaticamente vencedor da eleição  um candidato que foi o único apresentado num distrito eleitoral  para realizar a votação. 

Muitos ouviram esta expressão. Poucos sabem a sua origem. Mas quase ninguém sabe a sua existência real. Porque ele está lá, como  podem ver na foto . Ou Carallo 29, fica no número 29 da Rua Travesa, perto da Praça de Cervantes.
Continuando o passeio e de regresso a Portugal

Valença do Minho