sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mário Viegas - "Os ais"


SEXALESCENTES
Se estivermos atentos, podemos notar que está surgindo uma nova faixa social, a das pessoas que estão em torno dos sessenta/setenta anos de idade, os sexalescentes é a geração que rejeita a palavra "sexagenário", porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.
Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica, parecida com a que em meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se.
Este novo grupo humano, que hoje ronda os sessenta/setenta, teve uma vida razoavelmente satisfatória.
São homens e mulheres independentes, que trabalham há muitos anos e que conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram, durante décadas, ao conceito de trabalho. Que procuraram e encontraram há muito a atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida.Talvez seja por isso que se sentem realizados... Alguns nem sonham em aposentar-se. E os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia sem medo do ócio ou solidão. Desfrutam a situação, porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, preocupações, fracassos e sucessos, sabe bem olhar para o mar sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5.º andar....
Neste universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas, a mulher tem um papel destacado. Traz décadas de experiência de fazer a sua vontade, quando as suas mães só podiam obedecer, e de ocupar lugares na sociedade que as suas mães nem tinham sonhado ocupar.
Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder que lhe deu o feminismo dos anos 60. Naqueles momentos da sua juventude em que eram tantas as mudanças, parou e refletiu sobre o que na realidade queria.
Algumas optaram por viver sozinhas, outras fizeram carreiras que sempre tinham sido exclusivamente para homens, outras escolheram ter filhos, outras não, foram jornalistas, atletas, juízas, médicas, diplomatas... Mas cada uma fez o que quis. Reconheçamos que não foi fácil e, no entanto, continuam a fazê-lo todos os dias.
Algumas coisas podem dar-se por adquiridas.
Por exemplo, não são pessoas que estejam paradas no tempo: a geração dos "sessenta/setenta", homens e mulheres, lida com o computador como se o tivesse feito toda a vida. Escrevem aos filhos que estão longe e até se esquecem do velho telefone para contatar os amigos - mandam e-mails com as suas notícias, ideias e vivências.
De uma maneira geral estão satisfeitos com o seu estado civil e quando não estão, não se conformam e procuram mudá-lo. Raramente se desfazem em prantos senti mentais.Ao contrário dos jovens, os sexalescentes conhecem e pesam todos os riscos.Ninguém se põe a chorar quando perde: apenas reflete, toma nota, e parte para outra...
... Os homens não invejam a aparência das jovens estrelas do desporto, ou dos que ostentam um fato Armani, nem as mulheres sonham em ter as formas perfeitas de um modelo. Em vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice, de uma frase inteligente ou de um sorriso iluminado pela experiência.
Hoje, as pessoas na década dos sessenta/setenta, como tem sido seu costume ao longo da sua vida, estão estreando uma idade que não tem nome. Antes seriam velhos e agora já não o são. Hoje estão de boa saúde, física e mental, recordam a juventude mas sem nostalgias parvas, porque a juventude ela própria também está cheia de nostalgias e de problemas.
Celebram o sol em cada manhã e sorriem para si próprios...Talvez por alguma secreta razão que só sabem e saberão os que chegam aos 60/70 no século XXI!
Mirian Goldenberg
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Comportamentos que irritam os professores

 10 formas erradas de se portar com os 'profs'.


Ao longo do curso vai apanhar todo o tipo de professores. Exigentes, descontraídos, picuinhas, bem-humorados, etc, etc, etc. Lidará com um pouco de tudo. Cada um deles terá manias e imporá as suas regras, mas há comportamentos que desagradam a quase todos. Saiba quais são e evite-os.

Pedir uma recomendação em cima da hora


Por incrível que lhe pareça a vida dos professores não é mais fácil do que a sua. Além da preparação das aulas, há testes e trabalhos para corrigir, exames para planear, projetos de investigação em que estão envolvidos, debates e conferências em que têm de participar, ou seja, têm uma agenda preenchida ao minuto. Por isso, quando um aluno lhes pede uma carta de recomendação para o dia seguinte a primeira reação é dizer... não! Especialmente se é um aluno que pouco empenhado nas aulas. É importante ter uma boa relação com o professor antes de lhe pedir este favor, pois é algo que lhe vai dar trabalho. Ele sabe que não pode mentir sobre as suas competências, mas também não o quer prejudicar, pelo que, em muitos casos, terá de apelar à criatividade para não o deixar ficar mal, e isso ocupa muito tempo.

