terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ética profissional e sigilo

Afinal o que é o sigilo, para que serve e a quem se destina?
O sigilo quanto a mim, deve estar ligado ao silêncio e ao cuidado.
A palavra sigilo, tem a ver com segredo, assim, estabelece vínculos de confiança ( ou não).
Fazer sigilo, é silenciar frente a algo que nos seja apresentado.
O dever do sigilo consiste em guardar segredo, é apenas uma questão de ética.

 
Há muitos anos era eu muito pequenina, tinha acabado de entar para a escola primária, a minha avó ensinou-me um pequeno poema que vos ensino  também:


SEGREDO




Eu sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo redondinho,
tem lá dentro um passarinho
novo.


Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino,
Quero ser um bom menino
E guardar


Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar......




Florbela Espanca

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Agrovouga


Fui à feira, estive lá no sábado, dia 24.


Cavalos, vacas e toiros, estiveram patentes ao público no parque de exposições de Aveiro.


Trata-se de uma feira nacional do bovino leiteiro, da feira nacional do cavalo, e de uma mostra agrícola, industrial e comercial.


Ali o mundo rural encontra novidades, interesses e oportunidades de negócios: máquinas agricolas, rações, equipamentos veterinários, lacticínios e quatro bons restaurantes de carne certificada portuguesa: o restaurante marinhoa, arouquesa, barrosã e o restaurante do leitão.


Os passeantes podem ainda deliciar-se com algumas goludices artesanais que se encontram à venda nas tasquinhas que por ali existem.


Chegamos lá por volta das 20-30 H para jantar umas deliciosas costeletas marinhoas, acompanhadas com batatas a murro e couves cortadinhas e muito bem temperadas e beber  um delicioso vinho da Quinta do Cabriz.


De seguida fomos visitar todos os animais, chegando mesmo a acariciar alguns deles, principalmente o gado bovino que tem um pelo tão macio que parece de veludo e são de uma meiguice extraordinária, pois até oferecem a cabeça para a acariciarmos.


Seguiu-se o espectáculo equestre, que foi magnífico e a tradicional garraiada esperada por tanta gente e que me decepcionou bastante, pois o touro era tão novito e pequenito que se perdia no meio dos jovens forcados, que todos juntos provavelmente tinham um peso superior à do animal.


É de referir que num espaço onde se encontram tantos animais, não existem maus cheiros nem porcaria espalhada pelo chão. Cheguei a observar para meu espanto, uma mulher com um gigante bacio preso por um enorme pau, a aparar os cócós às vacas e a limpá-lasm para que não ficassem sujas, pois elas ali são lavadas e tosquiadas. São tratadas como uma verdadeiras modelos para desfilarem sobre um tapete a fim de ganharem concursos e fazer delirar o publico apreciador deste mundo rural.  



Para terminar esta noite divertida, engraçada e acima de tudo muito cultural, fomos comer umas farturas para irmos de "papo" cheio para casa.



















sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Posted by Picasa

O milagre do alho

Após ter lido uma notícia publicada em primeira página do jornal de notícias, àcerca dos benefícios que o alho nos traz para a saúde, vou aqui deixar umas quantas receitas caseiras que se podem fazer com esta planta milagrosa, pois seja o seu uso interno ou externo parece que o alho contribui para uma saúde melhor:


Para preparar um tónico muito forte, descasque e pique uma cabeça de alho inteira. Cubra com duas chávenas de água e deixe ferver durante 3 minutos. Utilize-os nas plantas para afastar os insectos.

Para fazer uma bebida leve, dilua na porção de duas partes de água para uma de tónico de alho. Para uma bebida um pouco mais forte, dilua em partes iguais água e tónico.

Para utilizar o tónico de alho como diurético, beba uma chávena de tónico fraco 3 vezes por dia.

Elimine a pulga dos cães e dos gatos, humedecendo-os com um tónico de alho forte.

Beba em pequenos goles, uma chávena de tónico de alho fracode hora a hora para acalmar os nervos e a ansiedade e tratar a depressão ligeira.

O alho estimula o sistema imunitário. AO PRIMEIRO SINAL DE CONSTIPAÇÃO, beba uma chávena de tónico de alho meio-forte. Repita duas vezes por dia até que todos os sinais da constipação desapareçam.

Para tratar a diarreira, beba meia chávena de tónico de alho, meio-forte, de hora a hora, ou tantas vezes quanto necessário.

O tónico de alho actua contra uma grande variedade de parasitas intestinais. Beba meia chávena de tónico , meio-forte duas a três vezes por dia, até que todos os parasitas desapareçam.

