Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014


O homem e a mulher



O homem é um templo; a mulher um sacrário. Ante o templo nós nos descobrimos; ante o sacrário, ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha. Pensar é ter cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher um lago. O oceano tem pérola que o embeleza; o lago tem a poesia que o deslumbra.
O homem é uma águia que voa; a mulher um rouxinol que canta. Voar é dominar os espaços; cantar é conquistar a alma.
O homem tem um farol: a consciência. A mulher tem uma estrela: a esperança. O farol guia e a esperança salva.

Enfim,

O homem está onde termina a terra;

A mulher onde começa o céu!





A todos um Santo e Feliz Natal!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

https://plus.google.com/photos/107426655415306241728/yearinphotos2014?authkey=CJOGlZflmZWxlwE

sábado, 13 de dezembro de 2014

O BARCO VAI DE SAÍDA-Fausto




LAR DE IDOSOS...


"(...) Chateadíssimo de viver sozinho, resolvi recolher a um lar da terceira-idade. Calcula-se o que é. Antros de horror, para onde os velhos são atirados porque aborrecem ou incomodam em casa da família, dos filhos.
Não sei ao certo de onde veio esta moda, mas calculo. E veio para ficar. Normas comunitárias, subsídios que transformam idosos incapazes em rendosa matéria-prima; despojos humanos vampirizados por gente sem escrúpulos nenhuns e gulosa dos apoios oficiais, apenas.
Lares? Meros depósitos de pré-cadáveres. Pobre gente no derradeiro patamar da vida, apoquentada pela idade avançada, a insânia do caruncho, a doença, a invalidez física.”

Luíz Pacheco









segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Canções de Natal



AROMAS E SABORES
ALHO
O alho é um dos mais controversos sabores da culinária. Uns amam-no e outros detestam-no. É, no entanto, um ingrediente que faz toda a diferença em muitos pratos da gastronomia portuguesa.
Existem muitas variedades de alho sendo os de casca rosa os melhores. Quando os compramos os alhos devem ser frescos: a cabeça deve compacta e firma ao toque, não estar a grelar, os dentes devem ser brancos depois de pelados.
O odor do alho tende a espalhado por toda a bancada de trabalho quando o preparamos. Para o evitarmos podemos usar uma tábua de picar apenas para este tipo de ingredientes (alho, cebola, etc.).
Antes de os esmagar podemos embrulhá-los em papel filme. Para os picar pode ser usado um picador de alho ou um almofariz.
A quantidade a utilizar depende do gosto pessoal mas deve ser utilizado com parcimónia com outros ingredientes mais delicados, para que não se sobreponha aos outros sabores.
Quando se frita o alho este deve apenas alourar, pois se queimarem é transmitido um sabor amargo ao prato que se está a confecionar. Pode assar cabeças inteiras com pratos de carne, devendo untá-las com uma gordura, manteiga ou azeite, preferencialmente.
Quando utilizar alho num cozinhado e se for conservar o prato vários dias, retire eventuais rebentos verdes que possa ter encontrado no interior do alho, pois, com o tempo, libertam um sabor amargo ao prato.
Os melhores alhos são produzidos em regiões quentes, daí fazerem parte integrante das cozinhas mediterrânea e do médio e extremo oriente. 
Uma das formas eficientes de transmitir aos vegetais um sabor a alho é esfregar uma frigideira com um dente de alho esmagado e descascado. Depois juntam-se os vegetais e mexe-se com um garfo, técnica muito utilizada pelos Italianos.
Em Espanha, a favorita é a sopa de alho. Os dentes de alho são alourados em azeite e depois deixados a fervilhar num tacho de barro, com bocados de pão, uma pitada de colorau e caldo de carne. Depois dos alhos estarem macios, parte-se um ovo em cada tigela de sopa e junta-se o caldo.
Mas a maneira mais simples de desfrutar o sabor do alho é fazer uma pasta de alho, sal e manteiga e barrar pão torrado.
O alho tem propriedades medicinais muito reputadas e houve épocas em que se pensava que ajudavam a afastar os maus espíritos., mas acima de tudo é alho é um saboroso ingrediente, muito útil no tempero.

