terça-feira, 29 de setembro de 2009

Arte pré-histórica

.

Nunca a palavra Arte foi tão falada como actualmente. Então pensei em reportar-me um pouco até à Arte do Homem da Pré-História, que foi de facto o primeiro criador de obras de Arte. O que o levou a essa criação e que aparência tinham as suas obras?

Penso que quando se fala de Arte devemos começar por estas questões. Há mais de dois milhões de anos que surgiram os primeiros utensílios feitos pelo Homem, isto foi um acto complexo que exigiu a capacidade prévia de pensar: os paus podiam apanhar fruta; as pedras quebravam os ossos...

Portanto o Homem começou por considerar estes utensílios, associando-lhes forma e função. Depois surge a Arte das cavernas ou Paleolítica, em que a representação dos animais era pintada, gravada ou esculpida no interior das cavernas e, temos como exemplo as mais famosas obras em França " Altamira e Lascaux". Estas tinham por objectivo fortalecer a coragem dos caçadores e de lhes incutir confiança.

Mas a base emocional desta crendice não desapareceu, pois há quem traga fotografias de pessoas queridas a fim de sentir a sua presença e há até quem rasgue os retratos para exprimir o seu ódio.

Mas há a considerar um aspecto relevante e enigmático nestas pinturas, eram feitas em locais quase inacessíveis. Os ritos não se podiam fazer ao ar livre porquê?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

coruja

Finalmente a coruja esta noite conseguiu dormir, sem andar aos rebolões. Milagre do chá de melissa? Se este for o remédio, aconselho-o a toda a gente.

sábado, 26 de setembro de 2009

Desabafos

Ando tão angustiada que não penso noutra coisa, nem consigo expressar o que sinto. Ando todo o dia com sono, quando chega a hora de dormir é uma angustia, apetece-me é tomar um duche, sair para a rua, correr, saltar, dançar, cantar, rir, falar... devo ter parentalidade com morcegos ou corujas.
Mas o problema é que não é apenas o não dormir, é o rebolar-me de tal ordem que de manhã estou partida e cansada, só me falta fazer o pino, não consigo ficar quieta um segundinho que seja.
Esta foi mais uma noite que passou e eu desperta e atenta a tudo, isto é angustiante, foi mais uma noite de insónia.
Técnica de meditação, já tentei, até cheguei a fingir para mim própria que não pensava em nada mas náo resultou porra. Devo ter 3 cérebros, eu dou ordens ao primeiro para não pensar, o segundo zomba e ri do primeiro e o terceiro fica a pensar que nada disso dá certo.
Não me venham com essa de rezar, da TV ou da leitura, já experimentei tudo isso e não resultou.
Atingi o alto nível da insónia, pode até parecer ridículo, mas chego a ter saudades do tempo em que eu adorava dormir com a minha sogra para palear toda a noite, pareciamos duas corujas de olho bem aberto e na risota, enquanto o filho dormia no quarto do lado.
De todos os bichinhos que habitam nestas redondezas e das 50 pessoas que vivem aqui à minha volta, eu sou a única que continuo à espera que o sr. sono me toque à campaínha e peça para entrar e, quando isso está prestes a acontecer a campaínha do relógio toca e são horas de levantar, tomo um banho e lá vou eu fresca e airosa como se nada fosse comigo.
Que angustia meu Deus!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tempestade!!!

Noites imensas e morosas a rebolar-me na cama e a espichar-me. Cansada! A esmagar a almofada e cheia de sono. Pareço um cão com pulgas. Até vomito no dia seguinte, devo ser filha da tempestade. A minha cabeça dá voltas e mais voltas sem saber o que fazer.
Sinto-me tão ridícula, afinal eu só quero dormir uma noite inteira sem acordar para nada e, sem tomar medicamentos.
Após uma pesquisa exaustiva na Net, descobri que há imensa gente a sofrer deste mal. O único remédio, é colocar lavanda na almofada e, se apenas conseguir dormir às 06 00 h da manhã, não o posso fazer, é assim como uma espécie de castigo, tenho que andar todo o dia " bêbada de sono" para quando chegarem as 22 00 h ir para a cama e dormir toda a noite.
Se alguém já tiver passado por esta crise de sono e tiver algum tratamento natural, agradeço que me ajude. Obrigada.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rapidinhas