Previna a desinteria durante as viagens tomando uma chávena de tónico de alho fraco, uma vez por dia, durante dez dias antes da viagem ( e também durante a mesma ). também pode comer um dente de alho a cada refeição para evitar o mal estar aflitivo.


XAROPE PARA A TOSSE

0,5 kg de alho
1 colher de sopa de sementes de cominho
1 litro de água
1 chávena de mel
1 chávena de vinagre de sidra

Descasque e pique o alho, junte água a ferver e as sementes de cominho e tape. Deixe ficar de um dia para o outro e acrescente o mel e o vinagre. Mexa bem e coe. Tome uma colher de café de cada vez para a tosse.







segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ditados Populares - ou talvez não

Na voz do povo

Alegria de pobre é impossível

Quem não arrisca é porque não tem caneta

Quem com ferro fere não sabe como dói

Sol e chuva, vou sair de guarda chuva

Em casa de ferreiro só tem ferro

Gato escaldado...morre

Quem espera, sempre cansa

Os últimos serão desclassificados

Há males que vêm para pior

Quem dá aos pobres, dá a Deus

Devagar nunca se chega

Antes tarde do que nunca

Boca fechada não fala

Águas passadas já passaram

O peixe morre pela falta d'água

Quem sono madruga fica com sono o dia inteiro

Se Maomé não vai à montanha, então vai à praia

Quem não tem cão, não caça

Quem vê cara não vê o resto

Depois da tempestade, vem a gripe


sábado, 17 de outubro de 2009

Gato preto









Respondendo à pergunta que me fizes-te sobre o porquê da cor do gato preto...........

Gato preto !

Adorado por uns, sacrificado por outros, este animal sobreviveu décadas ou mesmo séculos de perseguição e maus tratos, para reclamar aquilo que por direito lhe é concedido - A VIDA.

Se os Egipcíos o idolatravam, prestavam lhe honras reservadas a faraós e os mumificavam após a sua morte, na Idade Média, este gato viu a sua vida dar uma reviravolta  sem dó nem piedade, embora  fosse benéfico para o homem prestando-lhe a graça de caçar os ratos que constituíam a praga da época.

Bruxaria, superstição e febre religiosa, foram os atributos que marcaram a Idade Média, pois se para o povo pagão este animal representava sabedoria e protecção, o mesmo não acontecia para aqueles que praticavam magia negra. O gato preto  macho era a personificação do diabo. 

Sendo estes animais possuidores de olhos penetrantes e luminosos durante a noite, originou que os rotulassem de espíritos demoníacos e, assim este passou a ser considerado a cor das trevas e do mal, passando a ser perseguido pelos cristãos e inquisidores e até sacrificado em rituais pagãos. 

Na altura em que surgiu o  Renascimento, a igreja católica já tinha abrandado a caça aos pagãos, o que foi uma boa e feliz notícia para o gato  que saltou de contente, pois os cristãos reduziram a prática do sacrifício dos animais e, em particular os gatos pretos, deixando assim de os perseguir.

Se em  Portugal é comum associar um gato preto a um mau presságio, são várias as crenças que lhe são favoráveis noutros países.

Superstições comuns:

Alemanha- se o gato cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau presságio, mas se for ao contrãrio é boa sorte

Escócia- um gato preto no alpendre significa prosperidade

França- no sul deste país tratar de um gato preto, traz boa sorte

Itália- ouvir o espirro de um gato preto é boa sorte mas, se o gato preto de deitar na cama de uma pessoa doente, significa que seu fim está perto

Inglaterra- na costa de yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que seus maridos regressam sãos e salvos da sua faina, se tiverem em casa um gato preto

Irlanda- se um gato preto cruza o caminho de alguém numa noite de luar, é prenuncio de epidemia

Letónia- para estes agricultores, encontrar um gato preto nos reservatórios de sementes é uma boa notícia. Para este povo, estes gatos são o espírito de Rungis, o Deus da colheita

Portugal- se um gato preto se cruza no nosso caminho traz má sorte

Superstições actuais

Actualmente ainda há quem veja neste gato a boa ou a má sorte. Após vários estudos realizados em associações de animais nos EUA, verificou-se que o gato de pelagem preta é o menos desejado, sendo por isso, sempre o último a ser adoptado.

A acentuar a ideia de que este gato não é visto como qualquer outro, nos EUA onde há uma forte tradição de festejar o Halloween, algumas associações de animais suspendem a adopção deste gatos, umas semanas antes e depois das festas.

Será que estes lindos gatos voltarão a conquistar a posição que tinham no antigo Egipto?












quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curiosidades

Curiosidades são, como a própria palavra indica, tudo aquilo que, por ser raro ou estranho, é curioso. Os gatos têm bigodes e os balões sobem no ar, porque será? Nem sempre estas questões são esclarecidas às crianças. Ora vejamos então o seguinte:



PORQUE ESTÁ A VACA SEMPRE A MASTIGAR?