sábado, 6 de dezembro de 2014

REDAXÃO
“O PIPOL E A ESCOLA”
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesseloutro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?
Mas o pior nem é isto. O pior é que este tipo de gente(?!), um dia, vota para escolher quem governará este país.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014


A DANÇA PARA O SIGNO CARNEIRO
Estes nativos apreciam o movimento, o dinamismo, e têm sempre energia para dar e vender. Uma dança cheia de ritmo, e que ao mesmo tempo exija força e carisma é aquela que melhor se adequa à sua personalidade. Nesse sentido, o Flamenco e todas as danças Sevilhanas têm uma carga energética masculina, possante, e serão do agrado dos nativos deste signo regido por Marte, pois permitem a Carneiro esbanjar sensualidade e encenar cenas de grande dramatismo e tensão erótica.

Do Choupal Até Á Lapa - Zeca Afonso

Amigos são anjos que nos deixam em pé quando as nossas asas têm problemas e não se lembram de como voar.

Um dia, quando eu era caloiro na escola, vi um miúdo da minha turma a caminhar para casa depois da aula.
O nome dele era Tone.
Parecia que estava a carregar os seus livros todos.
Eu pensei:
- Porque é que leva para casa todos os livros numa sexta-feira?
Ele deve ser mesmo um marrão.
Como já tinha o meu fim-de-
semana planeado (festas e um jogo de futebol com meus amigos no sábado a tarde) Encolhi os ombros e segui o meu caminho.
Conforme ia caminhando, vi um grupo de miúdos a correr na direcção dele.
Eles atropelaram-no, arrancando-lhe todos os livros dos braços e empurraram-no, de tal forma que ele caiu no chão.

Os seus óculos voaram, e eu vi-os aterrarem na relva a alguns metros e onde ele estava. Ele ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza nos seus olhos.
O meu coração penalizou-se por ele. Então, corri até ele enquanto ele gatinhava à procura dos óculos, e pude ver lágrimas nos seus olhos.
Enquanto lhe entregava os óculos, eu disse:   
- Aqueles tipos são uns parvos. Eles deviam era arranjar uma vida própria.
Ele olhou para mim e disse:
- Ei, obrigado!   
Havia um grande sorriso na sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu ajudei-o a apanhar os livros, e perguntei-lhe onde morava.

Por coincidência ele morava perto da minha casa, então eu perguntei como é que nunca o tinha visto antes. Ele respondeu que antes frequentava uma escola particular.
Conversámos todo o caminho de volta para casa, e carreguei-lhe os livros.
Ele revelou-se um miúdo muito porreiro. Perguntei-lhe se queria jogar futebol no Sábado comigo e com os meus amigos, ele disse que sim.
Ficamos juntos todo o fim-de-semana e quanto mais eu conhecia Tone, mais gostava dele. E os meus amigos pensavam da mesma forma.

Chegou a Segunda-Feira, e lá  estava o Tone com aquela quantidade imensa de livros outra vez. Parei-o e disse:   
- Diabos, pá, vais fazer o quê com os livros de novo?
Ele simplesmente riu e entregou-me metade dos livros.

Nos quatro anos seguintes Tone e eu tornamos-nos melhores amigos.
Quando nos estávamos a formar começámos a pensar na faculdade. Tone decidiu ir para Coimbra, e eu ia para a Lisboa.
Eu sabia que seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria um problema. Ele seria médico, e eu ia tentar uma bolsa escolar na equipa de futebol.

Tone era o orador oficial da nossa turma. Ele teve que preparar um discurso de formatura. Eu estava super contente por não ser eu a subir ao palanque e discursar.
No dia da Formatura eu vi Tone. Ele estava óptimo. Ele estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos. Ele saía com mais miúdas do que eu, e todas as raparigas o adoravam!