Mulher de 107 anos, procura marido, pois tem medo de ficar sózinha
AH! AH! AH!
Um editor do Vol Tabloid disse que a mentira está a entrar na moda
Será?
Museu exibe " cabeça de sangue " congelada
Isto é arte!
Tailandês tem em sua casa 4.600 escorpiões
Nessa casa eu não entrava!
Água congela e o padre baptiza o bébé com refrigerante
Ai se as abelhas o atacam...!
Uma família inglesa transformou o corpo do familiar morto em diamantes, um processo que levou 24 semanas a concretizar
E esta hem?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ATCHIM ! ! !

Que grande palhaçada e que grande negócio circula à volta da tão falada gripe A.
Ora vejam: se os estudos comprovam que as máscaras devem ser trocadas de duas em duas horas, serão portanto necessárias toneladas dessas mesmas máscaras, alguém irá lucrar fortemente com essa negociata.
A senhora ministra da educação, enviou para as ecolas verbas, para a aquisição de tubos de álcool de gel, os quais em muitas escolas ainda não foram adquiridos, pois esqueceu-se de que a verba enviada, mal chega para adquirir os materiais necessários para o desenvolvimento das tarefas escolares. Fico com a ideia de que as pessoas ficam " obtusas" , esquecem tudo para pensar somente no que está em moda.
E, também não compreendo porque é que não se usa o álcool comum, cujas propriedades são bem mais benignas do que o álcool gel e sempre fica mais barato.
A gripe A mata e quantas pessoas morrem em Portugal de gripe normal e ning~´em comenta isso?
Mas tanta preocupação com a gripe A! e ninguém se importa de mexer no dinheiro que andou sei lá por que mãos; e as caixas de multibanco, onde toda a gente põe o dedinho, isto para não falar nos carrinhos de super-mercado onde toda a gente mexe.
Acho que os adultos estão a ficar paranóicos com uma tempestade num copo de água e, se eu estiver errada perdoem-me.
Que se promova a higiene e a saúde, que se sensibilizem as pessoas para uma boa alimentação, em vez de hamburguers e pizzas, estou de acordo , mas quanto aos exageros...............................

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sózinha?

Este texto surgiu na sequência de uma conversa que tive com uma amiga, que me ligou no domingo para ir passear, porque estava sózinha, triste e infeliz.
Mas estar sózinha não é ser infeliz. A felicidade está dentro de cada um de nós, depende unica e simplesmente de nós e nunca de factores externos. Hoje em dia só está só quem quer, a sociedade tem uma vasta oferta de passatempos, cinemas, bares, discotecas, centros comerciais, locais aprazíveis onde qualquer mulher entra sózinha sem que ninguém ligue....bla...bla....bla...lá ía eu falando "baboseiras" para a animar e também porque não me apetecia sair de casa, verdade seja dita.
E verdade seja dita também, que se existe alguém neste mundo que detesta estar sózinha sou eu. Não gosto e pronto. Não gosto de ouvir o som do nada, do vazio.Não gosto de me ouvir a mim própria, não gosto de ser o único ser articulado dentro de quatro paredes que me rodeiam e onde nada mexe.................
Eu sei que certas pessoas comentam que ando sempre a passear, saio muito, vejo tudo e conheço muita coisa.............., mas não é bem assim. O facto é que eu preciso sair para a rua, ver gente, ver luz, alegria, ouvir vozes e se possivel falar com alguém.
Para quem não compreende bem, estar sózinha, faz lembrar o passado, principalmente quando as noites de Inverno chegam e, em certos dias em que nem eu sei bem porquê, chego a casa, acendo a lareira, sento-me e choro. Tudo o que cai no lume transforma-se em cinzas e, nessas alturas, quem me dera ser cinza para não sentir dor, saudade e lembrança.
As pessoas sózinhas tornam-se dependentes de uma televisão ou de um computador e, passam a ter esses dois objectos como seus únicos e depositários amigos e isso é tremendamente assustador.
Por isso eu disse para a minha amiga e, digo também para quem se sentir nessa situação, " sai porta fora, olha para o céu, vê as estrelas, procura o sol e vai divertir-te, rir, pular e saltar. Escuta o que o vento te diz e procura essa tal de felicidade que tanto queres e pensa que o início deste milénio, além de ser o responsável pelo grande avanço tecnológico, trouxe também profundas transformações nas relações afectivas, revolucionando o conceito de amor e, verás que não estãs mais só.
Felicidades!!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Arte