Passar a aula com o telemóvel nas mãos


Palavras para quê?! Não precisa que ninguém lhe diga que enquanto anda no Facebook ou troca sms com os amigos ou com a namorada não está a apanhar nada do que o professor diz. Além de que é uma falta de respeito pelo trabalho do professor e pelos colegas - pelo menos, os que estão mais próximos de si, serão certamente distraídos com esse dedilhar furioso ao longo da aula. Há um professor na Loyola University Chicago que, a este propósito, faz um pedido curioso aos alunos: "Se vão trocar sms por favor coloquem o telemóvel ao nível da mesa, porque me incomoda ver alunos a sorrirem para a braguilha das calças durante a aula".

Repetir a pergunta que um colega acabou de fazer


Nada irrita mais um professor (e os colegas) do que repetir uma pergunta que alguém colocou cinco minutos antes. Este é um sinal óbvio de que não estava com atenção. É claro que pode pedir para o professor explicar melhor algo que não entendeu à primeira. Mas fazer exatamente a mesma pergunta que um colega acabou de fazer é uma coisa diferente.

Mascar pastilha com ruído


Um estudo feito no Japão em 2013, com jovens entre os 20 e os 34 anos, revelou que mastigar estimula o cérebro em oito áreas diferentes. Ou seja, tem bons argumentos para mascar pastilha elástica nas aulas - melhora o estado de alerta e aumenta a rapidez do raciocínio em 10%. Mas não há referências de que os resultados sejam potenciados se mascar de boca aberta ou com ruído.

Sair a meio da aula


Seja numa aula pequena ou num grande anfiteatro é impossível não dar nas vistas quando se levanta para sair da sala. E para piorar o cenário, como não é de bom-tom sair sem se justificar, interrompe a explicação do professor para lhe comunicar que precisa de ir à casa-de-banho ou que tem uma consulta. Se prevê que vai ter de sair a meio da aula, fique perto da porta e faça o mínimo de barulho possível para evitar que o professor perca o fio condutor do que está a dizer.

Perguntar exatamente o que o professor acabou de dizer


Esta é outra versão, geralmente usada por aqueles alunos que acham que ganham pontos a cada pergunta que fazem, mesmo que seja idiota. Se o professor acaba de dizer que o desconhecimento da lei não justifica o seu incumprimento, há sempre alguém que pergunta imediatamente, com um ar de quem acabou de descobrir como recarregar a bateria de um telemóvel em apenas 30 segundos: "Professor, isso significa que se eu desrespeitar uma lei posso ser punido por isso, mesmo que diga em tribunal que não fazia a mínima ideia de que ela existia?"...

Falar com o colega do lado


Pensa que está a falar tão baixo que ninguém se apercebe da conversa com o colega do lado sobre o que fizeram no fim de semana, mas o mais provável é que toda a aula (professor incluído!) esteja a ouvir o 'bichanar' das vossas vozes, perturbando a concentração dos colegas e do professor. Deixe as conversas para o intervalo, poupa o professor a um ataque de nervos e até poderá ganhar uma audiência maior para ouvir as suas aventuras.

Questionar sobre o regulamento da disciplina


O professor teve o cuidado - e o trabalho - de fazer um documento com quase 10 páginas sobre as regras a respeitar na sua cadeira, que está disponível na net, mas a que ninguém liga. A cada aula, há sempre alguém que faz perguntas sobre um tema que está devidamente esclarecido nesse documento, adiando o início da aula e perturbando a sua organização.

Não levar o material necessário


Estar numa aula sem o material básico é quase o mesmo que não estar. Não levar a Constituição para Direito Constitucional ou os Lusíadas para Estudos Camonianos vai impedi-lo de acompanhar a aula a 100% e ainda menos de conseguir responder às perguntas do professor. Esquecer-se do material é algo que já não é aceitável no 7.º ano de escolaridade, quanto mais na faculdade.  