Às vezes eu até ficava com inveja. Hoje era um desses dias. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso por causa do discurso. Então dei-lhe uma palmadinha nas costas e disse:
- Ei, rapaz, vais-te sair bem!   
Ele olhou para mim com aquele olhar (aquele olhar de gratidão) e sorriu.
-Valeu, disse ele.   
Quando ele subiu ao oratório, limpou a garganta e começou o discurso:
-'A Formatura é uma época para agradecermos aqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Aos pais, aos professores, aos irmãos, talvez até a um treinador. Mas principalmente aos amigos. Eu estou aqui para lhes dizer ser um amigo para alguém é o melhor que se pode dar.

Eu vou-lhes contar uma história.   
Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos.

Ele tinha planeado suicidar-se naquele fim-de-semana.
Contou a todos como tinha esvaziado o seu armário na escola, para que a mãe não tivesse que fazer isso depois de ele morrer, e estava a levar as suas coisas todas para casa. Ele olhou directamente no meus olhos e deu-me um pequeno sorriso.

- Felizmente eu fui salvo. O meu amigo salvou-me de fazer algo inominável.
Eu observava, com um nó na garganta, todos na plateia, enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza. E vi a mãe e o pai dele a olharem para mim e a sorrir com aquela mesma gratidão.

Até aquele momento eu nunca me tinha apercebido da profundidade do sorriso que ele dirigiu naquele dia.  

Nunca subestimes o poder das tuas acções. Com um pequeno gesto podes mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior.
Deus coloca-nos a todos nas vidas uns dos outros para que tenhamos um impacto um sobre o outro de alguma forma.   





terça-feira, 2 de dezembro de 2014


 Pensando ...
As vezes me sinto tão inseguro, parece que tudo vai dar errado, sempre amo demais as pessoas e faço 
de tudo para ver elas bem e o que eu ganho em troca? desprezo e grosseria.
Gosto de pensar positivo, mas tem dia que da vontade de desistir de tudo, de dormir e não acordar mais, 
vontade de sumir e nunca mais aparecer.
Acho que sou uma pessoa boa demais e por isso que sempre me dou mal, não consigo ser frio, não se 
importar, não amar, não cuidar, não consigo ser ignorar e nem deixar as pessoas falando sozinha.
As vezes não sei porque sou assim, não me entendo, as pessoas não me entendem e ainda falam
 que sou dramático, que sou cheio de mimimi, mas a verdade é que tenho sentimentos bons e gosto de
 demonstrar.
E quando eu tento ignorar, eu pareço um monstro, parece que errei a vida toda, ai todos me julgam e 
falam que sou ruim, mas na verdade é porque estou cansado de correr atrás.
Gosto de gente que gosta de mim, gosto de gente com atitude e que me faça sorrir, gosto de gente que 
não machuca a gente.
Odeio me machucar, mas quem é que não odeia né? Somos feitos de carne, ninguém é de ferro, ninguém 
gosta de se machucar e nem sofrer, mas as vezes é culpa nossa mesmo, por ser tão bom com as pessoas.
Quando gosto de alguém, gosto por inteiro, não consigo só gostar da aparência ou do que a pessoa é 
por dentro, gosto de tudo.
Tem gente que fala que beleza não importa, mas é claro que importa, se fosse todo mundo como se diz ser
 ninguém se machucaria. Todo mundo vê a beleza da pessoa antes de conhecer, e todo mundo fala que 
isso não importa. 
Todo mundo se importa com a aparência, se não tinha muita gente legal feliz, não na solidão e nem
 desesperado atrás de alguém, pode até ser que depois de um tempo se acostumamos com a pessoa
 e com o carinho que ela proporciona que se ela ficar feia você não vai nem ligar, e não vai se importar com 
o que os outros pensam.
mas vai ser sempre assim, pessoas falando que não se importam com a beleza, que não ligam pra isso, que 
um dia acaba, mas são as que mais se preocupam com isso e acabam machucando os outros.
A verdade é que precisamos ter alguém de verdade, que seja cheio de sinceridade e com o passar do tempo 
ame a gente como a gente é, e não se preocupe com o que os outros falem.
Difícil, mas não impossível...
Sempre me pego pensando, agora vou ser diferente, vou ser frio, não vou me importar, mas a realidade 
é outra, mesmo se machucando não consigo ser assim com quem eu gosto.
As vezes posso até falar que amo, mas é um "Eu te amo" diferente, significa que eu gosto da pessoa mais
 do que gosto dos outros, porque amor de verdade pra mim é só de mãe.
Não discuto sobre isso, só é um pensamento meu e não brigo por isso.
Mas quando a gente gosta muito a pessoa, a ponto de fazer tudo por ela o "Eu te amo" pode existir, mas talvez
 nunca seja de verdade, por que amor nunca acaba.
Decepções sempre vão existir, o negócio é não criar expectativas e parar de se iludir.
Mesmo que seja positivo, nunca depende só de você, e é igual aquele ditado: "se um não quer, dois 
não faz."