Afinal o que é a Arte?
A Arte á uma palavra que reconhece o conceito de Arte e o facto da sua existência. É um termo que não existe em todas as sociedades mas, faz-se Arte em toda a parte.
A Arte é portanto um objecto estéctico, feito para ser visto e apreciado no seu valor intrínseco. Como tem características específicas, é visto como um objectio à parte, longe da vida quotidiana, nos museus, igrejas ou cavernas.
Entáo o que é ser estético? O estético diz-se do que é belo. Mas, nem toda a Arte é bela aos nossos olhos, por isso nos contentamos com o termo estético.
Para Platão a estética foi um estudo filosófico, actualmente tornou-se num objecto de estudo de psicologia.
Assim, pode-se entender que a Arte é um objecto estético que deve ser apreciado pelo seu valor intrínseco, condicionado pela cultura na qual estamos inseridos, a Arte continua a ser criada à nossa volta, e enche-nos quase todos os dia os nossos olhos a novas experiências obrigando-nos a reajustar as nossas percepções.

Como a Natureza é perfeita........

Posted by Picasa

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Alecrim

Alecrim, Alecrim
Doirado
Por causa de ti
Choram os meus olhos.....
É uma erva que se identifica de imediato pelo seu aroma. Planta popular muito utilizada na cozinha, para temperar assados de vaca, porco e carneiro.
Vou deixar dicas para o seu uso:
Culinária: óptimo para temperar pratos de carne;
delicioso em saladas e grelhados;
agradável para macerar em azeite ou vinagre;
Medicinal: favorece a circulação e tem acção anti- endurecimento das artérias;
uma infusão 3 vezes ao dia, é eficaz nas
depressões ligeiras, enxaquecas e cefaleias;
Cosmética: o seu óleo essencial pode ser usado no fabrico
de água-de-colónia;
em infusão, aclara o cabelo
Ornamental: na elaboração de grinaldas
Doméstico: os seus ramos frescos perfumam o ambiente
e afugentam os insectos;
É também um antitraça eficaz
Precaução: NÃO RECOMENDÁVEL A EPILÉPTICOS,
MULHERES GRÁVIDAS OU EM ESTADO DE
LACTAÇÃO
Posted by Picasa
Posted by Picasa