Ter um tique


Brincar com o cabelo, abanar a perna, carregar no botão da caneta. Há uma infinidade de vícios que os alunos têm na sala de aula e que distraem e irritam os professores. Quem se consegue concentrar enquanto ouve o clique constante de uma caneta ou vê um aluno a baloiçar o lápis distraidamente entre os dedos enquanto o pensamento vagueia por outra galáxia? Arranje estratégias para escapar a estes vícios, pois muitas vezes distraem-no também a si e não só ao professor.


(www.expresso.pt)

Rir também é preciso

Uma Senhora muito distinta viajava  num avião
vindo da Suíça. Vendo que estava sentada ao
lado de um padre simpático, perguntou:  
-Desculpe-me, padre, posso  pedir-lhe um favor?
-Claro, minha filha, o que posso fazer por você?
-É que eu comprei um novo secador de cabelo
 sofisticado, muito caro. Eu realmente ultrapassei
os limites da declaração e estou preocupada com
 a Alfândega.  Será que o Senhor poderia
levá-lo debaixo de sua batina?
  
-Claro que posso, minha filha, mas você deve
 saber  que eu não posso mentir!

  -O senhor tem um rosto tão honesto, Padre,
 que estou certa de que eles não lhe farão
 nenhuma pergunta.
 E deu-lhe o secador.

O avião chegou ao seu destino.

Quando o padre se apresentou na Alfândega,  perguntaram-lhe:

-Padre, o senhor tem algo a declarar?

O padre, prontamente, respondeu:
-Do alto da minha cabeça até à faixa, na
 minha cintura, não tenho nada a declarar,
 meu filho.

Achando a resposta estranha, o fiscal da
 Alfândega perguntou:

-E da cintura para baixo, o que o Senhor tem?
-Eu tenho um equipamento maravilhoso,
 destinado ao uso doméstico, em especial para
 as mulheres, mas que nunca foi usado.

Caindo na risada, o fiscal exclamou:

- Pode passar, Padre!
- O próximoooooo...

 
A inteligência faz a diferença.
Não é necessário mentir, basta escolher as palavras certas.

Manuel Freire - Pedra Filosofal

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Rod Stewart - Sailing - Com legendas

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim

 é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro






As 10 piscinas mais bonitas do mundo


Marina Sand Bay, Cingapura. Um dos destaques do Marina Sand Bay, hotel que imita um cruzeiro em Cingapura, é esta piscina, da qual é possível ter uma vista de toda a cidade. Os números são de impressionar. Ela tem 150 metros de comprimento e está a 200 metros de altura. O hotel em que ela está localizada comporta 4 mil hóspedes, servidos por cerca de 7 mil funcionários.




Banyan Tree, Seychelles. Já imaginou assistir ao pôr do sol dentro desta piscina? Sim, ela é cercada por palmeiras e fica no luxuoso resort Banyan Tree, na Ilha da Mahé (Seychelles).





One Only Reethi Rah Resort, Maldivas. O One Only Reethi Rah Resort consegue fazer o que é quase impossível: tornar as ilhas Maldivas ainda mais paradisíacas. Há pontos onde é difícil diferenciar onde termina o transparente da piscina e se inicia o do mar.



Intercontinental Hotel, Hong Kong. Há cidades que, do alto, são tão impressionante quanto paisagens naturais. Hong Kong, com seus prédios gigantescos e tecnologias por todos os lados, é uma delas. O Intercontinental Hotel se aproveitou deste privilégio e instalou uma piscina no seu topo, dando ao hóspede a possibilidade de vislumbrar todo glamour da cidade.




Ubud Hanging Gardens, Bali. O Ubud Hanging Gardens está no meio da vegetação deslumbrante da ilha de Bali. Um mergulho em suas piscinas é um convite a desbravar a natureza.




Fasano Rio, Rio de Janeiro, Brasil. O hotel Fasano do Rio de Janeiro está localizado diante de quadros naturais da cidade, como Ipanema. Desenhado pelo designer francês Philippe Starck, suas piscinas unem-se à paisagem ao redor.




The Nam Hai, Hoi An, Vietnã. O hotel The Nam Hai, localizado em uma praia deserta no Vietnã, tem uma arquitetura em que a beleza natura é complementada pela arquitetônica. Detalhe: todos os quartos possuem piscinas... Aquecidas.