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Morre lentamente...

Morre lentamente 
quem não viaja, 
quem não lê, 
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente
quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.
quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
...ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.


domingo, 23 de novembro de 2014

Tempo de Escola





A memória murcha no tempo
Das palavras repetidas
Das seis reguadas
E três ponteiradas
Trauteadas
Como os números da tabuada
Em lengalenga
Cantarolada todos os dias da semana
De manhã e de tarde

De fio a pavio
Quatro e quatro oito
Um biscoito
Oito berlindes à “marezinha”
Oito bonecos da bola à “palmadinha”

De trás para diante
Duas vezes cinco dez
É à vez
Dez botões à “paredinha”
Dez voltas ao “pé-coxinho”
Dez marcas ao “poialinho”

Da frente para trás
Cinco vezes dois dez
E à “covinha” buto que se veja
E estalo que se ouça

O regime do medo
O som do ponteiro
Ao canto o degredo
As orelhas de burro
A régua dura
O ensino da ditadura

E o tempo a passar
A recontar
Duas vezes três seis
A repetir
Duas vezes três seis
A trautear
Oito e oito dezasseis

E lá chega a hora
Do recreio na eira
A lançar o ring
A menina do senhor doutor
A saltar à corda
A Rosa da Toina e a moça da Benta
E ao “apanha”
O Zé da boina e o Patinha
E ao “toca e foge”
O Luís da canita e o Zé da Sanita
E a “pular à uva” 
O Broa e o Papa Açorda

E ao pião “à nicada”
O Biji-bitó o Ratinho e o Maló
E nas macacadas o Xico Caretas
A parodiar o Manel das Bufas Pretas

E toca a sineta
No regresso à tormenta
De novo a ardósia
Mil vezes usada
Ensebada e requebrada
Com lápis de pedra
Mais uma vez a tabuada
Duas vezes dois quatro
Sem enganar
Duas vezes dois quatro

E repetir

E repetir

E repetir.

Fernando Reis Luís, em "Nos Socalcos da Serra"

sábado, 22 de novembro de 2014

Dançar faz bem porque...
Ajuda você a fazer novos amigos
É uma oportunidade de se unir a outras pessoas em prol de um objetivo comum.

Combate o estresse
O exercício diminui a tensão e relaxa a musculatura.

Controla a ansiedade
Além de estimular a concentração, a dança acalma e tranquiliza.

Melhora a comunicação
Depois de algumas aulas, você terá menos dificuldade de se expressar em público.

Aumenta a autoestima
Quem não se sente mais segura e poderosa fazendo bonito no baile?

Queima calorias
Uma hora de salsa ou samba rock queima até 594 calorias!

Turbina a capacidade sanguínea
A dança de salão aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Você sentirá até que seu fôlego aumentou!

Melhora a flexibilidade
Dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar.

Tonifica os músculos
Pernas, glúteos e barriga agradecem quando você treina os novos passos na pista ou no salão de baile.

Dá mais tesão no sexo
Jogo de pernas, charminhos e brincadeiras típicos de alguns ritmos despertam a fantasia do casal. Sem falar que dançar coladinho com alguém dá um gostoso frio na barriga...