Um dia na Praia de Mira

Fui lá passar um dia e fiquei triste com o panorâma que encontrei, uma praia que outrora foi o paraíso e o encanto de muitos turistas e amores está actualmente em total decadência.
Lá vai o tempo em que se faziam os belos piqueniques na floresta, que se levava o radiozito para ouvir o relato de domingo à tarde e o célebre "kodak português" ( o garrafão de 5 l de bom vinho tinto do lavrador) e, que se dava um belo mergulho nas águas límpidas e transparentes da barrinha que estava mesmo ali ao lado a convidar a tal.
E para uma boa digestão fazer, tinhamos o passeio pelos aquários onde nos perdia-mos a ver os lindos peixinhos aí existentes.
A verdade barrinha, é que já foste linda, orgulhosa e vaidosa. Eras senhora da ilha dos amores, onde muitos beijos e carícias foram trocados pelos amantes que se faziam passar de barco a remos até lá. Tu parque das merendas, já foste verde e viçoso e vocês aquários foram visitados por muita gente e donos de lindos peixes que faziam a alegria da pequenada.........
Mas, vocês agora estão desmazelados, sujos e feios. O que foi que vos fez chegar a esta degradação?
Coitada de ti barrinha! Com um enquadramento invejável e não passas de um lamaçal coberto de água suja e poluída.
E tu parque das merendas? Deves sentir uma vergonha enorme de tão imundo te encontrares, de estares repleto de bandos de moscas e de árvores secas. E as tuas mesas e bancos? Já viste bem como estão?
Quanto a vós aquários, já aí não devem morar os peixes, nem sequer nos abres as portas. Porquê? Têm vergonha não é? E é de ter, a imundice é tanta...
Ai praia de Mira, quem te viu e quem te vê.........
As ruas todas sujas, os contentores a cheirar que tresandam, os passeios completamente destruídos ............estás um caos total.
SOCORRO!!!

domingo, 6 de setembro de 2009

Posted by Picasa

Posted by Picasa



Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa

Arte Xévega

A praia da Tocha, tem muito para oferecer a quem por lá passar, além de ser contemplada com bandeira azul, apresenta qualidade e limpeza.
Trata-se de uma pequena antiga aldeia de pescadores e pertence ao concelho de Cantanhede. Aqui ainda podemos encontrar vestígios dos antigos palheiros, onde os pescadores guardavam o material que usavam na sua faina diária do Verão.
E nesta praiinha ainda se pratica a pesca, utilizando um processo ancestral, com uma pequena diferença, antes eram os bois que puxavam as redes, agora são os tractores que fazem esse pesado trabalho.
Mas tal como as pessoas de ontem, também as de hoje, se reúnem à volta das redes para ver e comprar o peixinho acabadinho de chegar.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Provérbios

Os provérbios são também conhecidos por ditados, máximas, rifões e anexins. São conselhos e ensinamentos ditos de forma simples, reduzida e baseados numa longa experiência. Porque são a voz do povo - a voz de Deus?- São um tesouro de regras destinadas a uma vida sã, harmoniosa e digna. São célebres os 3.000 provérbios de Salomão, rei de Israel. Mas muitos dos provérbios hoje conhecidos não se sabe quem os fez.
Passarem de geração em geração e atravessaram fronteiras. Muitos deles para melhor se fixarem, são rimados.
Aqui vos deixo ficar alguns:
De livro fechado
Não sai letrado
Bom saber é calar
Até ser tempo de falar
Não contes os pintos
Antes de nascererm
Nem um dedo faz uma mão
Nem uma andorinha faz o Verão
Um bom conselheiro
Alumia como um candeeiro
Tempo perdido
Ninguém o encontra
A mentira só dura
Enquanto a verdade não dura
Apanha com o cajado
Quem se mete onde não é chamado
A tua fama longe soa
E mais depressa amá, que a boa
Do trabalho e experiência
Aprendeu o homem a ciência
Ninguém se ria do mal do vizinho
Que o seu pode vir a caminho
Amigo que não presta
E faca que não corta
Que se percam, pouco importa
Desmanchar e fazer
Tudo é aprender
O trabalho do menino é pouco
Mas quem o perde é louco
Antes quero asno que me leve
Que cavalo que me derrube
Para bom entendedor
Meia palavra basta

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ser Professor!