Dada a sua natureza tímida, próprio dos animais ruminantes, ela corta e engole os alimentos à pressa sem os mastigar.
Quando está em repouso, deita-se e faz vir os alimentos à boca para finalmente os mastigar. Por isso se diz que está a ruminar, acontecendo o mesmo por exemplo com os veados, as ovelhas, etc....

terça-feira, 13 de outubro de 2009




Lendas

As lendas distinguem-se dos contos por perdurarem através dos tempos; e das fábulas, por terem sempre como principal personagem o homem. Distinguem-se ainda dos contos e das fábulas por terem sempre uma base, ainda que frágil, de realidade. São, de um modo geral, também mais precisas na determinação do tempo e do local onde os factos narrados se desenrolaram.
A Idade Média ( sécs. XII a XV ), foi fértil na criação de lendas quer populares, quer épicas ( de feitos heróicos), quer hagiográficas ( relativas aos santos ).

Lenda do gato preto

Carol, era uma veterinária que gostava muito de animais e, por isso resolveu criar um abrigo para os animais abandonados, esperando que alguém os adoptasse.

Num certo dia de Outubro de 1986, uma senhora chegou junto de Carol para adoptar 12 gatos pretos.

Uma ano depois, repetiu-se precisamente a mesma cena, o que deixou A veterinária muito admirada.

Mas por mais estranho que pareça, em finais de Outubro de 1988, a mesma velhinha voltou a adoptar mais 12 gatos pretos.

 Carol desconfiada que andava, seguiu-a até sua casa que ficava longe da cidade e, espreitou através da janela.

Então ela viu pessoas com capuzes, dentro de um circulo onde estava uma estrela desenhada e um tacho ao centro. A velha entrou e colocou todos os gatos dentro do caldeirão.

Deste modo, Carol descobriu que a velha era uma  feiticeira que usava os bichanos para rituais de magia negra na época do Halloween.

A partir daí, Carol proibiu a adopção de gatos pretos do seu abrigo, por ocasião  do dia das bruxas.

Consta-se que ainda hoje há quem procure estes animais por estas alturas.







sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Halloween

Dia das Bruxas

O dia de Halloween está próximo e, é bom lembrar que este é o nome original na língua inglesa e que se comemora no dia 31 de Outubro, véspera de dia de Todos os Santos.

É uma história com mais de 2.500 anos. O povo celta acreditava que nesta noite os espíritos saíam dos cemitérios e possuíam os corpos dos vivos, então para assustar os fantasmas, colocavam nas suas casas ossos e caveiras enfeitadas, abóboras, etc.
Era uma festa pagã e por isso condenada na Idade Média e, quem a festejasse era perseguido pela Inquisição e queimado na fogueira.
É uma festa vivida intensamente pelo povo americano......

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Turismo religioso

Tenho por hábito ir todos os anos a Fátima, fazer um momento de introspecção. Aproveitando o longo fim de semana e a agradável companhia, fui lá no domingo.
Para minha tristeza, cada ano que vou, venho mais decepcionada e menos crente.
Olhando ao meu redor, observei famílias inteiras cumprindo promessas, comprando artigos religiosos ou apenas cumprindo uma tradição.
Observei gente crente , que se humilha rastejando pelo chão, que acredita que subornando uma divindade na procura de uma melhor condição de vida, a obterá; observei lojas e mais lojas a vender produtos religiosos que dão sorte e protecção a quem os adquirir.
O Santuário de Fátima, transformou-se numa atracção turística, ninguém é obrigado a entrar lá para praticar qualquer acto religioso mas, trata-se de um lugar sagrado, de meditação e, o que me pareceu é que estava numa feira, onde se falava bem alto e, só faltava o homem das castanhas, das pipocas e dos gelados. As pessoas não respeitam aqueles que "rastejam", que não acreditam na sua autonomia, nas suas capacidades e na sua liberdade de pensar. Mas isto é tudo em nome de Nossa Senhora!
Passando à parte da basílica nova, meu Deus, é de bradar aos céus, será que Nossa Senhora ve? Porta principal em bronze, não sei quantos metros quadrados de azulejos moldados à mão e não sei quantos milhões de euros ali gastos...isto sim revela pobreza, é a crise....
Com tanta miséria espalhada por este Portugal fora e o significado de Fátima a ser devassado desta maneira, mas choram-se...
Respeito a crença religiosa de cada um, eu também tenho a minha mas, a minha alma está parva! Sei que os lugares de culto e de meditação são necessários, mas...
coisas destas não, isto é um atentado à pobreza...
Como pode alguém ser crente ao olhar para esta sumptuosidade?
Onde está a simplicidade e o despojamento de luxo que quanto a mim seria o mais correcto? Aquilo que eu vi, foi uma catedral pomposa, a tresandar de riquismo ofensivo, tipo anfiteatro, para "alimentar" o pagode domingueiro.
Penso que a igreja é dos pobres e para os pobres, cristo não veio à terra banquetear-se com os ricaços. Penso que devia haver menos exibicionismo, deviam deixar de lado as talhas douradas e iluminar a casa dos mais desfavorecidos com comida e medicamentos e que deviam levar junto das crianças desprotegidas alguma alegria e bem estar ...
Jesus Cristo, foi um homem que veio ao mundo pobre, foi torturado, humilhado e até crucificado e, para horror de muita gente ( e meu também), algum arquitecto pagão ou budista, resolveu erguer uma cruz horripilante com uma espécie de crucificado estilizado e mordernista, junto à nova basílica...mas são as modernices de hoje...talvez um dia haja um milagre, quem sabe?
E por este andamento ainda hei-de ir parar ao purgatório ou ao inferno...