Reforça o amor e a cumplicidade do casal
Dançando, você e seu parceiro redescobrem o prazer de curtir a companhia um do outro. Sem falar que ganham um motivo a mais para passear.

Exercita o equilíbrio
e a coordenação motora Com a dança, o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.
A dança que mais combina com você
Para quem nunca dançou
Experimente forró ou merengue, ritmos mais fáceis. Em poucas aulas, você já pega alguns passos.

Para quem quer emagrecer
Gafieira e lindy hop exigem movimentação intensa. O constante jogo de pernas fortalece os músculos e queima gordura.

Para quem é jovem
Salsa, zouk e samba rock têm espaço garantido nas baladas e são ideais para pessoas descontraídas.

Para quem é romântica
Tango e bolero são as melhores opções, com passos lentos e elegantes. E dançar com o rosto coladinho faz o clima a dois esquentar na hora!


terça-feira, 18 de novembro de 2014

MAGNÉSIO: VIDA LONGA COM SAÚDE

O Magnésio é um mineral da maior importância para o funcionamento adequado do organismo. É um dos minerais mais abundantes no corpo humano (em média 25g), localizado cerca de 70% no tecido ósseo e o restante nos tecidos moles (músculos, tecido nervoso, vísceras), no fluido extracelular e secreções digestivas. É vital para o metabolismo do Cálcio, da vitamina C, Fósforo, Sódio e do Potássio.

Atua para a formação de mais de 300 diferentes enzimas em nosso organismo e tem papel fundamental na produção, armazenamento e liberação de energia da célula. Nenhuma proteína é formada em nosso corpo, a partir dos aminoácidos, sem a presença adequada de Magnésio. É necessário para os principais processos biológicos, inclusive o metabolismo da glicose e a síntese de ácidos nucleicos. O Magnésio tem um papel importante na contração muscular, sendo considerado também um mineral anti-stress, anti-inflamatório, anti-trombótico e protetor cardiovascular. Por tudo isso, o Magnésio é absolutamente essencial à vida.

O Magnésio Aminoácido Quelato representa um avanço extraordinário na fisiologia nutricional para otimizar a absorção do mineral Magnésio pelas células. Ele é constituído pelas ligações de aminoácidos com o Magnésio, formando então moléculas que são absorvidas intactas, como dipeptídeos estáveis, para o interior das células, portanto com alta absorção. Diferentemente, no caso dos sais de Magnésio na forma de cloretos, sulfatos, etc., os quais são desmembrados no estômago pela ação do ácido clorídrico e enzimas, liberando o mineral Magnésio, o qual ionizado, reage com substâncias existentes no trato digestivo (fibras, fitatos, gorduras, etc.), formando compostos que não são absorvidos pelas células, sendo então excretadas do organismo, ocasionando assim perdas consideráveis do Magnésio ingerido da ordem de mais de 75%.

CARÊNCIAS E NECESSIDADES

Foi constatado que mais de 70% da população dos E.U.A. consomem dieta deficiente em Magnésio. Em nosso país este índice deve ser ainda maior. O Conselho Nacional de Pesquisas dos E.U. A recomenda 350mg diários de Magnésio para adultos. Entretanto para se alcançar esta dosagem é necessário a ingestão de uma grande quantidade de alimentos contendo Magnésio, devido às perdas consideráveis do mineral no processo digestivo em 75% aproximadamente.

Fatores que acarretam carência de Magnésio:

Solo pobre em Magnésio e o uso de adubos químicos N.P.K. (Nitrogênio, Fósforo e Potássio). Por antagonismo o nível de potássio absorvido pela planta inibe a absorção do Magnésio.
Consumo excessivo de gorduras saturadas, laticínios e proteínas na alimentação diária;
Prática de esportes ou de exercícios de alta intensidade, que provocam muita sudorese;
Regimes de emagrecimento prolongados;
Uso habitual de diuréticos e ou de laxantes;
Mulheres que fazem uso regular de pílulas anticoncepcionais ou reposição de estrógeno;
Elevado consumo de bebidas alcoólicas e ou excesso de refrigerantes à base de cola;
Dietas ricas em carboidratos (açúcar) e sal;
Estados freqüentes de ansiedade e "stress";
Consumo elevado de produtos a base de Cálcio.