Terminadas as férias e toca a regressar ao trabalho, que é " ser professor"
O professor ser humano, está sujeito, naturalmente a filtros comportamentais sociais e culturais. Quando esses filtros entram em conflito, o professor pode entrar em crise.
A comunicação pode ficar bloqueada.
Todos mais ou menos, uma vez ou outra, já nos sentimos assim.
Umas boas férias, normalmente, são o remédio eficaz......
Preocupantes porém são as crises de identificação!.....
O professor que não se identifica consigo próprio, não pode aspirar ajudar o jovem a tornar-se um adulto sensível e seguro! Dificilmente compreenderá os outros se não se conhecer a si próprio. As suas angustias podem até, impedir a liberdade que se confunde com o próprio mistério de criar coisas.
Respeitar a liberdade do aluno, respeitar a sua individualidade, transmitir-lhe um franco sentido da verdade, de segurança, de auto-estima, de auto-confiança, são as metas primeiríssimas de qualquer professor que se digne.
A Arte pode ser um exercício de encontro. De encontro de si mesmo. De si mesmo com os outros.
No contextgo escolar, Educação Visual e tecnológica é, talvez, a disciplina ( ou indisciplina, se assim o entendermos), que pode conduzir o aluno à procura de si mesmo.
E nesta relação, que não pode ser apática, indiferente, "amorfa"....também o professor pode encontrar justamente o seu equilíbrio!............

Curiosidades

Califórnia
Os animais não podem acasalar perto de um bar, escola ou igreja
As mulheres não podem conduzir de casaco
Flórida
As mulheres podem ser multadas se adormecerem no cabeleireiro
É ilegal beijar os seios das mulheres
Minnesota
É ilegal dormir nu
Ohio
Ninguém pode ser preso num domingo nem a 4 de Julho
Oklahoma
Uma pessoa pode ser presa ou multada se fizer caretas a um cão
Pennisylvania
É ilegal cantar no duche
Texas
Uma pessoa com intenções criminosas, tem que avisar a vítima com 24 00 h de antecedência, antes de proceder com o acto criminoso
Virgínia
É ilegal fazer cócegas a uma mulher
As crianças não podem pregar partidas no Dia das Bruxas
West Virgínia
É ilegal uma criança ir para a escola com hálito a cebola
É ilegal fazer uma soneca no comboio
Os animais atropelados podem ser levados para casa para serem comidos
Tudo isto e muito mais, só mesmo nos Estados Unidos da América..............
Posted by Picasa

terça-feira, 1 de setembro de 2009




Posted by Picasa



Posted by Picasa



Posted by Picasa
Posted by Picasa
E nada mais apetecível e agradável, do que passar um dia no zoo para terminar as férias.

Pois foi o que eu fiz. Há muito tempo que não visitava este local e fiquei impressionada com as transformações ali existentes.
Agora sim, acabaram-se as jaulas dos gorilas que viviam cabisbaixos e em constante tortura por falta de espaço, acabaram-se as brincadeiras com os " primos" macacos que nos faziam macaquices quando por lá passavamos. Agora todos os habitantes vivem nos seus "apartamentos e nas suas quintas", com muita dignidade, espaço, vegetação e lagos de água, onde se podem banhar e refrescar.

Até o reptilário está bonito e apresenta conforto para quem lá vive, vale a pena conhecer.
Existem restaurantes onde se pode almoçar e um parque de merendas, para quem quiser levar o seu piquenique e saboreá-lo ao som da Natureza.

São várias as actividades lúdicas e exibições que se podem observar e até participar.
Mas a minha visita terminou junto ao cemitério dos cães, que foi o que mais me chocou e impressionou e não estou alucinada com o que vi. Aqui encontram-se auênticos mausoléus e jazigos dos mais incríveis estilos. São evidentes os sinais de luxo e esbanjamento de dinheiro dos que se esquecem que existem milhões de pessoas e de crianças, que vivem algures no mundo, sedentos e esfomeados de carinho, amor e comida. Acho isto tão ridículo - e desculpem-me não quero ofender ninguém, adoro os cães, mas primeiro as pessoas...

Para chegar ao Jardim Zoológico:

Apanhar um comboio bem cedinho até Lisboa Sta. Apolónia
Apanhar o metro - linha azul- Jardim Zoológico

....E é um pulinho......Zás.......chegou
Compre um bilhete por 16.00 € e divirta-se .............



Posted by Picasa