5 de Outubro



Portugal desde a sua formação que foi uma Monarquia. Muitos foram os problemas levantados na época, por este tipo de regime , entre os quais :
- E se o rei adoece?
- E se enlouquece?
- E se governa mal?
- E se é cruel para com o seu povo?
- E se tem ideias extravagantes?
- E se é mal intencionado?
Enfim, havia que mudar o regime e assim o fizeram. Surge uma Republica em 1910, muda-se a bandeira e muda-se o hino. E, o povo queria festa e houve festa....
Mas o que eu não percebo muito bem é porque é que se há-de comemorar este dia que até é feriado nacional e, não se festeja o nascimento de Portugal como nação independente que nasceu precisamente neste dia há 900 anos. Para quem se orgulha de ser português, não será esta data muito mais importante do que a implantação da Republica?
Somos o povo mais antigo da Europa e fomos os primeiros a surgir como uma nação independente, penso que isso faz o orgulho do povo que somos. No entanto somos os únicos que não festejamos esta data da nossa formação como nação.
Afinal trata-se da história de um povo e, que por acaso até é o nosso e, do qual os portugueses dizem ter tanto orgulho. No entanto festejamos o nascimento de um partido político novo, de um filho de alguém célebre e famoso....
Onde está o orgulho de ser Português?

sábado, 3 de outubro de 2009

... nós pagamos...

Há 54 anos habito no Concelho da Mealhada e sinto alguma indignação perante determinadas situações que vou observando.
Há um ano a esta parte, ia tendo um acidente em Ventosa do Bairro, devido a um cão de grande porte que se atravessou à frente do meu carro, quando eu ia muito sossegada para o meu local de trabalho. Como boa cidadã, parei, fui ver o estado do animal, que era grave e, para meu espanto não apareceu ninguém ( o que quer dizer que o canito era de ninguém).Continuei na minha rotina deixando o pobre coitado a curtir o seu sofrimento.
Na passada quinta feira, quase fiz um peão, para não roubar a vida a outros dois rafeiros que fizeram a mesma proeza do acima mencionado.
Agora pergunto: - se tivesse tido um acidente ou partisse a ótica do carro, quem pagava?
Passo diariamente numa localidade "Canedo", onde juntinho à capela local costumam estar uns quantos destes animais num estado lamentável, sarnosos, sem pelo, coxos e com cara de quem tem a barriga bem vazia.
Afinal onde é que a câmara está a aplicar o dec.lei-314/2003 de 17 de Dezembro? Será que ela serve para alguma coisita? Ou as leis só servem para lixar o povito?
Afinal que tipo de autarca temos neste concelho que não tem tempo para perder com cães? Porque razão não existe um médico veterinário municipal que zele pela saúde pública e higiene no Concelho?
E mais, os contentores do lixo não sabem o que é uma desinfecção, cheiram mal que tresandam, nós pagamos...as ruas, essas coitadas nunca viram o varredor... nós pagamos ...,dos esgotos, nem falar é bom...nós pagamos...
E divagando mais um pouquito e falando do orgulho dos senhores autarcas, no que respeita às estradas cá do Concelho. Elas abatem, são mal projectadas, mal executadas e mal fiscalizadas, mas nós pagamos...
Desculpem a minha ignorância, mas a saúde pública não é um bem que deve requerer mais atenção por parte da Autarquia e dos seus Autarcas? Então as questões de carácter ambiental não deverão estar na ordem do dia?
Não querendo ofender ninguém...mas penso que a actuação por parte da câmara está a ser deplorável nesta matéria.

É de bradar aos céus.........