Sintomas da carência de Magnésio:

São caracterizados por manifestações como: irritabilidade dos nervos e músculos, inclusive tiques nervosos e cãibras, transtornos neurológicos e psíquicos, como dores de cabeça, vertigens, cansaço visual, tremores nas pálpebras, batimentos cardíacos irregulares (taquicardias). distúrbios glandulares, transtornos digestivos, lentidão no funcionamento do fígado, contrações da vesícula biliar, micções noturnas e problemas na próstata.

EQUILÍBRIO CÁLCIO - MAGNÉSIO

O Cálcio e o Magnésio formam importantíssimo equilíbrio entre líquidos extra e intra-celulares. Quando existe uma carência de Magnésio, o Cálcio, desequilibrado em relação ao Magnésio, em lugar de se fixar nos ossos, é eliminado ou deposita-se em várias partes do organismo formando, ao longo do tempo, calcificações como por exemplo: nas paredes das artérias causando a arteriosclerose, nas articulações ósseas, nos rins e na vesícula formando "pedras", "quistos" nos seios, nos pulmões, etc. além da formação de coágulos no sangue, que predispõe a tromboses provocando sintomas de perda de memória, da visão e transtornos da audição, contribuindo desta forma para o envelhecimento prematuro.

OSTEOARTROSE E OSTEOPOROSE

O Magnésio e o Manganês são fundamentais para a formação do Colágeno em nosso organismo. O colágeno é de suma importância para a constituição da cartilagem dos discos intervertebrais da coluna. Também para a formação da membrana que recobre os ossos nas articulações (periósteo). Com isto são evitados problemas de artrose na coluna (bicos de papagaio, dores) e outros nas articulações como bursite, esporão do calcâneo, etc.. A maior parte do Magnésio em nosso corpo encontra-se nos ossos (cerca de 70%), onde fica em reserva, fazendo parte da trama óssea junto com o Cálcio, o Fósforo e o Manganês. Em caso de carência do Magnésio e frente a uma prioridade maior do organismo, ele tende a ser retirado dos ossos, alterando o seu equilíbrio com o Cálcio, o que favorece certos processos de osteoporose.

SEM MAGNÉSIO NÃO HÁ ENERGIA

Para se gerar energia em nosso organismo são formados no interior da célula, moléculas a partir de carboidratos, lipídeos e proteínas, chamadas ATP (Trifosfato de Adenosina). Esta formação, no entanto, não é concretizada na falta do Magnésio.

Magnésio e atividade física:

Como toda a energia para contração muscular provem da hidrólise de ATP, um nível baixo de Magnésio no organismo resulta em queda no rendimento físico devido a diminuição da produção dessa energia. Portanto, é recomendada uma suplementação de Magnésio para os praticantes de exercícios físicos prolongados ou de alta intensidade. Mesmo as pessoas que não praticam ginástica ou atividade física regular, mas sejam propensas à falta de disposição ou cansaço freqüentes, podem estar com alguma carência de Magnésio, principalmente no caso dos idosos.

PROTETOR CARDIOVASCULAR

A ação do magnésio sobre a energia do coração é tão importante que ele tem sido prescrito como preventivo ideal dos ataques cardíacos. O coração, por exemplo, não consegue bombear sangue pelo corpo sem energia adequada. Nas células das fibras musculares do coração há uma quantidade de ATP que quando enzimaticamente convertida libera energia para permitir a atividade cardíaca. Entretanto, a enzima que desencadeia o processo só funciona na presença de Magnésio. O Magnésio em nível adequado atua também para regularizar a pressão arterial, níveis de colesterol, contrariando a formação de coágulos, evitando manifestações de tromboses e aterosclerose, espasmos das artérias e disritmias cardíacas.