One Only The Palm, Dubai. Outro representante do One Only The Palm, mas esse, está em Dubai. Também é marcado pelo luxo e, como o das Maldivas, rodeado por palmeiras. Suas piscinas são repletas de detalhes arquitetônicos que fazem delas verdadeiras obras de arte.




lounda Gulf Villas and Suite, na Grécia. Esta piscina, também infinita por ter continuidade junto ao mar, está situada na famosa Ilha de Creta. Aquecida, dá para águas onde barcos de pescadores dão um toque especial à paisagem.




Cambrian Hotel. Para fechar nossa lista, uma piscina – que precisa ser bem aquecida – e localizada em uma área nada quente: diante dos Alpes Suíços. O verde, as montanhas e o gelo tornam o lugar paradisíaco.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

5 dicas para você entender seu cachorro

Ele se comunica o tempo todo, mesmo que você não perceba. Para entender seu cachorro, aprenda com um especialista

 
 
Saber o que passa pela cabeça de um cachorro quando ele não para de latir ou abana freneticamente o rabo é missão impossível para a maioria. Não para o americano Stanley Coren, doutor em psicologia e estudioso do comportamento canino há 50 anos. Autor de livros como A Inteligência dos Cães (Ediouro), traduzido para 26 idiomas, e Os Cães Sonham? (Paralela), recém-lançado no Brasil, o expert lista cinco dicas para entender melhor seu pet.

Os cachorros sentem o mundo quase como nós

"Recentemente, descobriu-se que o cérebro dos cães, em termos de habilidades, é muito parecido com o de uma criança de 2 ou 3 anos. Eles têm sentimentos primários, como alegria, medo e raiva, mas não são capazes de realizar processos cognitivos mais complexos. Assim, estão longe de sentir emoções como culpa, vergonha e inveja."

Eles "falam" connosco...

"Os sons de baixa frequência, como o rosnar, indicam agressividade diante de ameaça, enquanto os de alta frequência costumam significar o contrário. Por exemplo, dois latidos rápidos e agudos são a forma de o cão dizer ‘olá’. Já um conjunto de dois ou três latidos, seguido de silêncio e da repetição da sequência, é uma comunicação conhecida como ‘chamar a matilha’. Ele quer avisar o restante do grupo e seu líder - no caso, você - de que encontrou algo. A melhor resposta é ir ver o que seu amigo de quatro patas quer lhe mostrar. Isso dá ao animal a sensação de missão cumprida e, normalmente, ele para de latir."}

...E entendem o que dizemos

"Se falar com seu cão como faz com as crianças, usando sempre os mesmos comandos, ele será capaz de aprender cerca de 165 palavras. Por exemplo, se disser ‘suba a escada’ toda vez que se aproximar de uma, o bicho acabará estabelecendo a associação entre aquela frase e a ação solicitada."
Ainda sabem ler gestos

"Mestres na linguagem corporal, os cachorros podem ler nosso estado emocional pelo jeito como nos movemos e chegam a antecipar nossos comportamentos. Por causa dessa habilidade, muita gente acha que os pets têm dons sobrenaturais."

Nem sempre um rabo abanando é sinal de felicidade

"Uma cauda sacudindo ligeiro, com pequenos balanços, pode significar apenas ‘olá’. Se o abano for lento, com o rabo a ‘meio mastro’, o cão está inseguro e hesitante naquela situação. Já movimentos em alta velocidade e de curtíssimo alcance são sinal de que ele está se sentindo ameaçado e prestes a reagir, correndo ou brigando."
 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

                                                            NAZARÉ

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

D8 AO SOM DE "PRAY" DE THE GAME CANTOU A LETRA ORIGINAL "FELIZ DIA DO PAI"



Diogo Valente (D8), finalista do Factor X da Sic, destacou-se mais uma vez ontem com uma música dedicada ao pai que abandonou a família. A música intitulada "Feliz dia do Pai", tocou o coração de toda a gente presente na 10ª Gala do programa.

A MENSAGEM DE QUE TODAS AS CRIANÇAS PRECISAM DE AMBOS OS PROGENITORES ESTÁ AQUI PRESENTE. ESTA CRIANÇA PRECISOU E PRECISA QUE AMBOS OS PROGENITORES ESTEJAM NA SUA VIDA!
NÃO PODEMOS CONTINUAR A NÃO AJUDAR TODAS AS CRIANÇAS A PODEREM CRESCER COM AMBOS OS PROGENITORES!!