TENSÃO NERVOSA, STRESS E DEPRESSÃO

No fluido extracelular das células nervosas, o Magnésio promove a transmissão de impulsos nervosos para permitir uma contração muscular normal. Nessa situação o Magnésio e o Cálcio são antagônicos: o Cálcio age como estimulador e o Magnésio como relaxante. Caso haja baixos níveis de Magnésio, o Cálcio então predomina, exercendo estimulação contínua dos impulsos nervosos e ativando a contração muscular, não permitindo ao nervo entrar em repouso. Isto gera então irritabilidade ou tensão nervosa. Se este quadro persiste, chega-se em pouco tempo ao "stress" e finalmente à depressão. Por isso o Magnésio é considerado um mineral anti-stress.

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E MENOPAUSA

O Magnésio tem ação positiva para suprimir ou aliviar os sintomas decorrentes da TPM e da Menopausa. De fato, estes sintomas em geral desencadeiam um quadro de "stress", o qual por sua vez influencia o organismo para produzir substâncias que afetam a glândula hipófise que, uma vez desregulada, altera a produção de vários hormônios, entre outros os hormônios sexuais, agravando assim a TPM ou os problemas da Menopausa. Por sua vez, o Magnésio, o Manganês, o Zinco e as Vitaminas B3 e B6 atuam para equilibrar o sistema nervoso, contrariando o "stress" e ajudando assim a regularização dos hormônios.

O MAGNÉSIO E A PRÓSTATA

A Próstata é uma glândula formada em grande parte por fibras musculares que necessita de Magnésio para suas contrações normais, ao passo que o Zinco favorece o bom funcionamento das glândulas sexuais. Portanto, a ação conjunta de ambos ajuda para a atividade adequada da Próstata, contrariando a disfunção que ocasiona a sua hipertrofia (aumento de volume). Com o passar da idade, há uma perda maior de Magnésio nos processos catabólicos do organismo, ocasionando redução do mesmo nos órgãos mais ativos como a Próstata e a Bexiga. No caso da Bexiga, a carência de Magnésio provoca perda da elasticidade das fibras musculares das paredes, tornando-as mais rígidas. Assim, qualquer enchimento de urina provoca micção, principalmente no período noturno quando pode ocorrer, por diversas vezes. Com a suplementação de Magnésio as paredes da Bexiga tornam-se mais elásticas, em pouco tempo, reduzindo as micções diurnas e noturnas.

INDICAÇÕES

SISTEMA CARDIOVASCULAR: protege contra doenças cardiovasculares, combate a hipertensão e a circulação deficiente, evita a formação de coágulos e ajuda contra a arteriosclerose.

APARELHO DIGESTIVO: Melhora o trânsito intestinal, com ação benéfica sobre o fígado e a vesícula e todo o complexo gastrointestinal, evita lesões gástricas, intestinais e hepáticas.

SISTEMA GLANDULAR: Regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas, alivia as perturbações da puberdade, da TPM e da menopausa. Contribui para o funcionamento adequado da próstata e ajuda no tratamento do diabetis.

SISTEMA NERVOSO E NEUROMUSCULAR: Melhora o sono, dando uma sensação geral de bem estar. Combate a tensão nervosa, o "stress" e a depressão. Atua para boa elasticidade das fibras musculares, evitando cãibras e dores musculares.

PELE: Fundamental na formação do colágeno para manter a pele saudável e na supressão ou melhoria de certas afecções da pele (prurido, acne, psoríase, eczemas e verrugas).

SISTEMA ÓSSEO: A ação conjunta do Magnésio e Manganês ajuda na formação e manutenção do disco intervertebral da coluna, prevenindo calcificações (bicos de papagaio), dores na coluna e nas pernas, osteoporose, desgaste ósseo das articulações (osteoartrose), bursites e esporão do calcâneo.

APARELHO URINÁRIO: Diminuindo ou fazendo desaparecer as micções noturnas freqüentes devidas a perturbações urinárias da bexiga e de origem prostática. Redução ou supressão da incontinência urinária que surge principalmente em idosos.



instituto Vida Saudável Terra Boa

 Um dia com as maçãs em Armamar  Armamar encontra-se em pleno Douro vinhateiro, é uma vila que geograficamente divide o território em duas p...